Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12355
Tipo do documento: Dissertação
Title: Desafios e perspectivas da implantação do PROEJA no IFC Sombrio
Other Titles: Challenges and perspectives of the implantation of PROEJA in the IFC-Sombrio.
Authors: Luz, Gerson Luis da
Orientador(a): Souza, José dos Santos
Primeiro membro da banca: Arruda, Maria da Conceição Calmon
Segundo membro da banca: Ventura, Jaqueline Pereira
Keywords: PROEJA – Educação de Adultos;Trabalho e Educação;Ensino Médio;Ensino Agrícola;Social Inclusion;Youth and Adult Education;Professional Education;Employability
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 25-Mar-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LUZ, Gerson Luis da. Desafios e perspectivas da implantação do PROEJA no IFC Sombrio. 2011. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.
Abstract: Esta dissertação investiga o percurso de implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio (IFC-Sombrio). A urgência na execução do Decreto nº 5.840/2006 obrigou a instituição a ofertar uma turma que atendesse a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que desejassem uma formação profissional de pessoas jovens e adultas que não tiveram acesso à educação básica e à formação profissional na idade apropriada. Tendo como referência empírica as duas turmas do Curso Técnico em Informática no âmbito do PROEJA, que iniciaram em 2007 e 2008 respectivamente, busca-se através de entrevista aplicada a gestores e de questionário aplicado a equipe pedagógica e docentes identificar as ações praticadas pelos gestores do IFC-Sombrio desde a implantação do PROEJA na instituição até as pretensões, da atual direção, para as futuras turmas. Trata-se de uma pesquisa básica, cuja forma de abordagem é considerada uma pesquisa qualitativa. Sua preocupação central é identificar quais as dificuldades e perspectivas para implantar o PROEJA, levando em conta que ele já ocorre, mas o número de estudantes que participam do programa e que sejam estudantes da EJA é muito pequeno. A partir desta preocupação, o pesquisador procura entender como o quadro docente e gestores do IFC-Sombrio planejam suas ações, ao passo que procura fazer uma análise das experiências das turmas do PROEJA em busca de respostas a suas preocupações. Diante da análise dos instrumentos de pesquisa aplicados, que foi questionário e entrevista, conclui-se que o PROEJA no IFC-Sombrio necessita de uma reflexão sobre a forma como o Programa em questão foi implantado e executado no referido Campus. Há uma necessidade de verificar junto com a comunidade local e não somente com os Núcleos Avançados de Ensino Supletivo (NAES), quais são realmente as demandas dos jovens e adultos da região de Sombrio, Santa Rosa do Sul e cidades vizinhas que desejam unir a formação profissional com a formação no ensino médio.
Abstract: This dissertation investigates the route of implantation of the National Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the Modality of Education of Youths and Adults (PROEJA) in the Federal Institute Catarinense Sombrio Campus (IFC-Sombrio). The urgency in the execution of the Ordinance no. 5.840/2006 forced the institution the offer a group that assisted students of Education of Youths and Adults (EJA) and that wanted a professional formation of young and adult people that didn't have access to the basic education and the professional formation in the appropriate age. Tends as empiric reference the two groups of the Technical Course in Computer science in the ambit of PROEJA, that they began respectively in 2007 and 2008, it is looked for through applied interview to managers and of applied questionnaire the pedagogic and educational team to identify the actions practiced by the managers of the IFC-Sombrio from the implantation of PROEJA in the institution until the pretenses, of the current direction, for the future groups. It is a basic research, whose approach form a qualitative research is considered. Its central concern is to identify which the difficulties and perspectives to implant PROEJA, taking into account that he already happens, but the number of students that participate in the program and that are students of EJA it is very small. Starting from this concern, the researcher tries to understand the one that the educational picture and managers of the IFC-Sombrio plan its actions, to the step that tries to do an analysis of the experiences of the groups of PROEJA in search of answers to its concerns. In front the analysis of the applied research instruments, that was questionnaire and glimpses, it is ended that PROEJA in the IFC-Sombrio needs of a reflection on the form as the Program in subject it was implanted and executed in referred it Campus. There is a need to verify with the local community and not only with NAES, which are really the youths' demands and adults of the area of Sombrio, Santa Rosa do Sul and neighboring cities that want to unite the professional formation with the formation in the medium teaching.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12355
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Gerson Luis da Luz.pdf2011 - Gerson Luis da Luz706.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.