Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12293
Tipo do documento: Dissertação
Title: O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem: Influência na Prática Pedagógica dos Professores da Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
Other Titles: The National High School Exam - Enem: Influence on the Pedagogical Practice of the Professional Education Teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espirito Santo – IFES
Authors: Ferreira, Ana Carla Gujanwski
Orientador(a): Souza, Nádia Maria Pereira de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Segundo membro da banca: Feitosa, André Elias Fidelis
Keywords: Políticas Públicas de Avaliação Externa;Enem;Educação Profissional;Prática Pedagógica;Public Policies of External Evaluation;Enem;Professional Education;Teaching Practice
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 3-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Ferreira, Ana Carla Gujanwski. O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem: Influência na prática pedagógica dos professores da educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES. 2015. [71 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa Educação e Gestão no Ensino Agrícola, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa tendo como objetivo geral investigar a influência dos conteúdos da Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem na prática pedagógica dos professores da Educação Profissional. Partiu-se da revisão da literatura relativa às Políticas Públicas de Avaliação Externa e a prática pedagógica docente que se estendeu até o final da investigação, com a qual se objetivou analisar os impactos do Enem para o ensino médio no Brasil identificando pontos positivos e negativos desta política educacional. Na sequência, realizou-se uma entrevista semiestruturada para a coleta dos dados de campo, com 07 (sete) professores das disciplinas de Formação Técnica do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo Campus Santa Teresa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes. As entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo, por meio da técnica de análise categorial, conforme Bardin (2011). Finalmente, para aprofundar o conhecimento sobre as questões curriculares, procederam-se consultas a projetos pedagógicos, planos de ensino e avaliações realizadas para identificar os saberes mobilizados pelos professores da Formação Técnica do Curso pesquisado frente às competências e habilidades avaliadas pelo Enem
Abstract: The present work is bound to the research line Education and Management in Agricultural Teaching, from the Graduate Program in Agricultural Education (PPGEA) of the Rural Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ). The research was developed on a qualitative perspective having as general purpose to investigate the influence of the contents of the Reference Matrix of the National High School Exam – ENEM on the pedagogical practice of the Professional Education teachers. The starting point was the literature review of the Public Policies of External Evaluation and the teaching pedagogical practice that continued until the end of the investigation, with which aimed to analyze the impacts of Enem to high school in Brazil identifying positive and negative points of this educational policy. In sequence, a semi-structured interview for the collection of field data was held, with 07 (seven) teachers from the Technical Training disciplines of the Technical Course in Environment Integrated to High School offered by the Santa Teresa Campus from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espirito Santo – Ifes. The interviews were submitted to a categorical analysis, according to Bardin (2011). Finally, to deepen the knowledge about the curricular issues, consultations to educational projects, teaching plans and evaluations were held up to identify the knowledge mobilized by teachers from the Technical Training of the Course research based on the competencies and skills evaluated by Enem
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12293
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Ana Carla Gujanwski Ferreira.pdfAna Carla Gujanwski Ferreira1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.