Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Miguel Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:48Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:48Z-
dc.date.issued2008-01-23
dc.identifier.citationALMEIDA, Miguel Rodrigues de. Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12328-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar a prática docente e sua relação com o fenômeno da evasão escolar na modalidade de ensino EJA Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de Senhor do Bonfim-BA. O elevado índice de abandono escolar vem sistematicamente favorecendo e ampliando o processo de exclusão social, acirrado pela globalização e pelo modelo neoliberal e capitalista em nosso país. A EJA atende aos jovens e adultos pertencentes às camadas populares, clientela excluída sob os aspectos socioeconômico e cultural em nossa sociedade contemporânea, historicamente marcada por profundas desigualdades sociais. Evadidos da escola, agrava-se sobremaneira a condição de excluídos, não exercendo o seu direito de permanecer e progredir na educação formal, oferecida pelas instituições públicas de ensino. Diante desse contexto, surgiu nossa preocupação e o motivo principal desta pesquisa, fazendo uma correlação entre a prática docente e a evasão escolar, pois o fazer pedagógico tem grande significado no processo de construção do conhecimento e, sobretudo, na formação educacional do cidadão, podendo contribuir (ou não) para a permanência do aluno na escola. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da pesquisa etnográfica de natureza qualitativa descritiva, denominada estudo de caso , no campo empírico representado por professores, alunos e diretores de 02 (duas) escolas da rede municipal do ensino fundamental noturno (1ª à 8ª séries). Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação em classe, entrevistas, narrativas, questionários semiestruturados e análise documental. Os resultados apontam para uma prática docente diretiva, bancária e pouco reflexiva, que não contribui para minimizar o elevado índice de evasão escolar.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducation of youths and adultseng
dc.subjectformation of the educatoreng
dc.subjectschool evasion and social exclusioneng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjecteducação de jovens e adultospor
dc.subjectformação do educadorpor
dc.subjectevasão escolar e exclusão Socialpor
dc.subjectEducação Agrícola.por
dc.titleEducação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study has as the objective to investigate the educational practice and its relationship with the phenomenon of the school evasion in the teaching modality EJA - Education of Youths and Adults, in the municipal net of Senhor do Bonfim-BA. The high number of school abandonment is systematically favoring and enlarging the process of social exclusion, due to the globalization and the neoliberal and capitalist model in our country. EJA assists the youths and adults belonging to the popular layers, students excluded under the socioeconomic and cultural aspects in our contemporary society, historically "marked" by deep social inequalities. Avoided of the school, it becomes worse the condition excessively of having excluded, not exercising to right of staying and progressing in the formal education, offered by the public teaching institutions. Before that context, it appeared to our concern that the main reason of this research, making a correlation between the educational practice and the school evasion, because the pedagogic work has great meaning in the process of construction of the knowledge and, above all, in the citizen's educational formation, could contribute (or no) for the student's permanence in the school. The methodological approach was based in the ethnographic principles of descriptive and qualitative nature, denominated study of case , in the empiric field acted by teachers, students and directors of 02 (two) schools of the municipal net night fundamental teaching at night (from 1st to 8th grades). The following instruments were used in the research: observation in class, interviews, narratives, semi-structured questionnaires and documental analysis. The results point for a directive educational practice, deposit and little reflexive, that doesn't contribute to minimize the high level of school Evasion. .eng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Lana Claudia de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1ID013.981.117-67por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5084376565424146por
dc.creator.ID744.811.267-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6906478461211698por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55804/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/84
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Miguel Rodrigues de Almeida.pdf: 2494593 bytes, checksum: cbaf8586825a4d63533f824e8e208ee6 (MD5) Previous issue date: 2008-01-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Miguel Rodrigues de Almeida.pdfDocumento principal2.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.