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dc.contributor.authorOliveira, Rafael Augusto Costa de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:09Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:09Z-
dc.date.issued2011-07-14
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafael Augusto Costa de. Literatura de cordel e identidade cultural: O olhar de alunos do Ensino Médio integrado ao curso de Agropecuária do IFPE Campus Vitória de Santo Antão. 2011. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12344-
dc.description.abstractO presente trabalho investigou a influência da Literatura de Cordel, um dos símbolos da cultura nordestina, consagrada como a literatura popular do Brasil, no processo de construção da identidade cultural do aluno do Curso de Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão. Pesquisamos a Literatura de Cordel nas suas origens portuguesa e brasileira e tentamos expor diferenças e semelhanças entre ambas. Além disso, analisamos o Cordel como identidade cultural do povo nordestino e a ligação que pode ser estabelecida hoje com a educação, na sala de aula. A investigação foi realizada através de uma pesquisa qualitativa, que utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: questionário e entrevista (gravada em áudio) semi-estruturados. Após a análise dos dados coletados, percebemos que a Literatura de Cordel está distante de nosso alunado, tanto daquele proveniente das regiões interioranas como da região metropolitana, na suas cidades, na sua cultura e também na escola.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura de Cordelpor
dc.subjectIdentidade Culturalpor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectLiterature of Cordeleng
dc.subjectCultural Identityeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.titleLiteratura de cordel e identidade cultural: O olhar de alunos do Ensino Médio integrado ao curso de Agropecuária do IFPE Campus Vitória de Santo Antãopor
dc.title.alternativeLiterature of Cordel and cultural identity: A view about of the students of the High School integrated in the agropecuary course of the of the IFPE - Vitória de Santo Antão’s Campus.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work‟s main objective is to observe the way of Literature of Cordel, symbol of the northeastern Brazilian culture, been seen as the popular literature of Brazil, is presented in the cultural identity process of the student of the High School integrated in the agropecuary course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - Vitória de Santo Antão‟s Campus. For this, we researched in Portuguese and Brazilian origins of Literature of Cordel and we tried to expose some differences and similarities between them. In addition, we analyzed Cordel as cultural identity of people of the Northeast and establishing liaison with education today, in the classroom. The investigation was executed through a qualitative research, whose data collect asked the following methods: semi-structured questionnaires and interviews (recorded in audio) with the participants. After the analysis of the collected data, we perceived that Literature of Cordel is distant from our student body, from the interior regions of the states as those from the metropolitan region, in their cities, in their culture and also in school.eng
dc.contributor.advisor1Lino, Lucilia Augusta
dc.contributor.advisor1ID582.372.167-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864986517265595por
dc.contributor.referee1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.referee2Pinto, Maria Isaura Rodrigues
dc.creator.ID032.202.944-57por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4784438786367254por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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