Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12276
Tipo do documento: Dissertação
Title: Aplicativo para auxiliar no planejamento de avicultura
Other Titles: Application to assist in poultry farming planning
Authors: Vaz, Higson do Nascimento
Orientador(a): Abreu, João Batista Rodrigues de
Primeiro membro da banca: Abreu, João Batista Rodrigues de
Segundo membro da banca: Gregorio, Sandra Regina
Terceiro membro da banca: Placido Júnior, Cristóvão Gomes
Keywords: Educação;Tecnologia;Informática;Android;Avicultura;Education;Technology;Computing;Android;Aviculture
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 22-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: VAZ, Higson do Nascimento. Aplicativo para auxiliar no planejamento de avicultura. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: A educação é um terreno muito produtivo para o uso da tecnologia, com inúmeras possibilidades que apresenta, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e motivador. O presente projeto constitui-se de uma proposta de investigação sobre as potencialidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na educação, no que se refere ao uso de celulares como ferramenta pedagógica, especificamente na turma de técnico em agropecuária do 1ª ano do ensino médio do IFAM-Campus Tefé. As bases bibliográficas dessa pesquisa serão norteadas pelos pensadores Jean Piaget, Paulo Freire e Seymour Papert. A metodologia utilizada foi aplicar questionários com perguntas abertas e fechadas, para obter dados quanto ao uso de tecnologia no processo de ensino aprendizagem em foi elaborado os modelos visuais e estruturadas as informações do aplicativo, ao termino desta etapa, os discentes puderam manusear em sala de aula a aplicação por eles planejadas, posteriormente foi aplicado o último questionário para diagnosticar a percepção, observou-se que entre outras respostas, constatou-se que eles gostaram bastante do projeto e demonstraram interesse por esse tipo tecnologia em sala de aula, além de facilitar o trabalho que o técnico em agropecuária quanto ao planejamento de aviários de postura
Abstract: Education is a very productive field for the use of technology, with numerous possibilities that it presents, making the teaching-learning process more dynamic and motivating. The present project consists of a research proposal on the potential of the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in education, with regard to the use of cell phones as a pedagogical tool, specifically in the 1st year agricultural technician class high school at IFAM-Campus Tefé. The bibliographic bases of this research will be guided by the thinkers Jean Piaget, Paulo Freire and Seymour Papert. The methodology used was to apply questionnaires with open and closed questions, to obtain data regarding the use of technology in the teaching-learning process and visual models were elaborated and the application information was structured. At the end of this stage, the students were able to handle in the classroom. class the application they planned, later the last questionnaire was applied to diagnose the perception, it was observed that among other answers, it was found that they really liked the project and showed interest in this type of technology in the classroom, besides facilitating the work that the agricultural technician has to do with the planning of laying aviaries.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12276
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Higson do Nascimento Vaz.pdf2019 - Higson do Nascimento Vaz2.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.