Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12262
Tipo do documento: Dissertação
Title: Experimentação: um recurso didático no ensino da química para educação de jovens e adultos
Other Titles: Experimentation: a resource in the teaching of chemistry education for youth and adults
Authors: Andrade, Emmanuele Maria Barbosa
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro membro da banca: Santos, Gabriel de Araújo
Segundo membro da banca: Macêdo, Rosa Meire Penha Revorêdo de
Terceiro membro da banca: Elias, Sael Sánchez
Keywords: Aprendizagem;Experimentação;PROEJA;Learning;Experimentation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa. Experimentação: um recurso didático no ensino da química para educação de jovens e adultos. 2014. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP/Campus Macapá) em 2013 com dezoito alunos do Curso Técnico em Alimentos, de nível médio, na modalidade da Educação Jovens e Adultos/PROEJA que cursavam o terceiro módulo do curso. A professora-pesquisadora fez parte do universo pesquisado e tinha como objetivo pesquisar como a experimentação favorece a aprendizagem dos estudantes da educação profissionalizante na modalidade da Educação Jovens e Adultos, usando como tema gerador o conceito de cinética química. A base referencial desta pesquisa foi a aprendizagem significativa de Ausubel. Para verificar se houve êxito na aprendizagem dos alunos não apenas pelo tema gerador em questão utilizando a experimentação, mas também pela capacidade de articular os saberes (re) construídos utilizando-se da contextualização. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso etnográfico tendo como natureza a utilização da metodologia quali-quantitativa, com aplicação de questionário, registro e descrição dos diálogos ocorridos. Após a análise e discussão dos resultados obtidos verificamos que a aprendizagem ocorreu de forma significativa e permitiu aos alunos correlacionassem a química não apenas a sua formação acadêmica, mas a sua formação como cidadão servindo como base para aprendizagem de conhecimentos posteriores.
Abstract: This research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP / Macapa Campus) in 2013 with eighteen students from the Food Technology Course, in high school level, in the modality of Education Program for Young People and Adults/ PROEJA, which were attending the third module. The teacher-researcher was part of the group studied and aimed to investigate how experimentation fosters student learning of vocational education in the form of Education for Young People and Adults, using as theme the concept of chemical kinetics. The framework of this research was based on Ausubel's meaningful learning. To check whether there was success in learning not only due to the generating theme in question using experimentation, but also by the ability to articulate the (re)constructed knowledge in contextualization. The research was characterized as an ethnographic case study as it was based on both of qualitative and quantitative methodology, questionnaires, registration and description of dialogues. After analysis and discussion of the results, we found that learning occurred significantly and allowed students to correlate Chemistry not only to their academic trainings, but also to their citizenship practices, serving as a basis for later knowledge acquisition.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12262
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Emmanuele Maria Barbosa Andrade.pdfDocumento principal4.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.