Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12293
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dc.contributor.authorFerreira, Ana Carla Gujanwski
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:10Z-
dc.date.issued2015-09-03
dc.identifier.citationFerreira, Ana Carla Gujanwski. O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem: Influência na prática pedagógica dos professores da educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES. 2015. [71 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12293-
dc.description.abstractO presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa Educação e Gestão no Ensino Agrícola, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa tendo como objetivo geral investigar a influência dos conteúdos da Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem na prática pedagógica dos professores da Educação Profissional. Partiu-se da revisão da literatura relativa às Políticas Públicas de Avaliação Externa e a prática pedagógica docente que se estendeu até o final da investigação, com a qual se objetivou analisar os impactos do Enem para o ensino médio no Brasil identificando pontos positivos e negativos desta política educacional. Na sequência, realizou-se uma entrevista semiestruturada para a coleta dos dados de campo, com 07 (sete) professores das disciplinas de Formação Técnica do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo Campus Santa Teresa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes. As entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo, por meio da técnica de análise categorial, conforme Bardin (2011). Finalmente, para aprofundar o conhecimento sobre as questões curriculares, procederam-se consultas a projetos pedagógicos, planos de ensino e avaliações realizadas para identificar os saberes mobilizados pelos professores da Formação Técnica do Curso pesquisado frente às competências e habilidades avaliadas pelo Enempor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Públicas de Avaliação Externapor
dc.subjectEnempor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectPublic Policies of External Evaluationeng
dc.subjectEnemeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.titleO Exame Nacional do Ensino Médio - Enem: Influência na Prática Pedagógica dos Professores da Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFESpor
dc.title.alternativeThe National High School Exam - Enem: Influence on the Pedagogical Practice of the Professional Education Teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espirito Santo – IFESpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work is bound to the research line Education and Management in Agricultural Teaching, from the Graduate Program in Agricultural Education (PPGEA) of the Rural Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ). The research was developed on a qualitative perspective having as general purpose to investigate the influence of the contents of the Reference Matrix of the National High School Exam – ENEM on the pedagogical practice of the Professional Education teachers. The starting point was the literature review of the Public Policies of External Evaluation and the teaching pedagogical practice that continued until the end of the investigation, with which aimed to analyze the impacts of Enem to high school in Brazil identifying positive and negative points of this educational policy. In sequence, a semi-structured interview for the collection of field data was held, with 07 (seven) teachers from the Technical Training disciplines of the Technical Course in Environment Integrated to High School offered by the Santa Teresa Campus from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espirito Santo – Ifes. The interviews were submitted to a categorical analysis, according to Bardin (2011). Finally, to deepen the knowledge about the curricular issues, consultations to educational projects, teaching plans and evaluations were held up to identify the knowledge mobilized by teachers from the Technical Training of the Course research based on the competencies and skills evaluated by Enemeng
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.advisor1ID73951455772por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2Feitosa, André Elias Fidelis
dc.creator.ID89355318715por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278777991914526por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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