Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12334
Tipo do documento: Dissertação
Title: Um estudo sobre os blogs educacionais no Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio
Other Titles: A study of the educational blogs at the Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio.
Authors: Limas, Jéferson Mendonça de
Orientador(a): Berenblum, Andrea Sonia
Primeiro membro da banca: Gouvêa, Fernando Cesar Ferreira
Segundo membro da banca: Leite Filho, Aristeo
Keywords: Educação Agrícola;blogs educacionais;comunicação;Agricultural Education;educational blogs;communication
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 4-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LIMAS, Jéferson Mendonça de. Um Estudo sobre os Blogs Educacionais no Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: A presente pesquisa foi realizada com os professores e uma turma de cada série dos Cursos Técnicos do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio ao final do ano letivo de 2011. O principal objetivo foi verificar a visão e o envolvimento dos pesquisados na utilização de Blogs Educacionais. Os Blogs vêm sendo utilizados no IFC – Campus Sombrio desde o início do ano letivo de 2010, sendo voluntária a participação dos professores no projeto. Durante o ano de 2011 se realizou um levantamento sobre os blogs educacionais disponíveis com a intensão de verificar a frequência e as formas de utilização destes no decorrer do ano letivo. Foi, ademais, enviando um questionário com perguntas abertas e fechadas para todos os professores das turmas envolvidas na pesquisa, sendo o mesmo respondido apenas por 41% deles. Ao mesmo tempo, foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado aos alunos dessas turmas, respondido por 100 alunos para verificar a opinião deles sobre o uso dos blogs educacionais. A pesquisa mostrou uma baixa utilização dos blogs por parte de professores e em consequência pelos alunos também, tendo como principal motivo apontado pelos professores a falta de tempo para inserção de conteúdos nos blogs educacionais. Já os alunos destacaram a falta de incentivo dos professores para utilização da ferramenta. Apesar de suas considerações nesta pesquisa, para os professores os blogs educacionais, em sua visão, podem contribuir para uma melhora na comunicação extraclasse entre professores e alunos. O método de deixar os professores livres na utilização dos blogs educacionais permitiu a pesquisa demonstrar o que realmente acontece dentro de um ambiente de aplicação de tecnologias de informação e comunicação na educação demonstrando que não são todos os professores que estão dispostos a enfrentar novos desafios.
Abstract: The presentsurvey was conductedwith teachersanda class ofeach seriesof theTechnical Coursesof Instituto FederalCatarinense-CampusSombrioat the end of2011 school year. The main purposewas to checkthe visionand the involvementof those surveyedin usingEducationalBlogs. The Blogsare been usedinIFC-CampusSombriosince theschool year2010,beingvoluntarythe participation of teachersin the project. Duringthe year 2011a surveywas heldon theeducationalblogsthat are availablewith the intention ofcheck the frequencyand ways touseof theseduring theschool year.It was, moreover, by sendinga questionnairewithopen and closed questionsfor all the teachersof the classesinvolvedin the survey, and itrespondedby only41%of them. At the same time was prepared andapplied asemi-structured questionnaireto thestudents of thoseclasses, answered by100 studentsto checkfor their opinionabout usingeducationalblogs. The survey showeda lowuse of theblogsby teachersandalsoby studentsin consequence, the main motive pointedby the professorsto lack of timefor insertion ofeducationalcontentinblogs. Alreadythe studentsemphasized thelack of encouragementof the teacherstousethe tool.Despite theirconsiderationsin this researchfor the teacherseducationalblogs, inyour view, may contribute toan improvement inextracurricularcommunicationbetween professors and students. The methodof leavingthe teachersfreeuse of theblogsin theeducationalsurveyhas allowedtoshowwhat reallyhappenswithin an environmentof application ofinformation and communicationtechnologiesin educationby demonstrating thatnot allteacherswho are willing toface newchallenges.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12334
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Jéferson Mendonça de Limas.pdf2013 - Jéferson Mendonça de Limas6.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.