Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12288
Tipo do documento: Dissertação
Title: Percepção de ambiente e educação ambiental: diagnosticando as concepções dos alunos do campus Colorado do Oeste - Instituto Federal de Rondônia
Authors: Pereira, Miriam Aparecida Orloski de Castro
Orientador(a): Fonseca, Lana Claudia de Souza
Primeiro membro da banca: Fonseca, Lana Claudia de Souza
Segundo membro da banca: Carvalho, Benjamin
Terceiro membro da banca: Barzano, Marco Antonio Leandro
Keywords: Meio ambiente;Percepção;Educação ambiental crítica;Grupo focal;Environment;perception;Critical environmental education;Focus group
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PEREIRA, Miriam Aparecida Orloski de Castro. Percepção de ambiente e educação ambiental: diagnosticando as concepções dos alunos do campus Colorado do Oeste - Instituto Federal de Rondônia. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.
Abstract: Há alguns anos, as ações para a sobrevivência do planeta vêm sendo discutidas em todo o mundo e desde a elaboração da Carta de Belgrado, em 1975, é dado destaque à importância da Educação Ambiental como essencial para o combate da crise ambiental no mundo. Alguns autores vêm debatendo sobre os diversos aspectos que a Educação Ambiental pode assumir, sendo dado destaque à Educação Ambiental com caráter crítico e emancipatório do indivíduo. Esta Dissertação buscou realizar um diagnóstico da percepção de ambiente e de educação ambiental dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste. A pesquisa desenvolvida por meio da metodologia de grupo focal permitiu realizar a análise das respostas dos alunos a partir das categorias Meio Ambiente; Problemas Ambientais; Conservação Ambiental e Educação Ambiental. Além dos debates pautados em questões que abordaram essas quatro categorias, os alunos realizaram a construção de um mapa de conceitos a partir de suas concepções sobre a importância da Educação Ambiental. Como resultado dos debates com grupo focal e da construção do mapa de conceitos, foi possível observar que os estudantes apresentam o conceito de Meio Ambiente basicamente como espaço, como natureza intocada, além do homem ter sido destacado como maior fator de interferência nos ciclos naturais. Os resultados dessa análise de percepção ambiental podem gerar subsídios para mudanças curriculares e pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento da Educação Ambiental no Campus. Poderão também gerar informações que permitam a realização de trabalhos de integração da comunidade com a escola e de extensão sobre pontos importantes da conservação ambiental.
Abstract: Few years ago, the actions for the survival of the planet are being discussed around the world and from the drafting of the Charter of Belgrade in 1975, is given prominence to the importance of environmental education as essential to combat the environmental crisis in the world. Some authors have debated on the various aspects that environmental education can take, with emphasis given to environmental education with critical and emancipatory character of the individual. This dissertation attempts to make an assessment of the perceived environment to the students of the Technical Course in Integrated Agricultural High School in Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste Campus. The research carried out focus group conducted an analysis of student responses, the categories which discussed the themes: Environment; Environmental Problems; Environmental Conservation and Environmental Education. Apart from discussions guided by questions that addressed these four categories, the students performed the construction of a concept map from his views on the importance of environmental education. As a result of discussions with focus groups and the construction of the concept map, it was observed that the students had the concept of Environment basically like space, like pristine nature, also man have been highlighted as a major factor interference in natural cycles. The results of this analysis of environmental perception can generate grants for curricular and pedagogical changes related to the development of Environmental Education Campus. May also generate information to enable the realization of integration works with the school community and outreach on important issues of environmental preservation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12288
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Miriam Aparecida Orloski de Castro Pereira.pdfDocumento principal3.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.