Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12354
Tipo do documento: Dissertação
Title: O estudo de caso como metodologia para avaliação agronômica e industrial de cultivares de tomateiro para processamento no município de Morrinhos, GO
Other Titles: The case study as methodology for agronomic and industrial evaluation of you cultivate of tomato plants for processing in the Municipal district of Morrinhos, GO
Authors: Rosa Filho, Sebastião Nunes da
Orientador(a): Carmo, Margarida Goréte Ferreira do
Primeiro membro da banca: Carmo, Margarida Goréte Ferreira do
Segundo membro da banca: Filgueira, Fernando Antônio Reis
Terceiro membro da banca: Sanchez, Sandra Barros
Keywords: Estudo de Caso;estratégia de ensino;cultivares de tomate;tomate industrial;Study of Case;teaching strategy;cultivars of ground tomato;industrial tomato
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Jun-2005
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ROSA FILHO, Sebastião Nunes da. O estudo de caso como metodologia para avaliação agronômica e industrial de cultivares de tomateiro para processamento no município de Morrinhos, GO. 2005. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2005.
Abstract: O objetivo central deste trabalho foi proporcionar aos estudantes do Curso Técnico Agrícola a oportunidade de desenvolver a capacidade analítica e de preparação para enfrentar situações-problema mediante o estudo coletivo do desempenho agronômico e industrial do tomate rasteiro no CEFET-Urutaí / Uned Morrinhos, GO. Foi utilizada a técnica de ensino Estudo de Caso em comparação com a metodologia de ensino tradicional, e as médias comparadas pelos testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Wilcoxon. Visando à superação de eventuais dificuldades de aprendizagem desses alunos, foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas, desde a etapa de planejamento até a análise dos resultados obtidos, de maneira crítica em relação aos pacotes tecnológicos preconizados para a referida cultura. A avaliação agronômica e industrial do tomate rasteiro está apresentada no Capítulo II, e foi feita a partir de um experimento em blocos ao acaso, com 4 repetições e 15 tratamentos (cultivares), desenvolvido na Uned Morrinhos. Foi aplicado o teste de Scott-Knott para comparação das médias. O referido experimento foi a base para o Estudo de Caso, e, portanto, contou com o envolvimento coletivo dos alunos do Curso Técnico Agrícola. Quanto aos ganhos de conhecimento técnico adquirido neste trabalho sobre a cultura do tomateiro para processamento destaca-se a seleção de cultivares mais produtivas em termos de toneladas de frutos e qualidade de polpa, para as condições edafoclimáticas da Uned Morrinhos. Um dos pontos fortes desse trabalho foi o fortalecimento do espírito cooperativo dos alunos participantes do processo de ensino-aprendizagem, pois vivenciaram o valor do trabalho em grupo na busca de soluções para os problemas relacionados à aprendizagem técnica diante de uma cultura que desafia especialistas. A técnica de ensino Estudo de Caso mostrou-se mais eficiente no que diz respeito ao aprendizado do alunado, quando comparada com o método tradicional.
Abstract: The objective of this work was provide to the students of the Agricultural Technical Course the opportunity to develop the analytical capacity and preparation to face problems situation through the collective study of the agronomic and industrial aspects of ground tomato in CEFET-Urutaí / Uned Morrinhos, GO. The technique of teaching Study of Cases was used in comparison with the traditional methodology through the use of the tests no parametric of Kruskal-Wallis and Wilcoxon. Seeking to overcome eventual difficulties of students, theoretical and practical activities were developed, from the planning stage to the analysis of the obtained results, in a critical way in relation to the technological packages for the culture. The agronomic and industrial evaluation of ground tomato is presented in the Chapter II, and was performed whit an experiment in randomized blocks, with 4 replications and 15 treatments (cultivars), developed in Morrinhos. It was applied the Scott-Knott test for grouping the averages. The experiment was the basis for the Study of Case, and, therefore, it involved the students of the Agricultural Technical Course collectively. The earnings of acquired technical knowledge in this work on the tomato growing for processing stand out: the selection of more productive cultivars in terms of tons of fruit and pulp quality, for the edafoclimatic conditions of Morrinhos. One of the strong points of that work was the invigoration of the students participation student on the teaching-learning process cooperative spirit, because they lived the value of the work in group in search for solutions for the problems related to the technical learning of a culture that challenges specialists. In that way, the technique of teaching Study of Cases was more efficient concerning the learning of the students, when compared with the traditional method.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12354
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005 - Sebastião Nunes da Rosa Filho.pdfDocumento principal2.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.