Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12371
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985)
Other Titles: The agricultural technician s education at Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, MG , in the context of the modernization of agriculture in Brazil (1965-1985)
Authors: Barroso, Roseli Auxiliadora
Orientador(a): Canellas, Luciano Pasqualoto
Keywords: ensino profissional agrícola;modernização da agricultura;Escola Agrotécnica Federal de Barbacena;agricultural professionl teaching;agricultural modernization;Escola Agrotecnica Federal de Barbacena
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 6-May-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BARROSO, Roseli Auxiliadora. A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985). 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo investigar a formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena MG no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985). A questão principal estabelecida é se a formação do técnico no período em questão se fazia na e para a modernização. Os esforços investigativos iniciaram-se, então, pela reconstrução histórica da educação profissional agrícola no Brasil, com o objetivo de se identificar o significado e a função reservada a esse ramo do ensino dentro do conjunto da educação profissional. Verificou-se que a educação profissional agrícola, como os demais ramos da educação profissional significaram, nos primeiros anos da República, uma estratégia de controle social e tinha por função preparar um público pobre e desvalido da sorte para o trabalho. É, dentro da primeira República, que é criada, com os mesmos propósitos o então Aprendizado Agrícola de Barbacena. Em sua trajetória histórica, a EAFB experimentou uma série de transformações que, na superficialidade dos textos legais eram promovidas por razões administrativas, mas que, sob o ponto de vista de um aprofundamento hermenêutico eram transformações deliberadas para atender a questões econômicas. O reconhecimento de que a economia e os interesses políticos determinavam os rumos da educação no Brasil, torna-se ainda mais evidente quando, no contexto da modernização, foi implantado o Sistema Escola-Fazenda, no qual prática pedagógica e produção em condições econômicas se confundem e direcionam a formação do técnico para atuar como agente da modernização.
Abstract: This study aims at looking into the education of the technician in agropecuary at Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, MG, in the context of the modernization of agriculture in Brazil (1965-1985.) The main established question is whether the education of the technician in the aforementioned period was intended at modernization. The investigative efforts began, then, by the historic reconstruction of the professional agricultural education in Brazil, with a view to identifying the meaning and the function reserved to this field of teaching in the concert of professional education. It was then verified that the professional agricultural education, as well as the other fields of professional education meant, in the first years of the Republic, a social control strategy which had as its function to prepare a public which was poor and unlucky (in terms of its professional success) for the employment market. It is in the first republican period which is created the then Agricultural Apprenticeship of Barbacena , with the same purposes. In its historic trajectory, the EAFB went through a series of transformations which, in the superficiality of legal documents, were promoted for administrative reasons but which, under a hermeneutic point of view, were deliberate transformations which aimed at complying with economic issues. The recognition that economy and political interests determined the directions of education in Brazil becomes even more evident when, in the context of modernization, a system called Escola-Fazenda (school farm) was implemented, in which the pedagogical practice and production in economic conditions are mingled and direct the technician‟s education to act as an agent of modernization.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12371
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Roseli Auxiliadora Barroso.pdfDocumento principal1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.