Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12271
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorManfio, Jairo José
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:49Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:49Z-
dc.date.issued2011-09-27
dc.identifier.citationMANFIO, Jairo José. Água: um projeto de pesquisa escolar voltado à contextualização do ensino de Química. 2011. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12271-
dc.description.abstractO ensino de Química realizado na maioria das escolas do país se caracteriza por metodologias que enfatizam a memorização e a transmissão de conceitos de forma descontextualizada. Esta maneira de ensinar faz com que a disciplina de Química, nas escolas técnicas agrícolas, fique alienada das questões sociais, ambientais e políticas que afetam as pessoas do campo e pouco tem contribuído para a formação dos futuros técnicos. Este problema precisa ser enfrentado com novas abordagens que incluam uma maior relação entre os conteúdos e o cotidiano, mediante a contextualização dos conhecimentos químicos. A presente investigação propõe-se a desenvolver o ensino de Química por meio de projetos de pesquisa escolar, relacionando à temática da água na perspectiva de dar significado aos conhecimentos escolares de Química aos alunos do curso Técnico em Agropecuária. O objetivo do projeto de pesquisa escolar sobre a água é favorecer o desenvolvimento da aprendizagem significativa, tendo por pressuposto que a contextualização dos conhecimentos químicos através de uma abordagem socioconstrutivista pode facilitar e promover tal aprendizagem. O programa de ensino foi organizado por meio de um mapa conceitual priorizando os eixos temáticos: ciclo da água, água e a vida, água e as plantas, e água e o solo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários de diagnóstico e de encerramento e por meio da observação sistemática e contínua, seguida da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno nas atividades realizadas. Os resultados foram expressos na forma de uma síntese que visa a responder a questão foco da investigação: o ensino de Química desenvolvido por meio de projeto de pesquisa escolar, com o tema água, apresenta potencialidades teóricas e práticas em termos de elaboração de conceitos químicos significativos necessários à formação do Técnico em Agropecuária? A conclusão é que a realização do projeto de pesquisa escolar permitiu comprovar que é possível organizar o programa de ensino de Química por meio do desenvolvimento do tema água. E pode-se afirmar que o projeto de pesquisa escolar apresenta potencialidades teóricas e práticas em termos de elaboração de conceitos químicos e favorece a aprendizagem significativa. Pelo empenho verificado, pela superação da timidez e pela dedicação, é possível afirmar que a busca pelo conhecimento, desta forma, é um ato prazeroso e impregnado de imaginação e criatividade, conforme demonstrado nas diferentes atividades realizadas neste projeto.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectProjeto de trabalhopor
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectconceptualizationeng
dc.subjectmeaningful learningeng
dc.subjectwork projecteng
dc.titleÁgua: um projeto de pesquisa escolar voltado à contextualização do ensino de Químicapor
dc.title.alternativeWater: a school research project on the conceptualization of Chemistry teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherMost of schools in Brazil use methodologies that focus on memorization and transmission of concepts in a decontextualized way in order to teach Chemistry. This teaching approach made Chemistry subject alienated of social, environmental and political questions that affect people from the countryside and it has contributed just a little to the graduation of the future technical professionals. This problem needs to be faced with new approaches that include a greater relation between the subjects and the daily routine, that is, with the chemistry knowledge contextualization. This research aims at developing the Chemistry teaching through school research projects, relating the water theme in a way to mean the school Chemistry knowledge of the Technical Agricultural course. The objective of this school research project on water is favoring the development of a meaningful learning, having as basis the conceptualization of chemistry knowledge through a social-construtivist approach that can make it easy and promote such learning. The syllabus was organized from a conceptual map focusing the following thematic axes: water cycle, water and life, water and plants, and water and soil. The data collection was made through diagnosis and closing questionnaires and through systematic and continuous observation, followed by the qualitative interpretation of the knowledge made by the students in the activities. The results were expressed in the synthesis way that aims to answer the focus question of this investigation: the teaching of Chemistry developed through scholar research project, with the water theme, presents theoretical and practical possibilities in terms of elaboration of meaningful and necessary chemistry concepts of the Technical on Agricultural formation? The conclusion is that the realization of the school research project allowed to prove that it is possible to organize the Chemistry teaching syllabus through the development of water theme. Moreover, it can be affirmed that the school research project presents theoretical and practical potentialities in terms of elaboration of chemistry concepts and favor the meaningful learning. Through the effort, shyness overcome and dedication of the students, it is possible to assert that the learning search, in this way, is a delightful act, full of imagination and creativity, according to verified in the different activities realized in this project.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Silva, Waleska Giannini Pereira da
dc.contributor.referee2Rangel, Mary
dc.creator.ID484.578.920-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2131076997509072por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS - Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, 2011. Disponível em < www2.ana.gov.br/Paginas/Atlas.aspx> acessado em mar. 2011. ÁGUA limpa para um mundo saudável. Jornal O Alto Uruguai, Frederico Westphalen - RS, 20 mar. 2010 AS ÁGUAS do Planeta Terra. Programas de TV Química Nova na Escola. São Paulo: Videolar, 2007. DVD. 20 min. APHA – AWWA – WEF. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 18 th ed. Washington, D. C.: Americam Public Health Association , 1992. BARCELLOS, C. Difusão de conhecimento e lendas urbanas: o caso das internações devidas às condições de saneamento. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde. Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.31-35, jul.-dez., 2008. BEJARANO, N.R.R. ; CARVALHO, A.M.P. A Educação Química no Brasil: uma visão através das pesquisas e publicações da área. Revista Educación Química, segunda época, vol. 11 - Fevereiro de 2000 BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, 2006. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Bases Legais. Brasília, 1999. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000. _______________. Educação conSciência. 2ª ed. - Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007 _______________. Para que(m) e útil o ensino? 2ª ed. - Canoas: Ed. ULBRA, 2004 COELHO, C. D. ; RECH, R. D. Técnico Agrícola: Legislação Profissional. 4ª ed. rev. e atual. – Porto Alegre: Imprensa Livre, 2005. CONSELHO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO MÉDIO ALTO URUGUAI. Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional, Organização de Edemar Girardi et. al. - Frederico Westphalen - RS, Grafimax, 2010 DEMO, P. Educar pela pesquisa. 3ª ed. Campinas: Associados, 1998. DRIVE, R. et. al. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Tradução Eduardo Mortimer. Química Nova na escola. Nº 9, 1999 FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 31ª ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007 54 _________. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATISTICA – RS, Índice de Desenvolvimento Socioeconômico – IDESE. 2007. Disponível em <dhttp://www.fee.tche.br/sitefee/pt/ content/estatisticas/pg_idese_coredes_classificacao_idese.php?ano=2007&ordem=coredes> Acesso: Mar. 2011. GARDNER, H. Inteligência: múltiplas perspectivas – Porto Alegre: Artmed, 1998 GHISOLFI, R.M. Contextualizando Aprendizagens em Química na Formação Escolar – Química Nova na escola, Nº 18, p.26-30, 2003 GRASSI, M.G. As águas do Planeta Terra - Caderno Temático Química de Nova na Escola Nº 1, Maio de 2001. GUERRA, C. H. W; Avaliação da eficiência do clorador simplificado por difusão na desinfecção da água para o consumo humano. 2006. Dissertação (Pós-graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade) - Centro Universitário de Caratinga, Caratinga-MG, 2006 HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos Físico-Químicos para Análise de Alimentos, Determinação da umidade em alimentos. Disponível em:<http://www.ial.sp.gov.br> Acessado em: 19 Fev. 2011. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAIFA E ESTATISTICA – IBGE. Censo Agropecuário 2006. Rio de Janeiro: 2007. Disponível em < http://www.ibge.gov.br/home/ estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/2006/default.shtm> Acesso: mar 2011. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAIFA E ESTATISTICA - Pesquisa Nacional De Saneamento Básico 2008. Rio de Janeiro: 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb2008/PNSB_2008.pdf>Acesso em: mar. 2011. INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA – IMET. Disponível em < http://www.inmet.gov.br/html/clima/mapas/> Acessado em mar. 2011. KENITIRO, S. Água – Ribeirão Preto: Holos Editora, 2006 KERBAUY, G.B. Fisiologia vegetal - 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 KRÜGER, V. ; LOPES, C.V.M. Proposta para o ensino de Química: Águas - Porto Alegre: SE/CECIRS, 1997 LIMA, J.F.L. et al. A contextualização no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola. N.11, p. 26-29, 2000. 55 MALDANER, O.A. A formação inicial e continuada de professores de Química. 2ª Ed. rev. - Ijuí: Editora Unijuí, 2003. MARTINS, J.S. O trabalho com projetos de Pesquisa: do ensino Fundamental ao ensino médio. 6ª ed. - Campinas: Papirus, 2009. MASINI, E.F.S; MOREIRA, M.A. Aprendizagem Significativa: Condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. 1ª Ed. São Paulo: Vetor, 2008. __________________________. Aprendizagem Significativa – a teoria de David Ausubel. São Paulo, Moraes, 1982. MATOS, A. A; LIMA, J. B; BRAGA, R. S. Verificação da osmose através de experimento de Química com materiais alternativos, 48º Congresso Brasileiro de Química, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em <http://www.abq.org.br/cbq/2008/trabalhos/6/6-504-4850.htm>, Acesso em: Jan. 2011. NOGUEIRA, N.R. Pedagogia de projetos: etapas, papéis e atores. 4ª Ed. - São Paulo: Erica, 2009. NOVAK, J.D.; GOWIN, D.B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996. OLKOSKI, V. História Agrária do Médio Alto Uruguai – RS: Colonização, (Re)Apossamento das Terras e Exclusão (1900 – 1970). 2002. Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo 2002. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Declaração Universal dos direitos da água – Rio de Janeiro de 1992. Disponível em < http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/ Meio-Ambiente/declaracao-universal-dos-direitos-da-agua.html> Acessado em jun. 2011 PRADO, C.H.B. Fisiologia vegetal: práticas em relações hídricas, fotossíntese e nutrição mineral, Barueri-SP: Manole, 2006. QUADROS, A.L. A Química na formação do técnico agrícola: potencialidades inexploradas. Ijuí: Editora Uinjuí, 2000. ______________. Água como tema gerador do conhecimento químico. Química Nova na Escola, n. 20, p.26-31, 2004. ROCHA, J.C. Introdução a Química Ambiental – 2ª Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2009. SANTOS, G.A.; Temas Transversais: Abordagem por eixos temáticos. Módulo produção vegetal. Apresentação; 2010. SANTOS, W.L.P.; O ensino de Química para formar o cidadão: principais características e condições para sua implantação na escola secundária brasileira. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 1992. SCHNETZLER, R.P. A pesquisa em ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, Vol. 25, Supl. 1, 14-24, 2002 SILVA, R.M.G. Contextualizando Aprendizagens em Química na Formação Escolar. Química Nova na Escola, n. 18, p.26-30, 2003. TRINDADE, L. S. P. A alquimia dos processos de ensino aprendizagem em Química – São Paulo: Madras, 2010. TONIAL, T M. et. al. Diagnóstico Ambiental de Unidades da Paisagem da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul no Período de 1984 A 1999. Revista Brasileira de Cartografia nº 57/03, p. 213, 2005. TUNDISI, J.G. Água no século XXI: Enfrentando a escassez – São Carlos: RiMa, 2ª Ed. 2005 VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998 _______________. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61502/2011%20-%20Jairo%20Jos%c3%a9%20Manfio.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3791
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-08-11T13:48:22Z No. of bitstreams: 1 2011 - Jairo José Manfio.pdf: 4935677 bytes, checksum: bb36c89862d53013a825c77a90d91a84 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-11T13:48:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Jairo José Manfio.pdf: 4935677 bytes, checksum: bb36c89862d53013a825c77a90d91a84 (MD5) Previous issue date: 2011-09-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Jairo José Manfio.pdf2011 - Jairo José Manfio4.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.