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Tipo do documento: Dissertação
Title: PNATER e abordagens pedagógicas: pesquisa participativa com produtores rurais assentados, agentes extensionistas e professores de curso técnico em agropecuária do Estado do Mato Grosso
Other Titles: PNATER and pedagogical approaches: participatory research withsettled farmers, extension officers and teachers of technical course in agriculture in Mato Grosso.
Authors: Vieira, Andreia de Oliveira
Orientador(a): Costa Neto, Canrobert Penn Lopes
Primeiro membro da banca: Loreiro, Frederico
Segundo membro da banca: Yukizaki, Suemy
Keywords: Agroecologia;Formação;Metodologias Participativas;Agroecology;Training;Participatory Methodologies
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Issue Date: 5-Oct-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: VIEIRA, Andreia de Oliveira. PNATER e abordagens pedagógicas: pesquisa participativa com produtores rurais assentados, agentes extensionistas e professores de curso técnico em agropecuária do Estado do Mato Grosso. 2011. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Desde a implantação da extensão rural no Brasil, esta tem sido exercida através de enfoques pedagógicos que desconsideram os conhecimentos dos agricultores, as relações econômicas, culturais e sociais estabelecidas, as condições ambientais dos locais com o objetivo de aumentar a produção ao custo do aporte de altas doses de insumos externos. Este modelo de produção causou degradação de grandes áreas, contaminação das águas, solos e ar, extinção de diversas espécies da fauna e flora, endividamento dos produtores rurais, concentração de terras e as desigualdades sociais. Para minimizar estes impactos negativos foi criada e implantada em 2004 a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER, que orienta a adoção de metodologias participativas na realização das atividades de ATER. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os métodos e técnicas utilizados na prática educativa da extensão rural pela Empresa Matogrossense de pesquisa, assistencia técnica e extensão rural - EMPAER-MT, relacioná-los com as metodologias sugeridas pela PNATER e analisar se o curso técnico em agropecuária oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMT - Campus Parecis está formando esses profissionais futuros agentes de ATER para atender aos desafios propostos pela Lei de ATER. A pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas com produtores do Assentamento Nossa Senhora Aparecida, questionários e entrevistas com os agentes de ATER da EMPAER-MT, análise do curso de formação de agentes de ATER do Estado de Mato Grosso, análise da matriz curricular do curso técnico em agropecuária do IFMT – Campus Parecis – bem como entrevistas e questionários com os professores deste curso. Concluiu-se que a metodologia empregada pelos agentes não é participativa, visto que o agente, ao visitar a unidade familiar procede da forma tradicional estendendo seus conhecimentos e desconsiderando o saber dos agricultores. Constatou-se que o curso técnico em agropecuária do IFMT – Campus Parecis não está formando técnicos para atuarem como agentes de ATER como orienta a PNATER, pois se observa a prioridade na aprendizagem das técnicas e domínios dos cultivos para atuar na agricultura de grande escala.
Abstract: Since the implementation of rural extension in Brazil, it has been used through teaching approaches that ignore the knowledge of farmers, the economic, cultural and social relations established, the local environmental conditions in order to increase the production to the consumption cost of the of high doses of external input . This production model has caused degradation of large areas, contaminated water, soil and air, the extinction of several species of fauna and flora, indebtedness of farmers, land concentration and social inequality. To minimize these negative impacts has been created and implemented in 2004 the National Policy on Technical Assistance and Rural Extension – PNATER that guides the adoption of participatory methodologies in carrying out activities ATER. This study aims to examine the methods and techniques used in educational practice by the extension EMPAER-MT, and relate to the methods suggested by PNATER and analyze if the technical course in agriculture offered by IFMT - Campus Parecis is teaching this future professional agents of ATER to meet the challenges proposed by the Law of ATER. The field research was conducted through interviews with farmers from the rural settlement of Nossa Senhora Aparecida, questionnaires and interviews with agents of ATER EMPAER-MT, analysis of the training course of ATER agents of the State of Mato Grosso, and the analysis of curriculum technical course in agriculture in IFMT - Campus Parecis and questionnaires and interviews with teachers of this course. It was concluded that the methodology used by the agents is not participatory, as the agent, while visiting the family unit comes in the traditional way by extending their knowledge and disregarding the knowledge of farmers. It was found that the technical course in agriculture in IFMT - Campus Parecis, is not forming these technicians to act as guides PNATER, as observed in the priority learning areas of crops and techniques to work in largescale agriculture.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12379
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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