Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12324
Tipo do documento: Dissertação
Title: Diagnóstico das Ações dos Egressos da EAFC na Atividade Suinícola nos Assentamentos Rurais do Nordeste Paraense
Other Titles: Diagnosis of EAFC students’ action in swine activity in rural settlements in the northeast of Pará
Authors: Araújo, Francisco Edinaldo Feitosa
Orientador(a): Vieira, Antonio Assis
Primeiro membro da banca: Vieira, Antonio Assis
Segundo membro da banca: Santos, Gabriel de Araújo
Terceiro membro da banca: Chiquieri, Julien
Keywords: Familiar agriculture;rural settlements;farming education;swine activity teaching;teaching methodology;Agricultura familiar;assentamentos rurais;educação agrícola;ensino de suinocultura;metodologia de ensino
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Sep-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ARAÚJO, Francisco Edinaldo Feitosa. Diagnóstico das Ações dos Egressos da EAFC na Atividade Suinícola nos Assentamentos Rurais do Nordeste Paraense. 2010. 69f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada com os egressos do curso técnico em agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, Pará — EAFC —, que atuam em assentamentos da reforma agrária no Nordeste Paraense, tendo como objetivos: diagnosticar a ação dos egressos da EAFC sobre a suinocultura praticada nestes assentamentos; analisar a concepção norteadora do processo formativo dos cursos técnicos com ênfase na suinocultura; identificar se a atuação dos egressos da EAFC favorece a difusão de conhecimentos na atividade suinícola nos assentamentos da reforma agrária. Elegeu-se o estudo de caso, no escopo da pesquisa qualitativa, como o enfoque mais adequado ao processo investigativo, recorrendo-se, como procedimentos, aplicação de questionário e entrevista, bem como a análise documental, fundamental para o processo. A documentação temática foi organizada, sobretudo, a partir de pesquisa na internet, em sítios especializados na discussão do desenvolvimento rural. A pesquisa bibliográfica priorizou a consulta de livros e/ou trabalhos acadêmicos como Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado relacionados ao tema. O estudo de fichas de acompanhamento e controle técnico das unidades familiares, relatórios, se constituíram, nesse processo, também em importantes recursos de análise. A formação dos egressos foi analisada a partir de três elementos principais: o nível de ensino, de formação, o tempo de formado como Técnico Agropecuário e a qualificação profissional, em termos de formação continuada. Os egressos da EAFC com atividade de assistência técnica em suinocultura nos Assentamentos Rurais do Nordeste Paraense detêm a informação sobre a atividade da suinocultura desconectada da realidade da agricultura familiar, havendo a necessidade de ressignificação do currículo, de repensar os espaços pedagógicos dos setores de pesquisa e produção, bem como também fazê-lo com o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This research was conducted with the students from the technical course in agriculture Agrotechnical Federal School in Castanhal, Pará - EAFC - who work in agrarian reform settlements in Northeast of Pará, they have as objectives: to diagnose the action of the EAFC students about the swine practiced in these settlements, to analyze the guideline for the training process of technical courses with emphasis on swine, identify whether the performance of EAFC students favors the dissemination of knowledge in swine activity in agrarian reform settlements. Its was chosen a case study, in the scope of qualitative research, as the most appropriate approach to the investigative process, by reference, it was used questionnaires and interviews, as well as document analysis, fundamental to the process. The documentation issue was organized mainly from research on the Internet at specialized sites in the discussion of rural development. The bibliographical research has prioritized the reading of books and/or academic papers and doctoral theses and Master’s dissertations related to the topic. The study of monitoring reports, technical control of the family units and reports were used in the process as important analysis resources. The students’ training was analyzed based on three main elements: the level of education, the training, the time formed as Agricultural Technician and the professional qualification, in terms of continuous education. The EAFC students with service activity in pig farming in the rural settlements in Northeast of Pará hold information on the swine activity disconnected from the reality of family farming, so it is necessary to reframe the curriculum, to rethink the teaching spaces of research and production sectors, as well as the teaching and learning process.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12324
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Francisco Edinaldo Feitosa Araujo.pdfDocumento principal1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.