Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12271
Tipo do documento: Dissertação
Title: Água: um projeto de pesquisa escolar voltado à contextualização do ensino de Química
Other Titles: Water: a school research project on the conceptualization of Chemistry teaching
Authors: Manfio, Jairo José
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro membro da banca: Silva, Waleska Giannini Pereira da
Segundo membro da banca: Rangel, Mary
Keywords: Ensino de Química;Contextualização;Aprendizagem significativa;Projeto de trabalho;Chemistry teaching;conceptualization;meaningful learning;work project
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Sep-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MANFIO, Jairo José. Água: um projeto de pesquisa escolar voltado à contextualização do ensino de Química. 2011. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Abstract: O ensino de Química realizado na maioria das escolas do país se caracteriza por metodologias que enfatizam a memorização e a transmissão de conceitos de forma descontextualizada. Esta maneira de ensinar faz com que a disciplina de Química, nas escolas técnicas agrícolas, fique alienada das questões sociais, ambientais e políticas que afetam as pessoas do campo e pouco tem contribuído para a formação dos futuros técnicos. Este problema precisa ser enfrentado com novas abordagens que incluam uma maior relação entre os conteúdos e o cotidiano, mediante a contextualização dos conhecimentos químicos. A presente investigação propõe-se a desenvolver o ensino de Química por meio de projetos de pesquisa escolar, relacionando à temática da água na perspectiva de dar significado aos conhecimentos escolares de Química aos alunos do curso Técnico em Agropecuária. O objetivo do projeto de pesquisa escolar sobre a água é favorecer o desenvolvimento da aprendizagem significativa, tendo por pressuposto que a contextualização dos conhecimentos químicos através de uma abordagem socioconstrutivista pode facilitar e promover tal aprendizagem. O programa de ensino foi organizado por meio de um mapa conceitual priorizando os eixos temáticos: ciclo da água, água e a vida, água e as plantas, e água e o solo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários de diagnóstico e de encerramento e por meio da observação sistemática e contínua, seguida da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno nas atividades realizadas. Os resultados foram expressos na forma de uma síntese que visa a responder a questão foco da investigação: o ensino de Química desenvolvido por meio de projeto de pesquisa escolar, com o tema água, apresenta potencialidades teóricas e práticas em termos de elaboração de conceitos químicos significativos necessários à formação do Técnico em Agropecuária? A conclusão é que a realização do projeto de pesquisa escolar permitiu comprovar que é possível organizar o programa de ensino de Química por meio do desenvolvimento do tema água. E pode-se afirmar que o projeto de pesquisa escolar apresenta potencialidades teóricas e práticas em termos de elaboração de conceitos químicos e favorece a aprendizagem significativa. Pelo empenho verificado, pela superação da timidez e pela dedicação, é possível afirmar que a busca pelo conhecimento, desta forma, é um ato prazeroso e impregnado de imaginação e criatividade, conforme demonstrado nas diferentes atividades realizadas neste projeto.
Abstract: Most of schools in Brazil use methodologies that focus on memorization and transmission of concepts in a decontextualized way in order to teach Chemistry. This teaching approach made Chemistry subject alienated of social, environmental and political questions that affect people from the countryside and it has contributed just a little to the graduation of the future technical professionals. This problem needs to be faced with new approaches that include a greater relation between the subjects and the daily routine, that is, with the chemistry knowledge contextualization. This research aims at developing the Chemistry teaching through school research projects, relating the water theme in a way to mean the school Chemistry knowledge of the Technical Agricultural course. The objective of this school research project on water is favoring the development of a meaningful learning, having as basis the conceptualization of chemistry knowledge through a social-construtivist approach that can make it easy and promote such learning. The syllabus was organized from a conceptual map focusing the following thematic axes: water cycle, water and life, water and plants, and water and soil. The data collection was made through diagnosis and closing questionnaires and through systematic and continuous observation, followed by the qualitative interpretation of the knowledge made by the students in the activities. The results were expressed in the synthesis way that aims to answer the focus question of this investigation: the teaching of Chemistry developed through scholar research project, with the water theme, presents theoretical and practical possibilities in terms of elaboration of meaningful and necessary chemistry concepts of the Technical on Agricultural formation? The conclusion is that the realization of the school research project allowed to prove that it is possible to organize the Chemistry teaching syllabus through the development of water theme. Moreover, it can be affirmed that the school research project presents theoretical and practical potentialities in terms of elaboration of chemistry concepts and favor the meaningful learning. Through the effort, shyness overcome and dedication of the students, it is possible to assert that the learning search, in this way, is a delightful act, full of imagination and creativity, according to verified in the different activities realized in this project.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12271
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Jairo José Manfio.pdf2011 - Jairo José Manfio4.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.