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Tipo do documento: Dissertação
Title: Contribuição da Escola José Bonifácio para o fortalecimento da identidade cultural e territorial do quilombo do Curiaú
Other Titles: Contribution of the José Bonifácio School to strengthen the cultural and territorial identity of Curiaú quilombo
Authors: Pereira, Marilda Leite
Orientador(a): Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Ericeira, Ronald Clay dos Santos
Terceiro membro da banca: Oliveira, Ivone Adelina de
Keywords: Quilombo;Identidade;Territorialidade;Educação Étnico Racial;Identity;Territoriality;Ethnic-Racial Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 14-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PEREIRA, Marilda Leite. Contribuição da Escola José Bonifácio para o fortalecimento da identidade cultural e territorial do quilombo do Curiaú. 2016. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ. 2016.
Abstract: Esta pesquisa aborda sobre as contribuições da Escola Estadual José Bonifácio para o fortalecimento da identidade cultural e territorial do Quilombo do Curiaú. Este estudo fundamentou-se no referencial teórico-metodológico Munanga (2012, 2014, 2008), Gomes (2007), Cavelleiro (2001) BRASIL (2001, 2004, 2012). A metodologia utilizada foi a qualitativa e definiu como instrumento de coleta de dados os documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas e transcritas, com a participação de sete professoras que ministram aulas na escola pesquisada. Os resultados do estudo revela, que todas se consideram importante pra o fortalecimento da identidade cultural e territorial do quilombo do Curiaú, no entanto a pesquisa aponta a necessidades que as mesmas possuem de uma formação continuada em Educação Étnico Racial e também uma extensa e comprometida discussão com: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-racial e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e também as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Escolar Quilombola, pois, foi perceptível a falta de conhecimento teórico das participantes na discussão da temática proposta nesta pesquisa. Percebemos a ausência da comunidade na revitalização do Projeto Político Pedagógico. A partir das observações podemos sinalizar alguns pontos necessários para instrumentalizar os professores no dialogo acerca de identidade e territorialidade, através da formação continuada em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, que poderá ser em forma de seminário, oficinas e palestras para todos os docentes e trabalhadores da escola.
Abstract: This research approaches the contributions of José Bonifácio State School for the strengthening of the cultural and territorial identity of the Curiaú Quilombo. This study was based on the theoretical-methodological framework of Munanga (2012, 2014, 2008), Gomes (2007), Cavelleiro (2001), BRASIL (2001, 2004, 2012). It was applied a qualitative methodology, and the instruments of data collection were the official documents and semi-structured and transcribed interviews, with the participation of seven teachers from the researched school. The results of the study reveal that each one of them considers themselves as important for the reinforcement of the cultural and territorial identity of the Curiaú Quilombo; however, the research points out the need of an ongoing formation on Ethnic-Racial Education as well as an extensive and committed discussion on the National Curricular Guidelines for Basic Education, National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and on the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, and also the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education, since it was perceptible the lack of theoretical knowledge of the participants in the discussion of the issue proposed by this research. We noticed the absence of the community in the revitalization of the Political Pedagogical Project. From the observations, we can signalize some points necessary to instrumentalize the teachers in the dialogue about identity and territoriality, through the continuing education on African and Afro-Brazilian History and Culture, which could be presented as seminar, workshops and lectures for all teaching staff and school workers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12264
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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