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dc.contributor.authorMacêdo, Francisco Cristiano da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:20Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:20Z-
dc.date.issued2011-09-21
dc.identifier.citationMACÊDO, Francisco Cristiano da Silva. Uma proposta de grade curricular para o Curso Técnico em Informática do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Codó. 2011. 46 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12353-
dc.description.abstractO tema desta dissertação surgiu a partir de uma experiência que realizei como professor responsável pelo Setor de Manutenção de Computadores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Codó (IFMA/Codó) com alunos do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A experiência, realizada com cinco alunos da primeira turma do Curso Técnico em Informática do PROEJA, mostrou que uma articulação entre a teoria e a prática no processo de ensino-aprendizagem pode superar o desestímulo dos estudantes, e evitar a repetência e a evasão escolar. Embora o Programa, instituído no âmbito federal pelo Decreto nº 5.840/2006, preveja uma articulação entre o ensino técnico e o ensino médio de forma integrada (Art. 1º, § 2º, inciso II), o currículo integrado representa, de fato, um desafio novo colocado aos docentes. Este desafio, que implica a adesão de gestores e dos professores responsáveis pela formação geral e pela formação específica, no caso do Campus Codó do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, ainda não pôde ser enfrentado pelas razões que exponho no texto. Por este motivo, decidi aproveitar os bons resultados advindos daquela experiência na proposição de uma nova grade curricular que fosse mais adequada aos jovens e os adultos da EJA, um segmento da população que, via de regra, já traz consigo uma experiência escolar negativa. Tenho ciência de que o desenho curricular proposto é um primeiro passo na busca da formação integrada, mas se constitui um passo importante para a ressignificação das experiências dos jovens e adultos do Curso Técnico em Informática do PROEJA.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectSecondary Educationeng
dc.subjectVocational Educationeng
dc.titleUma proposta de grade curricular para o Curso Técnico em Informática do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Codópor
dc.title.alternativeA proposed curriculum for the undergraduate in Computer PROEJA the Federal Institute of Education, Science and Technology Campus Codó Maranhão. 2eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe theme of this paper arose from an experience I realized how teacher responsible for the maintenance sector of the Federal Institute of Computer Science and Technology Education Campus Codó Maranhão (IFMA/Codó). With undergraduate students in Computer Science from the National Program for Integration Vocational Education in Basic Education in the Form of Youth and Adults (PROEJA). The experiment, carried out with five of the first class of undergraduate in Computer PROEJA, showed a link between theory and practice in the teaching and learning can overcome discouragement of students, and to avoid repetition and dropout. Although the program established under Federal Decree No. 5.840/2006, providing a link between technical education and secondary education in an integrated manner (Article 1, § 2, II), the integrated curriculum is indeed a challenge placed new teachers. This challenge, which requires adherence of managers and teachers responsible for general training and specific training in the case of Campus Codó Federal Institute of Education Science and Technology of Maranhão, still could not be met for the reasons I explain in the text. For this reason, I decided to enjoy the good results arising from that experience in proposing a new curriculum that was more suited to young people and adults in adult education, a segment of the population, as a rule, it carries a negative school experience. I am aware that the proposed curriculum design is a first step towards integrated training, but constitutes an important step toward reframing the experiences of young people and adults of the Technical Course in Computer PROEJA.eng
dc.contributor.advisor1Yukizaki, Suemy
dc.contributor.advisor1ID275.569.647-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122375026816115por
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.referee2Feltzner, Andrea Rosana
dc.contributor.referee3Santos, Akiko
dc.creator.ID504.169.953-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4617925832170917por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Maria de Fátima Ramos. Política educacional brasileira na década de 1990: um desserviço à cidadania. Cadernos de História da Educação (UFU), v. 1, p. 117-131, 2005. BOBBIO,Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Trad. Carmen C. Varriale et al. Coord. tradução João Ferreira; rev.geral João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cascais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 11ª ed., 1998. BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: D.O.U. de 22/12/1996. ______. Decreto-Lei nº 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: D.O.U. de 18/04/1997. ______. MEC /SETEC. Resolução CNE/CEB nº 04/99, de 08 de dezembro de 1999. 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