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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação ambiental na educação profissional: A prática da educação ambiental em escolas agrotécnicas federias do Estado de Minas Gerais
Other Titles: Environmental education within professional education: the practice of environmental education in federal agrotechnical schools in the state of Minas Gerais
Authors: Cavalcante, Deise Keller
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Keywords: educação ambiental;educação profissional;agropecuária;ensino médio.;environmental education;professional education;agriculture;secondary education.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Dec-2007
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CAVALCANTE, Deise Keller. Educação ambiental na educação profissional: A prática da educação ambiental em escolas agrotécnicas federias do Estado de Minas Gerais. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo analisar e compreender a prática da Educação Ambiental no Curso Técnico em Agropecuária de três Escolas Federais, no Estado de Minas Gerais, a saber: CEFET de Januária, EAF de Salinas e EAF de São João Evangelista, e seu desenvolvimento enquanto expressão e consolidação da questão ambiental no ambiente escolar. Partimos da compreensão que a Educação Ambiental é um dos Temas Transversais a serem implementados, atendendo ao que é preceituado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional, sendo que essa última ao caracterizar a formação da área de agropecuária, destaca que ela visa à qualidade e a sustentabilidade econômica, ambiental e social. Para analisarmos a prática da EA nas Escolas da Rede Federal que oferecem a formação técnica profissional em agropecuária de nível médio, buscamos situar, inicialmente, a trajetória histórica da Educação Ambiental e da Educação Profissional para fundamentar com elementos teóricos e históricos a relevância da implementação de políticas que visem à inserção desta temática. A pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos para coleta de dados: questionários, entrevistas, análise documental e registros resultantes da observação participante da pesquisadora nas escolas. Os resultados demonstram o distanciamento entre a teoria e a prática da EA nas EAF s e no CEFET estudados, a EA não se coloca como um exercício cotidiano, contínuo, e permanente dentro da escola. Há uma necessidade da construção, manutenção e avanço de espaços dialógicos e comprometidos com a formação continuada de professores e servidores, no maior envolvimento dos pais e na melhoria da comunicação entre eles e a escola, para que os estudantes possam falar o que sentem, pensam e o que propõem para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Esperamos que os resultados da pesquisa contribuam nas reflexões pertinentes aos Projetos Pedagógicos das Instituições Federais de ensino agropecuário, gerando ações educativas de participação coletiva, que propiciem o debate e a busca de soluções às questões sócio-ambientais da contemporaneidade, sejam elas locais ou globais, tornando possível a partir da escola consolidar os ideais de uma sociedade transformadora e ambientalmente sustentável.
Abstract: The present dissertation aims at analyzing and understanding the practice of Environmental Education within Technical Courses in Agriculture in three Federal Schools in the state of Minas Gerais: CEFET Januária (Federal Centre for Technological Education of Januária), EAF Salinas (Federal Agrotechnical School of Salinas) and EAF São João Evangelista (Federal Agro-technical School of São João Evangelista) and their development regarding expression and consolidation of the environmental issue within the school context. We firmly believe Environmental Education is one of the Transversal Themes to be implemented, in order to comply with the precepts laid by the Parâmetros Curriculares Nacionais (The National Curricular Parameters), as well as by the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Curricular Guidelines) for Professional Education. The latter, in characterizing the configuration of the Agricultural area, indicates its aim at quality and sustainability, be it economical, environmental or social. In order to analyze the practice of Environmental Education within the Federal School Network which offers secondary-level technical professional education, it is important to contextualize it first, by following the historical course of both Professional and Environmental Education. Thus, it will be possible to support, with theoretical and historical elements, the importance of implementing policies for introducing such theme. In the research, the following methodological procedures were used to collect data: questionnaires, interviews, document analysis and records from the participative observation during the researcher period within the institutions. The results show a distance between theory and practice of Environmental Education in the EAFs and in the CEFET researched. EE is not exercised as continuous, permanent daily practice. There is need for construction, maintenance and advancement of dialogical spaces committed to continuous staff training, to greater parental participation and to the improvement of communication between them and the school, so that the students may voice their feelings and thoughts, and their ideas regarding the development of a sustainable school. We hope the results of the present may contribute to reflections pertaining to the Pedagogical Projects of the institutions involved, generating collective participation educational actions, which in turn may foster debate and search for solutions to contemporary socialenvironmental issues, either local or global, making it possible to consolidate the ideals of an innovative, environmentally sustainable society.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12362
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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