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dc.contributor.authorDália, Jaqueline de Moraes Thurler
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:24Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:24Z-
dc.date.issued2011-08-24
dc.identifier.citationDÁLIA, Jaqueline de Moraes Thurler. Formação integral na educação do campo: o ensino de Língua Portuguesa no currículo integrado da Pedagogia da Alternância. 2011. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12357-
dc.description.abstractEsta dissertação parte do pressuposto que a proposta formativa da Pedagogia da Alternância se baseia na concepção de um Currículo Integrado e transdisciplinar, no qual o ensino de Língua Portuguesa tem um papel de destaque, embora tal importância, nem sempre, seja percebida pelos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar a dinâmica curricular e como ensino de Língua Portuguesa acontece na proposta formativa de Ensino Integrado da Pedagogia da Alternância, tendo como sujeitos o corpo docente dos CEFFAs fluminenses. Para isso, buscaram-se compreender, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, durante toda a investigação, as propostas de formação educacional oferecidas pelo poder público, principalmente no tocante à Educação do Campo, em contraposição àquela promovida pela Pedagogia da Alternância, historicamente. As ferramentas e os procedimentos desse modelo pedagógico, tão importantes para garantir o ensino integrado, também, foram analisados com enfoque nas práticas das instituições do estado do Rio de Janeiro, levando em conta o material de registro disponível no Instituto Bélgica - Nova Friburgo, relatos de experiências dos professores nos cursos de formação e entrevistas com as orientadoras dos CEFFAs em questão. As noções de currículo, como ele se processa no cotidiano dessas escolas, como os docentes lidam com ele e como as ações do poder público interferem nessa prática, ainda, foram analisadas por meio de questionários, observações diretas e pesquisa bibliográfica, para, enfim, buscar entender, com auxílio da hermenêutica, como o ensino de Língua Portuguesa se dá nessa dinâmica educativa.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectPedagogia da Alternânciapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectCurrículo Integradopor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectRural Educationeng
dc.subjectPedagogy of Alternationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectIntegrated Curriculumeng
dc.subjectTeaching Portuguese Languageeng
dc.titleFormação integral na educação do campo: o ensino de Língua Portuguesa no currículo integrado da Pedagogia da Alternânciapor
dc.title.alternativeFormation integral in rural education: the teaching of Portuguese Language in the Integrated Curriculum by Pedagogy of Alternation.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present dissertation talks about the important role that Portuguese Language teaching develops in the proposal of Pedagogy of Alternation, which is regarded in the comprehension of an Integrated and Transdisciplinary Curriculum. This role, however, is not always perceived by the actors involved in the Teaching-Learning process. Thus, the main intent of this research is to analyze how the teaching of Portuguese Language happens in the proposal of teaching methodology developed by Pedagogy of Alternation. The object of this research was the CEFFAs of the state of Rio de Janeiro‘s teachers. For this purpose, we have to comprehend, through an specific literature research, the proposals of the educational formation offered by the government, especially regarding the Rural Education in contrast to that promoted by the Pedagogy of Alternation historically. The tools and procedures of this educational model were analyzed too, focused on what the institutions of the state of Rio de Janeiro‘s teachers‘ practices, considering the material available on the Belgium Institute, located in Nova Friburgo, the reports of teachers in training courses and interviews with the advisors of these CEFFAs. The notions of curriculum, how they process in the daily life of these schools, how the teachers see this curriculum and how the government actions interfere in this practice was analyzed based on questionnaires, observations and researching in a specific literature to finally comprehend, with the hermeneutics‘ support, how the teaching of Portuguese Language happens in this educational dynamic.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.referee2Bernartt, Maria de Lourdes
dc.creator.ID095.690.787-31por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/728692718286179por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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