Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Miriam Aparecida Orloski de Castro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:05Z-
dc.date.issued2014-08-18
dc.identifier.citationPEREIRA, Miriam Aparecida Orloski de Castro. Percepção de ambiente e educação ambiental: diagnosticando as concepções dos alunos do campus Colorado do Oeste - Instituto Federal de Rondônia. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12288-
dc.description.abstractHá alguns anos, as ações para a sobrevivência do planeta vêm sendo discutidas em todo o mundo e desde a elaboração da Carta de Belgrado, em 1975, é dado destaque à importância da Educação Ambiental como essencial para o combate da crise ambiental no mundo. Alguns autores vêm debatendo sobre os diversos aspectos que a Educação Ambiental pode assumir, sendo dado destaque à Educação Ambiental com caráter crítico e emancipatório do indivíduo. Esta Dissertação buscou realizar um diagnóstico da percepção de ambiente e de educação ambiental dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste. A pesquisa desenvolvida por meio da metodologia de grupo focal permitiu realizar a análise das respostas dos alunos a partir das categorias Meio Ambiente; Problemas Ambientais; Conservação Ambiental e Educação Ambiental. Além dos debates pautados em questões que abordaram essas quatro categorias, os alunos realizaram a construção de um mapa de conceitos a partir de suas concepções sobre a importância da Educação Ambiental. Como resultado dos debates com grupo focal e da construção do mapa de conceitos, foi possível observar que os estudantes apresentam o conceito de Meio Ambiente basicamente como espaço, como natureza intocada, além do homem ter sido destacado como maior fator de interferência nos ciclos naturais. Os resultados dessa análise de percepção ambiental podem gerar subsídios para mudanças curriculares e pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento da Educação Ambiental no Campus. Poderão também gerar informações que permitam a realização de trabalhos de integração da comunidade com a escola e de extensão sobre pontos importantes da conservação ambiental.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectGrupo focalpor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectperceptioneng
dc.subjectCritical environmental educationeng
dc.subjectFocus groupeng
dc.titlePercepção de ambiente e educação ambiental: diagnosticando as concepções dos alunos do campus Colorado do Oeste - Instituto Federal de Rondôniapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFew years ago, the actions for the survival of the planet are being discussed around the world and from the drafting of the Charter of Belgrade in 1975, is given prominence to the importance of environmental education as essential to combat the environmental crisis in the world. Some authors have debated on the various aspects that environmental education can take, with emphasis given to environmental education with critical and emancipatory character of the individual. This dissertation attempts to make an assessment of the perceived environment to the students of the Technical Course in Integrated Agricultural High School in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste Campus. The research carried out focus group conducted an analysis of student responses, the categories which discussed the themes: Environment; Environmental Problems; Environmental Conservation and Environmental Education. Apart from discussions guided by questions that addressed these four categories, the students performed the construction of a concept map from his views on the importance of environmental education. As a result of discussions with focus groups and the construction of the concept map, it was observed that the students had the concept of Environment basically like space, like pristine nature, also man have been highlighted as a major factor interference in natural cycles. The results of this analysis of environmental perception can generate grants for curricular and pedagogical changes related to the development of Environmental Education Campus. May also generate information to enable the realization of integration works with the school community and outreach on important issues of environmental preservation.eng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.advisor1ID013.981.117-67por
dc.contributor.referee1Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.referee2Carvalho, Benjamin
dc.contributor.referee3Barzano, Marco Antonio Leandro
dc.creator.ID130.984.408-99por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987906336962169por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12816/2014%20-%20Miriam%20Aparecida%20Orloski%20de%20Castro%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17322/2014%20-%20Miriam%20Aparecida%20Orloski%20de%20Castro%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23640/2014%20-%20Miriam%20Aparecida%20Orloski%20de%20Castro%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30018/2014%20-%20Miriam%20Aparecida%20Orloski%20de%20Castro%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36392/2014%20-%20Miriam%20Aparecida%20Orloski%20de%20Castro%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42770/2014%20-%20Miriam%20Aparecida%20Orloski%20de%20Castro%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49150/2014%20-%20Miriam%20Aparecida%20Orloski%20de%20Castro%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55596/2014%20-%20Miriam%20Aparecida%20Orloski%20de%20Castro%20Pereira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3303
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-02-14T14:36:22Z No. of bitstreams: 1 2014 - Miriam Aparecida Orloski de Castro Pereira.pdf: 3260119 bytes, checksum: 123326adeef895828bf39fcfaaec1aea (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-14T14:36:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Miriam Aparecida Orloski de Castro Pereira.pdf: 3260119 bytes, checksum: 123326adeef895828bf39fcfaaec1aea (MD5) Previous issue date: 2014-08-18eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Miriam Aparecida Orloski de Castro Pereira.pdfDocumento principal3.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.