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Tipo do documento: Dissertação
Title: A missão institucional do campus Crato do IFCE: percepção da comunidade escolar sobre os avanços e desafios para desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão em um novo projeto de sociedade
Other Titles: The institutional mission of the IFCE campus Crato: school community’s perception about the advances and challenges for developing teaching process, research and extension on a new project of society.
Authors: Rufino Neto, Joaquim
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro membro da banca: Baia Neto, Antonio Luciano
Segundo membro da banca: Rodrigues, Eduardo, Soares
Keywords: Educação Profissional;Institutos Federais;Inovação;Avanços/dificuldades.;Vocational Education;IFET’s;Innovation;Progress / difficulties
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Oct-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: RUFINO NETO, Joaquim. A missão institucional do campus Crato do IFCE: percepção da comunidade escolar sobre os avanços e desafios para desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão em um novo projeto de sociedade. 2012. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia iniciou com os debates sobre a “cefetização” das escolas federais, momento no qual havia uma suposta participação democrática que envolvia os representantes do governo e dirigentes destas instituições. No entanto, o diálogo foi interrompido abruptamente pelo Decreto n° 6095/2007 que criou a figura dos IFET’s, com o intuito de transformar de modo radical a educação profissional que até então estava sendo desenvolvida no país. A normatização dos IFET’s pela Lei n° 11982/2008 trouxe um novo conceito de educação técnica e tecnológica e destinou às instituições de educação federal o papel de se articularem no plano nacional, regional e local com as demandas dos setores produtivos, a fim de dar respostas aos problemas sociais, educacionais e econômicos do país. Para isto, foi previsto a ampliação do número de escolas profissionalizantes federais no território brasileiro e o aumento no número de cursos ofertados, inclusive com autorização para oferta de cursos superiores. Assim sendo, as escolas que compunham a rede federal de ensino passaram a ofertar desde cursos de formação inicial e continuada até cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), passando por cursos de graduação, tecnológicos e licenciaturas, situação que foi denominada pelos documentos oficiais de “verticalização do ensino”. Além da tarefa de desenvolver o ensino, coube aos IFET’s desenvolver um modelo de pesquisa diferente do realizado pelas universidades (considerado muito academicista), ou seja, uma pesquisa que quanto à natureza fosse aplicada, com o objetivo de (por meio da extensão e do ensino) trazer avanços tecnológicos para a sociedade. Ante ao aumento expressivo (em um prazo de tempo curto) de atividades a serem desempenhadas pelos IFET’s e considerando que a concretização da missão destas instituições se efetiva pelo desenvolvimento e articulação entre ensino, pesquisa e extensão, investigamos neste trabalho os principais avanços e desafios do campus Crato do IFCE concretizar sua missão entre os anos de 2010 e 2011. A pesquisa que desenvolvemos é básica, quanto à natureza, qualitativa quanto à abordagem e descritiva quanto aos objetivos, pois, visamos contribuir para o avanço das teorias sobre educação e trabalho por meio da construção de conhecimentos sobre a nova realidade do ensino técnico e tecnológico no Brasil, entendendo os principais avanços e dificuldades que os IFET’s vêm enfrentando para colocar em prática aquilo que a legislação oficial determina. Afinal de contas, o que avançou e o que foi entrave entre os anos de 2010 e 2011 na construção de um novo modo de desenvolver ensino, pesquisa e extensão nos IFET’s?
Abstract: The creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology began with some debates about what is called "cefetização" of the federal schools, by that time, there was a supposed democratic participation involving government officials and leaders of these institutions. However, these arrangements were abruptly interrupted by the Decree No. 6095/2007 which molded the shape of the IFET’s, with the aim of radically transform the professional education system that was being developed in the country by that time. The normalization of IFET’s by the Law No. 11982/2008 brought a new concept of technical and technological education leading the federal education institutions to articulate at the national, regional and local demands of the productive sectors in order to provide answers to the social, educational and economic problems of our country. For this, it was made a plan to enlarge the number of federal vocational schools in the Brazilian territory and the increasing of available courses, including authorization to offer graduation courses. Thus, the schools from the federal system of education began to offer courses from initial and continuing training to postgraduation (lato sensu and stricto sensu), passing through graduation, technical and superior teaching graduation courses, a situation that was called "vertical integration of teaching" by official documents. Besides the task of developing the teaching process, the IFET’s were in charge of developing a model of research different from those ones used by universities (which were considered very academicist), in other words, a research that, according to its nature, it should has been applied aiming to (through extension and teaching) bring out technological advances to society. Face to the massive increasing (in a short period of time) of activities to be performed by IFET’s and considering that these institutions’ mission achievements happen by the development and articulation of teaching, research and extension, it was investigated in this study, the main advances and challenges of the campus Crato from the IFCE to achieve its mission in the years of 2010 and 2011. This research was developed in a kind of basic manner in relation to its nature, qualitative in relation to its approaching and descriptive in relation to its objectives, because we aim to contribute to the advancement of theories on education and work through the construction of knowledge about the new reality of technical and technological teaching in Brazil, comprehending the major advances and difficulties that the IFET’s have been facing to put into practice what the official legislation requires. After all, what did advance and what served as obstacles during the years 2010 and 2011 for the construction of a new way of developing teaching, research and extension in IFET’s?
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12358
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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