Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12284
Tipo do documento: Tese
Title: O uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação como Estratégia de Ensino e Integração no Ensino de Zootecnia: estudo de caso no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca-Espírito Santo
Other Titles: The Use of Information and Communication Technologies as a Teaching Strategy and Integration in Animal Science Teaching: a case study in the Integrated State Center of Rural Education Holy Spirit White-eagle.
Authors: Fernandes, Fabrício Darley Paixão
Orientador(a): Pereira, Jorge Luiz de Goes
Primeiro membro da banca: Gregório, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Rocha, Sérgio Luiz Alves da
Keywords: Tecnologia;comunicação;educação;pedagogia;conhecimento;Technology;communication;education;pedagogy;knowledge
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FERNANDES, Fabrício Darley Paixão. O uso de tecnologias de informação e de comunicação como estratégia de ensino e integração no ensino de zootecnia: estudo de caso no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca-Espírito Santo. 2015. 55 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: A sociedade atual encontra-se no cenário de rápidas mudanças, decorrentes especialmente dos avanços tecnológicos, e com esse novo mercado globalizado onde o acesso a essas ferramentas em todas as classes sociais é cada vez mais frequentes, e as escolas estão se inserindo na era das tecnologias que propõe aos educadores uma nova metodologia de trabalho. Desta forma, o modo de ensinar e a forma de aprender sofrem grandes influências dessas inovações. As Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas importantes para ensinar os estudantes da atualidade. Neste intuito, acredita-se que fazendo uso de recursos audiovisuais como uma ferramenta pedagógica, relacionando teoria e prática no desenvolvimento de vídeos educacionais, como uma metodologia voltada para facilitar e proporcionar uma construção colaborativa que favoreça a aquisição de conhecimentos e o trabalho em conjunto e cooperativo entre professores e estudantes. É nesse sentido que se enquadra o estudo aqui apresentando. Busca promover o interesse e a motivação de estudantes do ensino médio profissionalizante em Agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) – Águia Branca/ES, através do uso das TICs, como ferramenta na disciplina de zootecnia com a produção de imagens das problemáticas vivenciadas das criações de avicultura suinocultura, piscicultura, bovinocultura e caprinocultura em suas propriedades, como ferramenta no ensino-aprendizado nas aulas práticas dos alunos do ensino médio, onde a mesma trabalha com a sustentabilidade agrícola e a agroecologia, com o ensino voltado para os filhos de agricultores, em tempo integral
Abstract: The current society is in the scenario of rapid changes arising, in particular technological advances, and with this new globalised market where access to these tools in all social classes is becoming more and more frequent, and the schools are entering the era of technologies that proposes to educators a new methodology of work. This way, the way of teaching and learning suffer major influences of these innovations. Information and communication technologies are important tools to teach today's students. To this end, it is believed that by making use of audiovisual resources as a pedagogical tool, linking theory and practice in the development of educational videos, as a methodology aimed to facilitate and provide a collaborative construction that promotes the acquisition of knowledge and the work together and co-op between teachers and students. It is in this sense that fits the study presented here. The study to promote the interest and motivation of students of vocational high school in the Integrated Agricultural State Center for Rural Education (CEIER) - White Eagle / ES, through the use of ICTs as a tool for animal science discipline with the development of images of problems experienced of swine poultry rearing, fish farming, cattle and goat in its properties as a tool in the teaching-learning in practical classes of high school students, where it works with agricultural sustainability and agroecology, with education facing the children of farmers, full-time.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12284
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Fabrício Darley Paixão Fernandes.pdfFabrício Darley Paixão Fernandes4.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.