Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12283
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoura, Sâmia Adriany Uchôa de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:00Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:00Z-
dc.date.issued2014-08-26
dc.identifier.citationMoura, Sâmia Adriany Uchôa de. Reflexões sobre as necessidades pedagógicas em Geografia do Amapá e o livro didático. 2014. [79 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12283-
dc.description.abstractEssa pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Amapá e na Escola Professor Gabriel de Almeida Café nos cursos de Técnico em Edificações e Técnico em Administração respectivamente, com duas turmas de 3º ano. Também, se fez necessário incluir o município de Laranjal do Jari, uma vez que fez parte de nossa proposta metodológica de desenvolver conteúdos sobre o espaço local. Nosso objetivo foi descobrir se a produção bibliográfica de Geografia do Amapá nas escolas públicas de ensino profissional do Amapá, atende ou não as necessidades pedagógicas dos professores e alunos. Por isso, foram ouvidos 3 discentes, 60 alunos dos cursos acima citados e, alguns moradores do município de Laranjal do Jari. A metodologia aplicada foi a pesquisa social e a história oral, onde foi possível ouvir nossos sujeitos da pesquisa em vários momentos, a partir de conversas informais e gravadas, aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas e, por fim, construímos um acervo oral quando experimentamos a execução de um projeto interdisciplinar. Foi observado que o livro didático não dá conta de abordar a geografia local, visto que a territorialidade brasileira é muito extensa. Entendemos que o Brasil é constituído de uma diversidade regional política, econômica, social e ambiental e que é rica no que tange aos aspectos culturais. Além dessa análise, percebemos que os discentes e docentes encontram várias barreiras que dificultam os mesmos de por em prática um processo de ensino-aprendizagem em Geografia do Amapá que venha satisfazê-los. Como proposta metodológica, foi desenvolvida uma experiência a partir da realização de um projeto interdisciplinar com o uso do livro didático, textos de sites geográficos e acervo oral, que explorou características geográficas amapaenses in lócus, onde obtivemos um feedback muito positivo. A partir dessa comprovação será proposto ao Instituto Federal do Amapá e outras escolas que trabalham com o Ensino Médio Integrado nosso projeto de pesquisa, no intuito de dar continuidade na proposta metodológica apresentada. Como subsídios de nossas investigações foi realizada uma ampla revisão de literaturapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNecessidades pedagógicaspor
dc.subjectEnsino-Aprendizagem de geografiapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjecteducational needs, ,eng
dc.subjectTeaching and Learning Geographyeng
dc.subjectTextbookeng
dc.titleReflexões sobre as necessidades pedagógicas em Geografia do Amapá e o livro didáticopor
dc.title.alternativeReflections on the pedagogical needs of Amapá in Geography and the textbookeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was conducted at the Federal Institute of Amapá and School Professor Gabriel Almeida Café courses in Building Technician and Technical Administration respectively, with two groups of 3rd year. Also, it was necessary to include the city of Jari Orangery, since it was part of our methodological proposal to develop content on the local space. Our goal was to discover the bibliographic production Geography of Amapá in public vocational schools of Amapá, meets or not the pedagogical needs of teachers and students. So were heard three students, 60 students of the courses mentioned above, and some residents of the municipality of Jari Orangery. The methodology was applied social research and oral history, where we could listen to our research subjects at various times, from informal and recorded conversations, semi-structured questionnaires with questions and finally built a decent oral when we experience implementation of an interdisciplinary project. It was observed that the textbook is not enough to address the local geography, because the Brazilian territoriality is very extensive. We understand that Brazil is made up of a diverse regional political, economic, social and environmental policies that is rich in terms of cultural aspects. In addition to this analysis, we realize that students and faculty are several barriers that hinder them to put into practice a process of teaching and learning in Geography Amapá that will satisfy them. As a methodological approach, an experiment was developed from the realization of an interdisciplinary project with the use of textbooks, texts geographic sites and oral collection, which explored Amapá geographical features in locus, where we obtained a very positive feedback. From this evidence will be proposed to the Federal Institute of Amapá and other schools working with the Middle School Integrated our research project, in order to continue the methodological proposal. As our investigations grants a broad literature review was performedeng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID01254994777por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2Pessanha, Andréa Santos da Silva
dc.creator.ID34143351234por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1839705618933832por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3ª Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005. ALVES, Rubens. Os quatro pilares ????? ANTUNES, Celso. Um método para o ensino fundamental: o projeto. Petrópoles, RJ: Vozes, 2001. ALMEIDA, Maria Isabel de. “Cala a boca já morreu”! Com a palavra, os professores. Disponível em: http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php/artigos/57- artigos/657-cala-a-boca-ja-morreu-com-a-palavra-os-professores. Acesso em 2013. BICALHO, Ramofly Santos. Formação de educadores do campo. In: MORAES, Marco Antonio de & OLIVEIRA, Olívia Chaves de. Tecnologias, Linguagens e Educação: buscando diálogos, partilhando experiências. Seropédica (RJ): Ed. da UFRRJ, 2011. Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999 CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Ensino de Geografia Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediações, 2000. CASTRO, Iná Elias. Geografia: conceitos e temas. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. CARVALHO, Maria Cecília M. de. Metodologia Científica Fundamentos e Técnicas. 16ª Ed. São Paulo: Papirus, 1989. COLETA, José Augusto Dela. Atribuição de causalidade. Rio de Janeiro: Ed. Da Fundação Getúlio Vargas, 1982. CASTELOROGER. Amapá, minha amada Terra. http://casteloroger.blogspot.com.br/2013/11/sala-de-literatura-amapaense.html. Acesso em 2013. CERQUEIRA, Mariana Costa. A falta de hábito de leitura nos jovens. Disponível em (2012): http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/16445/a-falta-dohabito- de-leitura-nos-jovens. Conheça o Amapá. Município de Mazagão. Acesso em 2012: http://www.amapadigital.net/mazagao.php FERREIRA, Marieta de Morais. AMADO, Janaína. Usos e abusos da História Oral. 8ª Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. GINDRI, G. T. e FREITAS, S. N. Lei de Diretrizes e Bases: cenário de sentimentos dos professores frente à inclusão escolar. Acesso em 2013. http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=463 70 Investimentos inéditos em CT&I ultrapassam a ordem de R$ 11 milhões. Acesso em: 2012 http://www.setec.ap.gov.br/det.php?cd=1630 „ LOPES, Maria Vilhena. Amapá: Cultura, Poesias e Tradições. Goiás: Kelps, 1997. LINS, Cristovão. A Jari e a Amazônia. Rio de Janeiro: DATAFORMA em convênio com a Prefeitura Municipal de Almeirim (PA), 1997. MATIAS, Vandeir Robson da Silva. Abordagem teórica-metodológica da geografia escolar e cotidiano-elementos importantes no processo de ensino e aprendizagem. Caminhos de Geografia, Uberlândia v. 9, n. 26 Jun/2008. MORAIS, P. D. e MORAIS, J. D. O Amapá em perpectiva. Macapá: Gráfica J.M., 2005. MORAIS, Paulo Dias. Amapá: de Capitania a Território. Macapá: Valcan, 1999. MORAIS, Paulo Dias. Geografia do Amapá. Macapá: JM Editora Gráfica, 2011. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social Teoria, Método e Criatividade. 26ª ed. Petrópoles, RJ: Vozes, 2007. OLIVEIRA, Emanuelle. Tendências Pedagógicas. Disponível em (2013): http://www.infoescola.com/pedagogia/tendencias-pedagogicas/ O Uso de questionários em trabalhos científicos. Acesso em 2012: www.inf.ufsc.br/.../O_uso_de_questionarios_em_trabalhos_científicos. Observatório da Educação. Disponível em. Acesso em 2012: http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php/artigos em 30 de novembro de 2010. PONTUSCHKA, NídiaNacib. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009 PENTEADO, Helena Dupas. Metodologia do ensino de História e Geografia. 2ª Ed. São Paulo; Cortez, 2008. Primeiras Pesquisas sobre o Amapá. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad98/saude/ metodologia.shtm. 1998. Espaço agrário amapaense. Acesso em (2013): http://www.agronline.com.br/artigos/pesquisa-agropecuaria-amapa. SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia. Crítica. 3ª edição. São Paulo: HUCITEC, 1986. SANTOS, Fernando Rodrigues dos. História do Amapá. Macapá: Editora Gráfica O DIA S/A, 1998. SANTOS, Antonio Carlos. Geografia do Amapá. Belém: JM Editora, 2007. 71 SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2010. SANTOS, Akiko e SOMMERMAN, Américo. Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade. Porto Alegre: Sulinas, 2009. SILVA, Lenira Rique da. A natureza contraditória do espaço. São Paulo: Contexto, 2001. SILVA, Kleber Soares Da. História da Universidade Federal do Amapá. Disponível em (2013): http://www.unifap.br/public/index/view/id/5347 STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia. 2ª Ed. São Paulo: Annablume, 2008. Teoria das Inteligências Múltiplas. Acesso em: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/inteligencias_multiplas.htm. 2014 SÓGEOGRAFIA. http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Estados/Amapa/ Acesso em 2013 VESENTINI, Jose Willian. O ensino da Geografia no Final do Século XX. São Paulo: Ática, 1998. Mapa rodoviário do Amapá. Disponível em: http://asnovidades.com.br/mapa-do-amapapara- colorir/ em 27 de agosto de 2011. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: Concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2000.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13042/2014%20-%20S%c3%a2mia%20Adriany%20Uch%c3%b4a%20de%20Moura.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17172/2014%20-%20S%c3%a2mia%20Adriany%20Uch%c3%b4a%20de%20Moura.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23480/2014%20-%20S%c3%a2mia%20Adriany%20Uch%c3%b4a%20de%20Moura.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29858/2014%20-%20S%c3%a2mia%20Adriany%20Uch%c3%b4a%20de%20Moura.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36232/2014%20-%20S%c3%a2mia%20Adriany%20Uch%c3%b4a%20de%20Moura.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42626/2014%20-%20S%c3%a2mia%20Adriany%20Uch%c3%b4a%20de%20Moura.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49004/2014%20-%20S%c3%a2mia%20Adriany%20Uch%c3%b4a%20de%20Moura.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55454/2014%20-%20S%c3%a2mia%20Adriany%20Uch%c3%b4a%20de%20Moura.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3353
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-03-03T12:24:51Z No. of bitstreams: 1 2014 - Sâmia Adriany Uchôa de Moura.pdf: 4797251 bytes, checksum: 70557dddbff0823e634bceda3bfcfe7a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-03T12:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Sâmia Adriany Uchôa de Moura.pdf: 4797251 bytes, checksum: 70557dddbff0823e634bceda3bfcfe7a (MD5) Previous issue date: 2014-08-26eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Sâmia Adriany Uchôa de Moura.pdfSâmia Adriany Uchôa de Moura4.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.