Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12308
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dc.contributor.authorBortolini, Sirlei
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:25Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:25Z-
dc.date.issued2012-09-13
dc.identifier.citationBORTOLINI, Sirlei. Desafios e estratégias para tornar o IFRS - Câmpus Bento Gonçalves uma escola inclusiva. 2012. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12308-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta a investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves (IFRS – Câmpus BG) com o propósito de levantar as condições de acessibilidade física e atitudinais propiciadas aos alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) incluídos nessa instituição. Este trabalho apresenta a discussão sobre a Educação Inclusiva, a evolução histórica do atendimento às pessoas com deficiência e o processo de superação da exclusão social e da segregação sofrida pelas pessoas consideradas ‘diferentes’ do padrão de normalidade estabelecido. As políticas educacionais brasileiras, seguindo as orientações advindas dos organismos internacionais, apontam para a adoção de uma educação inclusiva, impactando a educação profissional no país. Nesse sentido, investigamos as ações em curso no IFRS, contemplando as metas e ações do Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional com o propósito de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no IFRS - Câmpus BG, focalizando o acesso, permanência e a saída com sucesso dos alunos com NEEs. O referencial teórico utilizado nos ajuda a analisar as políticas voltadas para a inclusão escolar das instituições de ensino regular, sua evolução, a resistência a esse processo e estratégias para favorecer a inclusão nas instituições da rede federal de educação profissional. Esta investigação envolveu gestores, professores, servidores técnicoadministrativos e alunos com NEEs analisando as demandas e necessidades de estudantes, técnicos e professores, assim como de mudanças no ambiente, para a efetivação de uma instituição inclusiva. A metodologia empregada apresenta uma abordagem qualitativa dos dados obtidos pela aplicação de questionários e entrevistas e análise documental. Nossas conclusões apontam para a constatação de que a inclusão escolar na instituição investigada é um processo em curso, e apesar das dificuldades e entraves, uma série de mudanças vem ocorrendo, favorecendo a proposta inclusiva e sua aceitação entre o corpo docente e discente. A criação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne/BG) dentro do Programa TEC NEP é fundamental para facilitar o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes com necessidades educacionais especiais, promovendo a inclusão dos mesmos no IFRS - Câmpus BG.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.subjectEstratégias de Inclusãopor
dc.subjectAlunos com Necessidades Especiaispor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectSchool Inclusioneng
dc.subjectInclusion Strategieseng
dc.subjectSpecial Needs Students’seng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.titleDesafios e estratégias para tornar o IFRS - Câmpus Bento Gonçalves uma escola inclusivapor
dc.title.alternativeChallenges and strategies to make IFRS - Campus Bento Gonçalves an inclusive schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis thesis sets forth an investigation held on Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Federal Institute for Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul State) - Campus Bento Gonçalves (IFRS – Câmpus BG) with the purpose of bringing up the conditions of physical and attitudinal accessibility offered to the students with special educational needs that are included in this institution. This paper presents a discussion about Inclusive Education, the historical evolution of the servicing to the people with impairments and the process of overcoming the social exclusion and the segregation suffered by the people considered 'different' of the established standard of normality. The Brazilian educational policies following the guidelines coming from the international organizations point to the adoption of an inclusive education, impacting professional education in the country. In this sense, we investigated the current actions on IFRS, contemplating the goals and actions of the Institutional Development Plan and the Institutional Pedagogical Project in order to acknowledge and evaluate the process of academic inclusion on IFRS – Campus BG focusing on providing access, retention and successful exit of the students with special needs.The theoretical reference serves as a guide to the analysis of the policies for inclusive education in the regular education institutions, its evolution, the resistance to this process and the strategies to promote the inclusion in the federal institutions of professional education. This research involved managers, teachers, technical and administrative staff and students with special needs aiming to analise the demands and needs of the students, technicians and teachers, as well as changes on the environment for the achievement of an inclusive institution. The methodology used sets forth a qualitative approach to the data obtained by the application of questionnaires and interviews and documental analysis. Our findings point to the fact that academic inclusion in the investigated institution is an ongoing process and despite the difficulties and obstacles, some changes have occurred, favoring the inclusive proposal and its acceptance among the faculty and students. The creation of Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - Napne/BG (Center for Assistance of People with Special Needs) within the TEC NEP Program is essential to facilitate access, permanency and academic success of the students with special educational needs, promoting their inclusion in the IFRS Campus BG.eng
dc.contributor.advisor1Paula, Lucília Augusta Lino de
dc.contributor.advisor1ID582.371.167-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864986517265595por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Hora, Dayse Martins
dc.creator.ID325436824072por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3032533897913837por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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