Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12409
Tipo do documento: Dissertação
Title: Um aplicativo computacional na disciplina de Apicultura
Other Titles: A computacional aplicative in the Apiculture subject
Authors: Servelin, Augusto Vitório
Orientador(a): Lorenzon, Maria Cristina Affonso
Primeiro coorientador: Sanchez, Sandra Barros
Keywords: Educação Agrícola;ensino-aprendizagem;software multimídia;agricultural education;teaching-learning;multimedia software.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Jul-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SERVELIN, Augusto Vitório. Um aplicativo computacional na disciplina de Apicultura. 2008. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Abstract: O estudo objetivou analisar as contribuições e limitações da aplicação pedagógica de um software multimídia na disciplina de Apicultura do Colégio Agrícola de Camboriú, que incluiu professores e alunos do curso técnico em Agropecuária. Buscou-se avaliar o software a partir de questionários aplicados antes e após a disciplina ser ministrada, bem como, nas avaliações de conhecimentos que os mesmos apresentaram. Para isto, foram organizados dois tratamentos: turmas que adotaram e não adotaram software. A investigação revelou que boa parte dos alunos é de origem rural, mas não possuía conhecimentos em apicultura. Após o desenvolvimento das aulas, verificaram-se aprendizagens necessárias, dificilmente alcançadas em aulas tradicionais; significativo interesse e maior participação dos alunos onde a metodologia foi diferenciada. Principalmente, que as atividades práticas de manipulação não podem ser integralmente substituídas pelas atividades virtuais.
Abstract: This study aimed to analyze the contributions and limitations of the pedagogical application of a multimedia software in the apiculture subject which included teachers and students of an Agricultural technical course. It intended to assess the software, using applied question forms both before and after the course realization, as well as the students performance. In order to measure the software efficiency, two groups of students have been considered: one which used the software and another which did not used it. The research showed that a considerable number of the students were originated from rural areas, although without knowledge on apiculture. After the course, it has been found that an important extra knowledge has been attained in comparison with the traditional methodologies, apart from a gain in the students motivation and participation. It has been mainly observed that the practical activities can not be totally replaced by the virtual ones.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12409
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Augusto Vitorio Servelin.pdfDocumento principal2.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.