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Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise da formação de alunos do curso agronomia do IFMT- Campus Campo Novo do Parecis: um estudo de caso sobre a interface com a Agroecologia
Other Titles: Analysis of agronomy students` formation in IFMT- Campus Campo Novo does Parecis: a case study on the interface with the Agroecology
Authors: Campos, Arnaldo Gonçalves de
Orientador(a): Sanchez, Sandra Barros
Primeiro coorientador: Albino, Sirlei de Fátima
Primeiro membro da banca: Vasconcellos, Marco Antonio da Silva
Segundo membro da banca: Rangel, Mary
Keywords: Ensino agrícola;Curso de agronomia;Agroecologia;Agricultural education;Agronomy Course;Agroecology
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 22-May-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CAMPOS, Arnaldo Gonçalves de. Análise da formação de alunos do curso agronomia do IFMT- Campus Campo Novo do Parecis: um estudo de caso sobre a interface com a Agroecologia. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: A grande maioria das instituições de ensino agrícola, no Brasil, tem formado profissionais com um perfil fortemente vinculado aos princípios da agricultura industrial, que é alicerçada na agroquímica, na mecânica agrícola, na biotecnologia e no uso de energia não renovável. Entretanto, esse modelo tem sido amplamente questionado, tendo em vista o fato de ele ter seu foco na maximização de lucros, restringindo as dimensões sociais, éticas, culturais, bem como as questões ambientais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a formação de acadêmicos do curso de agronomia do IFMT – Campus Campo Novo do Parecis e sua interface com a Agroecologia, buscando identificar as percepções do tema para a vida profissional. A pesquisa foi desenvolvida de julho a dezembro de 2011. Inicialmente, os dados sobre a origem e perfil vocacional foram coletados em 24 alunos do 6º semestre. A metodologia utilizada foi o “Grupo de Estudos”, com atividades alternadas entre discussões teóricas e experiências de campo sobre o tema Agroecologia. Após um convite a turma, o ingresso dos alunos aconteceu por adesão voluntária, sendo o grupo constituído por cinco deles que participaram de todas as etapas da pesquisa. Para as discussões teóricas, o grupo de estudos se reunia em sala de aula uma vez por semana. As atividades de campo, por sua vez, foram realizadas em área experimental, com diversas ações de base agroecológica. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: a) análise documental (plano de curso e matriz curricular); b) questionário; c) entrevista; e d) observação participante. O tipo de investigação adotada foi exploratória, descritiva e explicativa com uma abordagem que mescla os métodos quantitativos e qualitativos. Como estratégia de pesquisa, foi adotada o estudo de caso. Os resultados revelaram que a maioria dos pesquisados possui vínculo com o meio agrário, e que todos já tinham uma vaga noção sobre a Agroecologia. Entretanto, na maioria dos casos, essas concepções não eram bem definidas, chegando até mesmo a serem distorcidas. A experiência no grupo de estudos despertou a motivação dos alunos pela proposta agroecológica, tanto nas atividades teóricas como nas práticas de campo, ficando claro que houve uma boa aceitação da Agroecologia enquanto disciplina. Os indícios da incorporação desses conhecimentos foram constatados por relatos e observações sobre a atitude desses alunos no ambiente escolar e na comunidade ao entorno. Quanto à percepção da experiência para a sua formação profissional, a possibilidade de aliar “o aumento da produtividade à sustentabilidade”, foi apontada pelos alunos como um dos principais desafios para a agricultura do futuro. Evidenciou-se ainda a falta de conhecimentos para o enfrentamento desses desafios, e que os saberes agronômicos pertinentes à Agroecologia apresentam-se como lacunas na formação destes graduandos.
Abstract: In Brazil, the vast majority of agricultural education institutions has trained professionals framed into the principles of industrial agriculture, based in agrochemicals, mechanized agriculture, biotechnology and the use of non-renewable energy. However, this pattern has been widely questioned, considering the fact that it is focused on profit maximization, restricting social, ethical, cultural and environmental issues. In this context, this study aimed to analyze IFMT - Campus Campo Novo do Parecis agronomy students` formation and its interface with Agroecology, searching to identify the perceptions of such subject in their professional life. The research was conducted from July to December 2011. Initially, data about origin and vocational profile were collected on 24 students of 6th semester. We used "Study Group" methodology, alternating activities from theoretical discussions to field experiences about Agroecology theme. Students enrollment happened voluntary, after an invitation to the class. The group was consisted of five students who participated in all stages of research. The study group met once a week in the classroom for theoretical discussions. In addition, field activities based in agroecology were conducted in the experimental area. The instruments used to collect data were: a) document analysis (school program and curriculum) b) questionnaire c) interview and d) participant observation. The research type used was exploratory, descriptive and explanatory combining quantitative and qualitative approach. The research design adopted was case study. The results showed that the majority of students are connected with the agrarian environment, and all of them had a vague notion about Agroecology. However, in most cases, these concepts were not well defined, reaching even to be distorted. The experience in the study group encourages students about agroecological proposal, both in theoretical activities and the field practices. It makes clear that there was a good acceptance of agroecology as a discipline. Evidences of such knowledge incorporation were verified by reports and behavioral observation in school environment and surrounding community. Regarding the experience perception as professional training, the possibility of combining "increased productivity to sustainability", was appointed by the students as one of the main challenges for agriculture in the future. It was also evident the lack of knowledge to face these challenges, and that the relevant agronomy knowledge about Agroecology appear as gaps in the training of these graduates.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12309
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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