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Tipo do documento: Dissertação
Title: Efetividade da contribuição escolar para a transformação socioeconômica do aluno egresso
Other Titles: The effectiveness of the school contribution to the socio-economic transformation of the graduated student
Authors: Almeida, Marciléa Balbina Prenazzi de
Orientador(a): Santos, Miriam de Oliveira
Primeiro membro da banca: Macedo, Jussara Marques de
Segundo membro da banca: Souza, José dos Santos
Keywords: Egresso;Transformação Social;Ensino Público;Graduate;Social Transformation;Public School/Teaching
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Sep-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ALMEIDA, Marciléa Balbina Prenazzi de. Efetividade da Contribuição Escolar para a Transformação Socioeconômica do Aluno Egresso. 2011. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Abstract: A concepção do presente trabalho parte da inquietação sobre o real papel da escola na vida dos egressos dos vários cursos oferecidos pelo sistema público de ensino e, especialmente o Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena, que se tornou referência na educação profissional ao receber alunos não só de toda a região, mas também de distantes cidades. Nesse contexto, perguntamo-nos se o IF Sudeste MG - Campus Barbacena tem realizado, como instituição pública de ensino, o papel de inclusão social que lhe é conferido nesse momento em que se tem discutido tanto sobre ações afirmativas e redes sociais em todo o país. A escola realmente tem contribuído para a melhoria socioeconômica de vida dos seus egressos? Existe a necessidade da formação de mão de obra especializada para atender as demandas do mercado de trabalho. A carência de mão de obra qualificada é grande, e só será possível suprir essa necessidade priorizando a educação científica e humanística, além de desenvolver as habilidades básicas que tornem o jovem do ensino médio habilitado para exercer de forma legalizada suas atividades profissionais. Tendo em vista os argumentos apresentados, percebe-se que alguns jovens ingressam nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, como forma de conseguirem se estabilizar profissionalmente enquanto outros estão em busca de um ensino gratuito e de boa qualidade para ascender ao ensino superior. Pretende-se verificar se o investimento governamental tem retorno para a sociedade de uma maneira geral, através de entrevistas quanti e qualitativas, e também a importância do ensino técnico em agropecuária para os egressos, bem como a participação da família na trajetória escolar.
Abstract: The present study departs from questioning the role of the school in the lives of graduate students from several courses offered by the publich school system and, especially, from the course “Técnico em Agropecuária” from the “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena”, which became a reference in the professional education, by receiving students not only from the whole region, but also from distant cities. In this context, it is asked whether the “IF Sudeste MG - Campus Barbacena”, as a public institution, has played its social role, which is entitled to it in this moment when it is widely discussed about affirmative actions and social networks in the whole country. Has the school really contributed for the improving of the socioeconomic lives of its graduate students? There exists the demand for the formation of qualified professionals in order to attend the demands from the employment market. The want of qualified professionals is enormous, and it will only be possible to fulfill this demand by giving priority to scientific and humanistic education, besides developing basic skills which make it possible for the young students from the “Ensino Médio” apt for exerting their professional activities in a legal way. Having the aforementioned arguments in view, one can realize that some youths embark on the institutions from the “Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica” as a means of reaching professional stability, while others are in pursuit of free, well qualified teaching in order to go on to university studies. It is our intention in this study to investigate whether the governmental investment has yielded feedback for the society in a general way, through quanti and qualitative interviews, and also the importance of the technical teaching for the graduate students, as well as the participation of the familiy in the students’ educational trajectory.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12348
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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