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dc.contributor.authorAlmeida, Marciléa Balbina Prenazzi de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:14Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:14Z-
dc.date.issued2011-09-27
dc.identifier.citationALMEIDA, Marciléa Balbina Prenazzi de. Efetividade da Contribuição Escolar para a Transformação Socioeconômica do Aluno Egresso. 2011. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12348-
dc.description.abstractA concepção do presente trabalho parte da inquietação sobre o real papel da escola na vida dos egressos dos vários cursos oferecidos pelo sistema público de ensino e, especialmente o Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena, que se tornou referência na educação profissional ao receber alunos não só de toda a região, mas também de distantes cidades. Nesse contexto, perguntamo-nos se o IF Sudeste MG - Campus Barbacena tem realizado, como instituição pública de ensino, o papel de inclusão social que lhe é conferido nesse momento em que se tem discutido tanto sobre ações afirmativas e redes sociais em todo o país. A escola realmente tem contribuído para a melhoria socioeconômica de vida dos seus egressos? Existe a necessidade da formação de mão de obra especializada para atender as demandas do mercado de trabalho. A carência de mão de obra qualificada é grande, e só será possível suprir essa necessidade priorizando a educação científica e humanística, além de desenvolver as habilidades básicas que tornem o jovem do ensino médio habilitado para exercer de forma legalizada suas atividades profissionais. Tendo em vista os argumentos apresentados, percebe-se que alguns jovens ingressam nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, como forma de conseguirem se estabilizar profissionalmente enquanto outros estão em busca de um ensino gratuito e de boa qualidade para ascender ao ensino superior. Pretende-se verificar se o investimento governamental tem retorno para a sociedade de uma maneira geral, através de entrevistas quanti e qualitativas, e também a importância do ensino técnico em agropecuária para os egressos, bem como a participação da família na trajetória escolar.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEgressopor
dc.subjectTransformação Socialpor
dc.subjectEnsino Públicopor
dc.subjectGraduateeng
dc.subjectSocial Transformationeng
dc.subjectPublic School/Teachingeng
dc.titleEfetividade da contribuição escolar para a transformação socioeconômica do aluno egressopor
dc.title.alternativeThe effectiveness of the school contribution to the socio-economic transformation of the graduated studenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study departs from questioning the role of the school in the lives of graduate students from several courses offered by the publich school system and, especially, from the course “Técnico em Agropecuária” from the “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena”, which became a reference in the professional education, by receiving students not only from the whole region, but also from distant cities. In this context, it is asked whether the “IF Sudeste MG - Campus Barbacena”, as a public institution, has played its social role, which is entitled to it in this moment when it is widely discussed about affirmative actions and social networks in the whole country. Has the school really contributed for the improving of the socioeconomic lives of its graduate students? There exists the demand for the formation of qualified professionals in order to attend the demands from the employment market. The want of qualified professionals is enormous, and it will only be possible to fulfill this demand by giving priority to scientific and humanistic education, besides developing basic skills which make it possible for the young students from the “Ensino Médio” apt for exerting their professional activities in a legal way. Having the aforementioned arguments in view, one can realize that some youths embark on the institutions from the “Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica” as a means of reaching professional stability, while others are in pursuit of free, well qualified teaching in order to go on to university studies. It is our intention in this study to investigate whether the governmental investment has yielded feedback for the society in a general way, through quanti and qualitative interviews, and also the importance of the technical teaching for the graduate students, as well as the participation of the familiy in the students’ educational trajectory.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Miriam de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID773.186.927-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6150444010498123por
dc.contributor.referee1Macedo, Jussara Marques de
dc.contributor.referee2Souza, José dos Santos
dc.creator.ID656.881.396-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5611877597727420por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Ana Carolina de. Trajetórias de escolarização, vida escolar e abandono no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena MG. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola - PPGEA. Seropédica, 2010. p. 13-18. ALMEIDA, José de. Depoimento escrito sobre a importância do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Agosto, 2011. Depoimento concedido a autora deste trabalho. ALMEIDA, Simão de; et al. Retrospectiva Histórica da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena - MG - Diaulas Abreu. Barbacena: EAFB-MG, 1992. 41 p. ALMEIDA, Marciléa Balbina Prenazzi de. A educação profissional brasileira e o processo de transformação humana e material no mundo do trabalho. Artigo elaborado para a disciplina Tópicos Especiais em Educação do PPGEA. Fev. 2010. BARBACENA. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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