Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12397
Tipo do documento: Dissertação
Title: A escola e a vida: uma análise da relação entre os saberes populares e escolares no curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Novo Paraíso
Other Titles: The school and the life: An analyze of the relation among popular and schooldays knowledge in the Agriculture Technical Course in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima – Campus Novo Paraíso
Authors: Lima, Antonio Cesar Barreto
Orientador(a): Fonseca, Lana Claudia de Souza
Primeiro membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira
Segundo membro da banca: Santos, Rafael dos
Keywords: Pedagogia da Alternância;Saberes Populares;Educação Agrícola;Ensino- Aprendizagem;Alternation Pedagogy;Knowledge Popular;Agricultural Education;Teachinglearning
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Issue Date: 19-Dec-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LIMA, Antonio Cesar Barreto. A escola e a vida: uma análise da relação entre os saberes populares e escolares no curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Novo Paraíso. 2011. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo principal analisar a Proposta Pedagógica do Curso Técnico Subseqüente em Agricultura em Regime de Alternância do Campus Novo Paraíso e verificar se a mesma contempla a relação entre os saberes populares trazidos pelos alunos a partir das especificidades da vida cotidiana e o processo ensino-aprendizagem trabalhado através dos saberes escolares. Para alcançar esse objetivo, realizamos estudos sobre o contexto histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, como também procuramos nos aprofundar no conceito da Pedagogia da Alternância e refletirmos sobre que tipos de saberes os alunos trazem consigo para a escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo utilizando a Historiografia através de cartas produzidas por seis alunas do referido curso. Para complementar a nossa pesquisa, realizamos estudos em bibliografia de diversos autores que tratam do tema em foco, bem como, análise da Proposta Pedagógica do Curso, do Plano de Desenvolvimento Institucional e da Matriz Curricular do Curso.
Abstract: This dissertation had as main objective to analyze the Pedagogic Propose of the Subsequent Technical Course in Agriculture in Alternation manner of the Campus Novo Paraíso and to verify if its attends relationship among popular and schooldays knowledge brought by the students starting from the specificities of the daily life and the process teaching-learning worked through you know them school. To reach this objective, they were made studies on the historical context of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima, and also in the concept of the Pedagogy of the Alternation to reflect about that types of you know the students bring with themselves for to school. For that, it was made a field research using the Historiography through letters produced by six students of the referred course. To complement the research, they realize studies in bibliography of much authors that speak of the theme in focus, as well as the analysis of the Pedagogic Propose of the Course, of the Institutional Development Plan and the specific subject of the Course.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12397
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Antonio Cesar Barreto Lima.pdf2011 - Antonio Cesar Barreto Lima7.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.