Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12321
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os caminhos do ensino profissional: uma análise do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio em Novo Paraíso – RR
Other Titles: Parths of professional education: a review of technical progress in agriculture integrated school in New Paradise-RR
Authors: Souza, Taliana Pereira de
Orientador(a): Andrade, Flávio Anicio
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Senra, Alvaro de Oliveira
Keywords: Educação Profissional;Ensino Médio Integrado;Técnico em Agropecuária;Professional Education;Integrate High School;Agriculture Technician
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 23-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Taliana Pereira de. Os caminhos do ensino profissional: uma análise do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio em Novo Paraíso - RR. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: Essa pesquisa parte da preocupação das perspectivas dos atores envolvidos no processo educacional do IFRR-CNP quanto às dificuldades e avanços do desenvolvimento do Curso Técnico Agrícola Integrado ao Ensino Médio. Com o advento da expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica temos mais discentes tendo a formação integrada do Ensino Médio com o curso técnico. Diante disso, problematiza-se a expansão da Rede Federal dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia considerando que esta tem oportunizado a oferta de vagas de educação profissional para uma parcela da população que antes era alijada de uma educação com qualidade. A presente pesquisa objetivou investigar as visões dos discentes, docentes e gestores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio acerca do desenvolvimento do curso e do seu possível papel no desenvolvimento socioeconômico da região onde se localiza a instituição. A pesquisa verificou a profícua contribuição do curso tanto para o desenvolvimento pessoal dos alunos como para o da região com a oferta de uma educação de qualidade.
Abstract: This part of the research concerns the perspectives of the actors involved in the process educational IFRR-CNP about the difficulties and advances the development of the Integrated Agricultural Technical Course to High School. With the advent of expansion of the Federal Network of Vocational Technology we have more students taking integrated training of high school Education with a technical course. Thefore, discusses the expansion taking integrated training of Federal Network of Federal Education, Science and Technology has oportunized considering that the openings of professional education for a portion of the population that was previously deprevide from quality education. Present research aimed to investigate the views of students, teachers and mangers of Technical Course in a Integrated the high School about the development of the course and its possible role in socio-economic development of the region where the institution is located. The survey found a fruitful contribution of course both for the personal development of the students as to the region with the provision of a quality education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12321
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Taliana Pereira de Souza.pdf2013 - Taliana Pereira de Souza3.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.