Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlbuquerque, Elaine Cristina Barbosa da Silva de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:15Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:15Z-
dc.date.issued2011-08-26
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Elaine Cristina Barbosa da Silva de. Um estudo de caso: a utilização de princípios da modelagem matemática como estratégia viabilizadora de um ambiente de aprendizagem mais significativo aos alunos. 2011. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12349-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida como dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA-UFRRJ). A pesquisa abordou o ensino da matemática como parte do ensino médio integrado a educação profissional técnica de nível médio do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). Nesta perspectiva, a modelagem matemática foi contemplada como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem. O grande questionamento de nosso trabalho foi como a modelagem matemática pode contribuir para o aprendizado da matemática e sua aplicabilidade nas demais disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária Orgânica no CTUR. Para tanto, estudamos questões atinentes aos impactos ambientais causados pela bovinocultura de corte.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemática;por
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectTeaching of mathematicseng
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.titleUm estudo de caso: a utilização de princípios da modelagem matemática como estratégia viabilizadora de um ambiente de aprendizagem mais significativo aos alunospor
dc.title.alternativeA Case Study: Using principles of mathematical modeling as a strategy enabler of a more meaningful learning environment for students.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was developed as master’s thesis in the Graduate Program in Agricultural Education, in Rural Federal University of Rio de Janeiro. The study addressed the teaching of mathematics as part of the high school integrated to technical professional education of the technical school of Rural Federal University of Rio de Janeiro. In this perspective, mathematical modeling was included as a tool in the teaching and learning process. The great question of our work was how the mathematical modeling can contribute to improve mathematics learning and its applicability in the other disciplines of the Technical Course in Organic Agriculture in CTUR. To this end, we have studied issues related to environmental impacts caused by beef cattle.eng
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor1ID549.417.927-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Pedro Carlos
dc.contributor.referee1Pompeu Junior, Geraldo
dc.contributor.referee2Ferreira, Fábio Freitas
dc.creator.ID044.589.617-56por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3931084451821867por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar: (+ qualidade total na educação). Campinas: Papirus, 2000. BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião anual da ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2001. 1 CD-ROM. BARBOSA, Jonei. Modelagem Matemática e a Perspectiva Sócio-crítica. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2, 2003, Santos. Anais. São Paulo: SBEM, 2003. 1 CD-ROM. Não paginado. BASSANEZI, R. Modeling as a teaching-learning strategy. For the learning of mathematics, Vancouver, v. 14, n.2, p. 31 – 35, june 1994. In: BARBOSA, Jonei. Modelagem Matemática e a Perspectiva Sócio-crítica. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2, 2003, Santos. Anais. São Paulo: SBEM, 2003. 1 CD-ROM. Não paginado. BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2009. BRASIL. Decreto-Lei nº 5.154/04, de 23 de julho de 2004. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1998. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2011. Disponível em: BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática e a sala de aula. In: ENCONTRO PARAENSE DE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2004, Londrina. Anais. Londrina: UEL, 2004. 1 CD-ROM. CHAGAS G. Gás gerado com material orgânico. Divulgação no jornal Unesp em junho/2006 – ano XX – nº 212, caderno ambiente página 6. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996. DEGANUTTI, Roberto. et al. Biodigestores rurais: modelos indiano, chinês e batelada disponível em: www.agr.unicamp.br/energia/agre2002/pdf0004.pdf, acesso em 13/01/2011 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 6. ed. rev. Atualiz. Curitiba: Positivo, 2004. 896p. FREIRE, P., FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 4. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. 158p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 52 FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições, 2 ed. – São Paulo: Cortez, 2010. IBGE. Censo Agropecuário 2006. Disponível em http://www.ibge.gov.br. Acesso e 15/05/2011. MARTINEZ, José Carlos; TARRENTO, Gilson Eduardo. Análise da implantação de biodigestores em pequenas propriedades rurais, dentro do contexto da produção limpa. In: XIII SIMPEP. Bauru (SP), nov. 2006. MONTEIRO, Alexandrina; POMPEU JR., Geraldo. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Editora Moderna, 2001. MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Edgar Morin; Maria da Conceição de Almeida, Edgar de Assis Carvalho (orgs.), 5. Ed.. São Paulo: Cortez: 2009. PAMPLONA, Ronaldo Mendes. As relações entre o Estado e a escola: um estudo sobre o desenvolvimento da educação profissional de nível médio no Brasil. Dissertação. 143p. Seropédica – RJ. UFRRJ, 2008. PORTAL DO AGRONEGÓCIO. Pecuária Reduziu Emissão do Gás Metano em 30%. 2008. Disponível em: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=27589. Acesso em 15/05/2011 RIBEIRO, Deyvid da S. Determinação das Dimensões de um Biodigestor em Função da Proporção Gás/Fase Líquida. HOLOS. 2011, Ano 27, Vol.1. p.49-56. Disponível em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/269/418. Acesso em 15/05/2011. ROCHA, Iara Cristina Bazan da. Ensino da Matemática: Formação para a Exclusão ou para a Cidadania. Educação Matemática em Revista (Revista da SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática), São Paulo, n. 09, ano 8, p. 22-31, abr. 2001. ROMA, José Eduardo. O Curso de Especialização em Educação Matemática, na PUCCAMP - “A Metodologia da Etno/Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino Fundamental e Médio” – reflexos na prática pedagógica dos professores egressos. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife - PE, 15 a 18 de julho de 2004. SANT’ANA, Alvino Alves. et al. Modelagem Matemática: prática e planejamento. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM ENSINO DA MATEMÁTICA, 4., 2010, Canoas. Anais. Canoas: ULBRA, 2010. 1 CD-ROM. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertações. 3ª ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. 2001. 121p. SILVA, Fabio M. da, LUCAS JUNIOR, Jorge de, BENINCASA, Mario et al. Desempenho de um aquecedor de água a biogás. Eng. Agríc. [online]. set./dez. 2005, vol.25, no.3, p.608-614. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/eagri/v25n3/28055.pdf. Acesso em 15/05/2011. 53 SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema. N. 14, p.66 – 91. Rio Claro: 2000. SOUZA, Cecília F., LUCAS JUNIOR, Jorge de e FERREIRA, Williams P. M. Biodigestão anaeróbia de dejetos de suínos sob efeito de três temperaturas e dois níveis de agitação do substrato: considerações sobre a partida. Eng. Agríc. [online]. maio/ago. 2005, vol.25, no. 2, p.530-539. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eagri/v25n2/26516.pdf. Acesso em 15/05/2011. TRANI, P.E.: CAMARGO, M.S., TRANI, A.L.; PASSOS, F.A. Superfosfato simples com esterco animal: um bom fertilizante organomineral. 2008. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2008_2/organomineral/index.htm>. Acesso em: 15/5/2011. U.S.EPA (WASHINGTON, DC). Evaluation ruminant livestock efficiency projects and programs: peer review draft. United States Environmental Protection Agency, 2000. VICENTIN, Fábio Roberto. Avaliação da aprendizagem no âmbito da Modelagem Matemática: implicações didático-pedagógicos. In: BURAK, D; KLÜBER, T. E.; PACHECO, E. R. (orgs.) Educação matemática: reflexões e ações. 1. Ed. – Curitiba: Editora CRV, 2010, 275 p. WEIL, Pierre; D’AMBROSIO, Ubiratan; CREMA, Roberto. Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. São Paulo: Summus, 1993. YIN, Robert K, Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001. ZEN, Sergio De; BARIONI, Luis Gustavo; BONATO, Daniela Bacchi Bartholomeu; ALMEIDA, Matheus Henrique Scaglia de; RITTL, Tatiana Francischinelli. Pecuária de corte brasileira: impactos ambientais e emissões de gases efeito estufa (GEE). CEPEA, Piracicaba (SP), maio 2008.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61698/2011%20-%20Elaine%20Cristina%20Barbosa%20da%20Silva%20de%20Albuquerque.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3831
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-08-20T22:26:51Z No. of bitstreams: 1 2011 - Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque.pdf: 2993408 bytes, checksum: ee307f57e2700ce222783af23422610e (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-20T22:26:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque.pdf: 2993408 bytes, checksum: ee307f57e2700ce222783af23422610e (MD5) Previous issue date: 2011-08-26eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque.pdf2011 - Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque2.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.