Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12312
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação didático-pedagógico do professor do Ensino Técnico: programa especial de formação pedagógica
Other Titles: Didactic-pedagogic formation ofteacher's Technical Teaching: special programs of pedagogic formation
Authors: Prates, Roberta Vecchi
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro membro da banca: Santos, Gabriel de Araújo
Segundo membro da banca: Valle, Bertha de Borjas Reis do
Terceiro membro da banca: Costa, Marly de Abreu
Keywords: Formação docente;Educação Profissional;Prática Pedagógica;Educational formation;Professional Education;Pedagogic practice
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Dec-2005
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PRATES, Roberta Vecchi. A formação didático-pedagógico do professor do ensino técnico: programa especial de formação pedagógica. 2005. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2005.
Abstract: O trabalho proposto nesta dissertação visa fazer um estudo da atuação pedagógica do docente do ensino técnico, antes e depois de cursar o Programa Especial de Formação Pedagógica. Este Programa é um curso de caráter emergencial, de extensão da graduação, oferecido a bacharéis, instituído pela Resolução n.º 02/97, o qual propõe licenciar profissionais de área técnica para atuar na prática docente do ensino fundamental e médio. Procurou-se organiz.ar o trabalho da seguinte maneira: primeiramente analisa-se as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, bem como as transformações na política educacional do país, através dos órgãos e leis da educação. Em decorrência disto, fez-se um perfil do profissional que se pretende formar, estabelecendo-se novos princípios educativos, centrados numa pedagogia que propicie ao docente uma boa atuação na prática educativa.Num segundo momento aborda-se o ensino tecnicista, que propicia a formação puramente técnica, ,na qual se alicerça o docente do ensino técnico. Num terceiro momento analisa-se as Leis e Resoluções que criam os Cursos Emergenciais de Formação e pressupostos que detectaram a necessidade de implantação dos mesmos. Visa ainda, apresentar o Programa Especial de Formação pedagógica, sua criação no CEFET-RP, sua proposta e seus objetivos; avalia-se a importância do Programa, onde se faz necessário à formação pedagógica para docentes de disciplinas técnicas. Em nossa prática de investigação propomos questionários para professores-alunos do Programa, bem como questionários para supervisores pedagógicos, que objetivam diagnosticar a prática do docente antes de entrar no curso e após a saída do mesmo. Finalmente constata-se a fundamental relevância dos Cursos Especiais de Formação, levanta-se dificuldades e vantagens que eles proporcionam, objetivando ressaltar a importância do constante aprimoramento profissional do docente em sua prática-pedagógica.
Abstract: The work proposed in this dissertation seeks to do a study of the teacher's technical teaching pedagogic performance, before and after studying the Special Program of Pedagogic Formation. This Program is a course of character urgent, of graduation extension, offered to bachelors, instituted by the Resolution n. 0 02/97, which intends to license professionals of technical area to act in practice teacher of the middle and high school. . lt was triai to organize the work in the following way: firstly it is analyzed the changes happened in the world of the work, as well as the transformations in the education politics of the country, through the education organs and laws. Doe to this, it was made a professional' s profile that she intend to form, settling down new educational beginnings, centeroo in a pedagogy that propitiates the teacher a good performance in the practices educational. ln the second moment the teaching technician is approached, that propitiates the formation purely technique, in the which the teacher of the technical teaching is found. ln a third moment it is analyzed the Laws and Resolutions that create the Course Emergencies of Formation and implioo that detected the neoo of implantation of the same ones. It still seeks, to present the Special Program of Pedagogic Formation, its creation in CEFET-RP, its proposal and their objectives; the importance of the Program is evaluated, where it is done necessary to the pedagogic formation for teachers of technical disciplines. ln our investigation practice we propose questionnaires for teacher-students of the program, as well as questionnaires for pedagogic supervisors, that aim at to diagnose the teacher's practice before entering and leaving the course. Finally the fundamental relevance of the Special Courses of Formation is verified, it gets up difficulties and advantages they provide, aiming at to emphasize the importance of the teacher's constant professional improvement in bis practice-pedagogic.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12312
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005 - Roberta Vecchi Prates.pdf7.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.