Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLuz, Gerson Luis da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:22Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:22Z-
dc.date.issued2011-03-25
dc.identifier.citationLUZ, Gerson Luis da. Desafios e perspectivas da implantação do PROEJA no IFC Sombrio. 2011. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12355-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga o percurso de implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio (IFC-Sombrio). A urgência na execução do Decreto nº 5.840/2006 obrigou a instituição a ofertar uma turma que atendesse a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que desejassem uma formação profissional de pessoas jovens e adultas que não tiveram acesso à educação básica e à formação profissional na idade apropriada. Tendo como referência empírica as duas turmas do Curso Técnico em Informática no âmbito do PROEJA, que iniciaram em 2007 e 2008 respectivamente, busca-se através de entrevista aplicada a gestores e de questionário aplicado a equipe pedagógica e docentes identificar as ações praticadas pelos gestores do IFC-Sombrio desde a implantação do PROEJA na instituição até as pretensões, da atual direção, para as futuras turmas. Trata-se de uma pesquisa básica, cuja forma de abordagem é considerada uma pesquisa qualitativa. Sua preocupação central é identificar quais as dificuldades e perspectivas para implantar o PROEJA, levando em conta que ele já ocorre, mas o número de estudantes que participam do programa e que sejam estudantes da EJA é muito pequeno. A partir desta preocupação, o pesquisador procura entender como o quadro docente e gestores do IFC-Sombrio planejam suas ações, ao passo que procura fazer uma análise das experiências das turmas do PROEJA em busca de respostas a suas preocupações. Diante da análise dos instrumentos de pesquisa aplicados, que foi questionário e entrevista, conclui-se que o PROEJA no IFC-Sombrio necessita de uma reflexão sobre a forma como o Programa em questão foi implantado e executado no referido Campus. Há uma necessidade de verificar junto com a comunidade local e não somente com os Núcleos Avançados de Ensino Supletivo (NAES), quais são realmente as demandas dos jovens e adultos da região de Sombrio, Santa Rosa do Sul e cidades vizinhas que desejam unir a formação profissional com a formação no ensino médio.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPROEJA – Educação de Adultospor
dc.subjectTrabalho e Educaçãopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEnsino Agrícolapor
dc.subjectSocial Inclusioneng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectEmployabilityeng
dc.titleDesafios e perspectivas da implantação do PROEJA no IFC Sombriopor
dc.title.alternativeChallenges and perspectives of the implantation of PROEJA in the IFC-Sombrio.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation investigates the route of implantation of the National Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the Modality of Education of Youths and Adults (PROEJA) in the Federal Institute Catarinense Sombrio Campus (IFC-Sombrio). The urgency in the execution of the Ordinance no. 5.840/2006 forced the institution the offer a group that assisted students of Education of Youths and Adults (EJA) and that wanted a professional formation of young and adult people that didn't have access to the basic education and the professional formation in the appropriate age. Tends as empiric reference the two groups of the Technical Course in Computer science in the ambit of PROEJA, that they began respectively in 2007 and 2008, it is looked for through applied interview to managers and of applied questionnaire the pedagogic and educational team to identify the actions practiced by the managers of the IFC-Sombrio from the implantation of PROEJA in the institution until the pretenses, of the current direction, for the future groups. It is a basic research, whose approach form a qualitative research is considered. Its central concern is to identify which the difficulties and perspectives to implant PROEJA, taking into account that he already happens, but the number of students that participate in the program and that are students of EJA it is very small. Starting from this concern, the researcher tries to understand the one that the educational picture and managers of the IFC-Sombrio plan its actions, to the step that tries to do an analysis of the experiences of the groups of PROEJA in search of answers to its concerns. In front the analysis of the applied research instruments, that was questionnaire and glimpses, it is ended that PROEJA in the IFC-Sombrio needs of a reflection on the form as the Program in subject it was implanted and executed in referred it Campus. There is a need to verify with the local community and not only with NAES, which are really the youths' demands and adults of the area of Sombrio, Santa Rosa do Sul and neighboring cities that want to unite the professional formation with the formation in the medium teaching.eng
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santos
dc.contributor.advisor1ID886.568.297-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662172593965744por
dc.contributor.referee1Arruda, Maria da Conceição Calmon
dc.contributor.referee2Ventura, Jaqueline Pereira
dc.creator.ID561.688.370-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4637873284166252por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES, Giovanni. Dimensões da globalização: o capital e suas contradições. Ed. Práxis, Londrina, PR. 2001. 18 p. ______. Reestruturação Produtiva, Novas Qualificações e Empregabilidade. 2008. Disponível em: <www.estudosdotrabalho.org//Alves2008.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2008a. 13 p. ______. Toyotismo, Novas Qualificações e Empregabilidade: Mundialização do capital e a educação dos trabalhadores no séculos XXI. 2002. Disponível em : <http://www.estudosdotrabalho.org//AlvesQualificoes Empregabilidade.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2008b. 15 p. ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. 8ª ed. Editora da Unicamp, Campinas (SP), 2002. ______. As dimensões da crise no mundo do trabalho. Disponível em: <http://wele.ww.olhodahistoria.ufba.br/04antunes.html>. Acesso em: 10 nov. 2008. AMORIN, Mário. O plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica: persistência da dualidade estrutural? Universidade Tecnológica do Parará, 2008. p. 09. BITENCOURT, Fernando Dilmar. A educação profissional e técnica de nível médio e o desenvolvimento local/regional: um estudo sobre a inserção da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio na microrregião do extremo sul catarinense. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília – UnB, Brasília. 2009. 142 p. BOLETIM 16. EJA: Formação técnica integrada ao Ensino Médio – Salto para o Futuro. Ministério de Educação, Brasília, DF, 2006. p. 94. BORTOLOTO, Claudimara Cassoli. As transformações no mundo do trabalho e as reformas educacionais do Ensino Médio na década de 1990. Arquivo: claudimara_bortoloto.pdf. 2006. 13 p. BRASIL. Medida Provisória nº 411 de 2007, dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Brasília,DF, 2007. p. 53 BULHÕES, Maria da Graça Pinto. Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador: PLANFOR acertos, limites e desafios vistos do extremo sul. São Paulo em Perspectiva, 39- 49, 2004. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003. COSTA, Francisco Lincoln Matos da; SOBRINHO, Francisco Paulo; DIAS, Ívia Eline Farias. O Perfil dos alunos do PROEJA no CEFETCE: O que pensam e o que desejam. 18 p. 65 Trabalho de conclusão de curso – Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, Fortaleza, 2007. EAFS. Edital nº 17 de 31 de outubro de 2006. Dispõe sobre o processo seletivo para preenchimento de vagas do Curso Técnico em Informática. Santa Rosa do Sul, 2006. [mimeo] . 03 p. ______. Plano de curso de Informática. Dispõe sobre o Curso Técnico em Informática. Santa Rosa do Sul, 2007. [mimeo]. 45 p. ______. Edital nº 15 de 25 de julho de 2008. Dispõe sobre o processo seletivo para preenchimento de vagas do Curso Técnico em Informática. Santa Rosa do Sul, 2008. [mimeo]. 5 p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 54. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do trabalho. Petrópolis: Vozes, 1998. ______. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia - CETEB, 2009. 16 p. HADDAD, Sérgio; PIERRO, Maria Clara Di. Escolarização de Jovens e Adultos. Educação como exercício de diversidade – Coleção Educação para todos. Org. Osmar Fávero e Timothy Denis Ireland. Brasília: UNESCO, MEC, ANPED, 2007. 480 p. IFC-SOMBRIO. Relatório de Gestão Exercício 2008. Disponível em: <http://www.eafsombrio.gov.br/modules/mastop_publish/files/files_4a3ba02a1b5be.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2009b. ______. Relatório de Gestão Exercício 2009. Disponível em: <http://www.ifcsombrio. edu.br/modules/adm/report/relatorio de gestaoSombrio.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2010. 201 p. IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Juventude e Políticas Sociais no Brasil. Brasília – DF, Abr. 2008. 157 p. MAUES, Olgaíses Cabral; GOMES, Elenilce; MENDONÇA, Fernanda Lopes. Políticas para a Educação Profissional Média nos anos 1997-2007. Trabalho & Educação. Vol. 17, nº 1. 2008. p. 109-120. MEC. SETEC. Decreto nº. 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília (DF): 2006. ______. Documento Base. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica: Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2007. 66 p. 66 ______. Rede Federal/PROEJA. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option= com_content&view= article&id= 12288:programa-nacional-de-integracao-da-educacao-profissional-com-a-educacao-basicana- modalidade-de-educacao-de-jovens-e-adultos-proeja&catid=259:proeja-&Itemid=562>. Acesso em: 30 jul. 2009. PNE. Plano Nacional de Educação. Disponível em: Brasília, 2000. <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em: 30 mar. 2009. p. 98. PAIVA, Vanilda. Sobre o conceito de “capital humano”. Cadernos de pesquisa, nº 113, p. 185-191, jul. 2001. PIRES, Itaara Gomes. A implementação do PROJOVEM no município de Porto Alegre/RS, sob a perspectiva dos jovens participantes. Dissertação (Mestrado), Universidade do Vale do Rio do Sinos – Unisinos, São Leopoldo, 2010. 200 p. RUMMERT, Sonia Maria; ALVES, Natália. Jovens e adultos pouco escolarizados no Brasil e em Portugal: alvos da mesma lógica de conformidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 511-528, especial, set./out. 2010. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Documento base de orientação pedagógica/administrativa: Educação básica e profissional. Florianópolis, 2005a. 112 p. ______. Projeto BRA 03/008 - Estudo diagnóstico da Regional Araranguá: Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão. IDC.DOC. Florianópolis, Nov. 2005b. 100p. SANTOS, Simone Valdete dos, et al. Reflexões sobre a prática e a teoria PROEJA: produções da especialização PROEJA/RS. Porto Alegre: Evangraf Ltda., 2007. 424 p. SANTOS, Fábio Josué Souza dos. Neoliberalismo, Reforma Educacional e Novos desafios: a educação e educador necessário para o terceiro milênio. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, n. 10, p. 71-88, jul./dez. 1998. 265 p. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. .atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121 p. SPOSITO, Marília Pontes. CARRANO, Paulo César Rodrigues. Jovens e políticas públicas no Brasil. 26ª Reunião Anual da ANPEd, realizada de 5 a 8 de outubro de 2003. 55 p. SOARES, Maria Aparecida. Perfil do aluno da EJA/ Médio na Escola Dr. Alfredo Pessoa de Lima. Maria Aparecida Fontes Soares.- Bananeiras, 2007. Orientador: Ricardo Moreira da Silva. Monografia (Pós-Graduação) – UFPB/CFT. 58 p. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas, Autores Associados, 2002. 67 ______. Trabalho, qualificação, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo: fundamentos teóricos para uma análise da política de educação profissional. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, Artigo faeeba 2005.pdf, v. 13, n. 22, p. 01-15, jul./dez. 2004. 15 p. UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília, 2008. 212 p. VENTURA, Jaqueline P. Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores no Brasil: revendo alguns marcos históricos. Material de aula, 2009. [mimeo]. 22 p.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61700/2011%20-%20Gerson%20Luis%20da%20Luz.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3830
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-08-20T22:11:54Z No. of bitstreams: 1 2011 - Gerson Luis da Luz.pdf: 723574 bytes, checksum: 2de6e6cf023391ceb6e80ba014458c29 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-20T22:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Gerson Luis da Luz.pdf: 723574 bytes, checksum: 2de6e6cf023391ceb6e80ba014458c29 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Gerson Luis da Luz.pdf2011 - Gerson Luis da Luz706.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.