Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Taliana Pereira de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:38Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:38Z-
dc.date.issued2013-09-23
dc.identifier.citationSOUZA, Taliana Pereira de. Os caminhos do ensino profissional: uma análise do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio em Novo Paraíso - RR. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12321-
dc.description.abstractEssa pesquisa parte da preocupação das perspectivas dos atores envolvidos no processo educacional do IFRR-CNP quanto às dificuldades e avanços do desenvolvimento do Curso Técnico Agrícola Integrado ao Ensino Médio. Com o advento da expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica temos mais discentes tendo a formação integrada do Ensino Médio com o curso técnico. Diante disso, problematiza-se a expansão da Rede Federal dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia considerando que esta tem oportunizado a oferta de vagas de educação profissional para uma parcela da população que antes era alijada de uma educação com qualidade. A presente pesquisa objetivou investigar as visões dos discentes, docentes e gestores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio acerca do desenvolvimento do curso e do seu possível papel no desenvolvimento socioeconômico da região onde se localiza a instituição. A pesquisa verificou a profícua contribuição do curso tanto para o desenvolvimento pessoal dos alunos como para o da região com a oferta de uma educação de qualidade.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEnsino Médio Integradopor
dc.subjectTécnico em Agropecuáriapor
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectIntegrate High Schooleng
dc.subjectAgriculture Technicianeng
dc.titleOs caminhos do ensino profissional: uma análise do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio em Novo Paraíso – RRpor
dc.title.alternativeParths of professional education: a review of technical progress in agriculture integrated school in New Paradise-RReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis part of the research concerns the perspectives of the actors involved in the process educational IFRR-CNP about the difficulties and advances the development of the Integrated Agricultural Technical Course to High School. With the advent of expansion of the Federal Network of Vocational Technology we have more students taking integrated training of high school Education with a technical course. Thefore, discusses the expansion taking integrated training of Federal Network of Federal Education, Science and Technology has oportunized considering that the openings of professional education for a portion of the population that was previously deprevide from quality education. Present research aimed to investigate the views of students, teachers and mangers of Technical Course in a Integrated the high School about the development of the course and its possible role in socio-economic development of the region where the institution is located. The survey found a fruitful contribution of course both for the personal development of the students as to the region with the provision of a quality education.eng
dc.contributor.advisor1Andrade, Flávio Anicio
dc.contributor.advisor1ID002.797.087-69por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8429084870602622por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Senra, Alvaro de Oliveira
dc.creator.ID785.737.502-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234444477036503por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANTONIAZZI, Maria Regina Filgueiras; LEAL NETO, Alberto Alves Vasconcelos. Educação profissional integrada ao ensino médio: concepção e políticas no governo Lula. Disponível em: <www.anped.org.br/reuniões/31ra/1trabalho/GT09-3976--Int.pdf.> Acesso em: 20 dez.2012. ARANTES, Emerson Clayton; SILVA, Euripedes Rosa da.Evolução de um cooperativa agropecuária em assentamento de reforma agrária no estado de Roraima. Disponível em:<revista.ufrr.br/index.php/adminrr>. Acesso em: 27 jun. 2013. BARNI, Paulo Eduardo; FEARNSIDE, Philip Martin; GRAÇA, Paulo Maurício L. de A. Desmatamento no sul do Estado de Roraima: padrões de distribuição em função de projetos de assentamento do INCRA e da distância das principais rodovias (BR 174 e BR-210).Acta Amazônica, v.42, n. 2, 2012:xxx-xxx. Disponível em: <http://www.academia.edu/1185996/Desmatamento_no_Sul_do_Estado_de_Roraima_padroes_de_distribuicao_em_funcao_de_Projetos_de_Assentamento_do_INCRA_e_da_distancia_das_principais_rodovias_BR-174_e_BR-210>. Acesso em: 10 jun. 2013. BERNADIM, Márcio Luiz. Educação e trabalho na perspectiva de egressos do ensino médio e estudantes universitários.Nuances: estudos sobre Educação,ano 19, v. 1, n.25, p.200-217,jan./abr.2013. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2168/bernardim>.Acesso em: 28 de nov.2012. BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação-PNE. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16478&Itemid=1107>. Acesso em: 20 nov.2012. CARNEIRO, Adeline; GOMES, Crisonéia. Caracterização do entorno do IFRR/Campus Novo Paraíso: diversidade e complexidade sociocultural e ambiental de uma escola da regiãoAmazônica.Disponível em: <http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/439/277>. Acesso em: 10 nov.2012. CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves. Reestruturação produtiva, reforma administrativa do estado e gestão da educação. Educ. Soc., Campinas, v.30, n.109, p.1139-1166, set./dez.2009. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 20 ago.2012. CATANI, Afrânio Mendes. A sociologia de Pierre Bourdieu: ou como um autor se torna indispensávelao nosso regime de leituras.Educ. Soc., v.23, n.78, p.57-75, abr. 2002. CÊA, Georgia Sobreira dos Santos. A reforma da educ prof. ANPED. Críatica-Anuário do GT Trabalho e Educação da Anped, 2006. Disponível em: <www.anped.org.br>. Acesso em: 13 jul. 2012. 87 CIAVATTA, Maria; RUMMERT, Sônia Maria. As implicações políticas e pedagógicas do currículo na educação de jovens e adultos integrada à formação profissional. Educ.Soc., Campinas, v.31, n.11, p.461-480, abr./jun. 2010. Disponível em:<http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 20 nov.2012. COSTA, Fábio Luciano Oliveira. O estado neoliberal e a promulgação da educação enquanto mercadoria.Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP: UFSCar, v.6, n.2, p. 413-426, nov. 2012. Disponível em: <http:/www.reveduc.ufscar.br>. Acesso: 15 fev. 2013. DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir.2. ed. São Paulo: Cortez;Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003. (“Os 4 pilares da Educação” de Jacques Delors). ENEM por escola. Disponível em:<http://sites2.uai.com.br/inforgraficos>. Acesso em: 10 dez. 2012. ESTACHESKI, Joice; OLIVEIRA,Rita de Cássia da.Educação profissional a partir dos cadernos do cárcere: em busca da compreensão.In: ANPED SUL, 9. SEMINÁRIO EM PESQUISA DA REGIÃO SUL. 2012. FERRETI, Celso João; SILVA JUNIIOR, João dos Reis. Educação profissional numa sociedade sem empregos. Cadernos de pesquisa, n. 109, mar. 2000. GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. O fio da história: a gênese da formação profissionalno Brasil. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/0904t.PDF>. Acesso em: 10 dez. 2012. GOMES, Selma Regine. O fracasso escolar: contribuições de Bordieu.Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais-UEG/UNU, Iporá,v.1. n.1, p.142-148, 2012. IBGE. Instituto Brasileira de Geografia e Estatística.Uma síntese de indicadores sociais: uma analise das condições da população brasileira 2010. Rio de Janeiro. 2010. (Estudos & pesquisas, informação democrática e socioeconômica; 27). KUENZER, Acácia Zeneida. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educ. Soc., Campinas, v.28, n.100, p.1153-1178, out.2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10 dez.2012. ___________.Ensino Médio agora é para vida: entre o pretendido, o dito e feito.Educação & Sociedade, ano 21, n. 70, abr. 2000. LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação.Porto Alegre: Artmed, 2008. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, MirzaSeabra. Educação escolar:políticas, estrutura e organização.10.ed.São Paulo: Cortez, 2011. NOGUEIRA,Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA,Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf.2009>. Acesso em: 20 nov. 2012. 88 PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011. PAULA, Lucília Augusta Lino de. O movimento estudantil UFRuralRJ: memorias e exemplaridade. 2004. 317 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: <http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/1484/1/tese.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2012. PEREIRA, Isabel. Brasil. Educação Profissional.In: CALDART, R. S. et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Expressão Popular, 2012. RAMOS, Marise Nogueira. O novo ensino médio à luz de antigos princípios: trabalho, ciência e cultura. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/292/BOLTEC292C.htm>. Acesso em: 24 nov.2012. RENDIN, Ezequiel. Jovem rural em questão. Sociais e Humanas, Santa Maria, v.25. n.1, p.123-139, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/sociaisehumanas/article/view/2894>. Acesso em: 25 jul.2013. SEPLAN. Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimentode Roraima. Produto Interno Bruto Estadual e Municipal. Elaboração: Luciano Monteiro do Amaral, Milton Antonio do Nascimento. 7.ed.Boa Vista:CGEES/SEPLAN-RR, 2011. 115p. SILVA, Marilda; VALDEMARIM, Vera Tereza (Org.). Pesquisa em educação:métodos e modos de fazer.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. SOUZA, Silvana Colares Lúcio.A contribuição da educação profissional para a inserção dos alunos no mercado de trabalho da microrregião do extremo Sul Catarinense-Caso IFET Campus Sombrio. 2010. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Brasília, 2010. Disponível em:<http://repositorio.unb.br/handle/10482/9110>. Acesso em: 15 nov. 2012. TAVARES, Moacir Gubert. Evolução da rede federal de educação profissional e tecnológica: as etapas históricas da educação profissional no Brasil.Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/177/103>. Acesso em: 27 dez. 2012. TEIXEIRA, Michelle Freitas;COUTINHO, Adelaide Ferreira. Educação do campo: processos e desafios de uma construção histórica.Ciências Humanas em Revista, São Luiz, v.7, n.2,2009. Disponível em: <http://www.nucelohumanidades.ufma.br/pastas/CHR/2009/Michelle%20Teixeirav.7.n.2.pdf>.Acesso em: 24 de nov.2012por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14476/2013%20-%20Taliana%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17484/2013%20-%20Taliana%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23738/2013%20-%20Taliana%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30212/2013%20-%20Taliana%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36546/2013%20-%20Taliana%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42900/2013%20-%20Taliana%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49250/2013%20-%20Taliana%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55784/2013%20-%20Taliana%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3475
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-04-29T19:23:58Z No. of bitstreams: 1 2013 - Taliana Pereira de Souza.pdf: 3273016 bytes, checksum: 5e989ce336b51be01dc4f2d301a40da0 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-29T19:23:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Taliana Pereira de Souza.pdf: 3273016 bytes, checksum: 5e989ce336b51be01dc4f2d301a40da0 (MD5) Previous issue date: 2013-09-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Taliana Pereira de Souza.pdf2013 - Taliana Pereira de Souza3.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.