Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12260
Tipo do documento: Dissertação
Title: Práticas de alfabetização e letramento em duas escolas do Município de Sena Madureira - AC: impasses e perspectivas
Other Titles: Alphabetization practices and literateness in two schools in the municipality of Sena Madureira – AC: dilemmas and perspectives
Authors: Oliveira, Marliane de Souza Tamburini
Orientador(a): Berenblum, Andrea Sonia
Primeiro membro da banca: Berenblum, Andrea Sônia
Segundo membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Terceiro membro da banca: Scheinvar, Estela
Keywords: Alfabetização;Letramento;leitura;escrita;Alphabetization;literateness;reading;writing
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, Marliane de Souza Tamburini. Práticas de alfabetização e letramento em duas escolas do Município de Sena Madureira - AC: impasses e perspectivas. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.
Abstract: Esta pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida no município de Sena Madureira abrangeu duas escolas rurais de ensino Fundamental localizadas no Projeto de Assentamento Joaquim de Matos: uma pertencente à rede estadual e outra da rede Municipal. O objetivo do estudo foi investigar o processo de alfabetização e de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita de discentes de uma escola do 2º ano e de outra que possui o ensino organizado na forma de multisseriação. Este trabalho, no que tange à metodologia, envolveu a pesquisa bibliográfica e documental, sendo analisados, mapas da classe disponibilizados pela escola municipal. Foi realizada, ademais, uma Pesquisa Empírica baseada na técnica de observação e entrevista oral e escrita, que abrangeu um questionário semiestruturado contendo 69 perguntas, do qual participaram: 11 discentes, 01 docente que atua no 2º ano, e a gestora da instituição escolar municipal. Na escola estadual, foram entrevistados 05 educandos e a professora que trabalhava no sistema de multisseriação. Foi utilizada a modalidade de observação não participante. Foram analisados, também, cadernos de discentes das duas turmas investigadas, em cuja ocasião observou-se que a maiorias dos alunos das turmas analisadas apresentavam dificuldades relacionadas à leitura e à escrita, que serão abordadas e analisadas ao longo do trabalho. A pesquisa traz uma reflexão sobre os métodos de alfabetização utilizados no Brasil partindo da contribuição de Mortatti (2006), discute a importância da alfabetização nos dias atuais na visão de Freire (1989, 1980), Freire e Macedo (1990), a relevância da alfabetização para o homem do campo e aponta alguns fatores que interferem no processo de alfabetização dos educandos, levando em consideração as análises e reflexões de autoras como Lerner (2002), Soares (2000, 2003, 2006, 2012, 2013), entre outros.
Abstract: This qualitative research study was conducted in the municipality of Sena Madureira and included two rural elementary schools located in the Settlement Project Joaquim de Matos: one belonging to the state system and another one to the municipal system. The aim of the study was to investigate the alphabetization process and the reading and writing teaching and learning process of the students from the 2º year school e other that has the teaching process organized as multigrade classroom. This work, regarding the methodology, involved the bibliographical and documental research, and it was analyzed maps from the class provided by the municipality school. It was, moreover, carried on an Empirical Research based on the observation technique and oral and written interview which included a semi-structured questionnaire with 69 questions that involved: 11 students, 1 teacher that works with the 2º year, and the manager of the municipal education institution. In the state school, it was interviewed 5 students and the teacher that worked in the multigrade classroom. It was used the non-participant observation modality. Also, it was analyzed students ´notebooks of the classes investigated, at which time it was noticed that the majority of the students from the classes analyzed presented difficulties in reading and writing what will be discussed and analyzed throughout this work. The research presents a reflection on alphabetization methods used in Brazil, based on the contribution of Mortatti (2006). It discusses the importance of alphabetization nowadays through the point of view of Freire (1980, 1989), Freire e Macedo (1990) and the relevance of alphabetization for the man the lives in the fields. Furthermore, it points out some factors that interfere in the students’ alphabetization process, taking into consideration the analyses and reflections of authors as Lerner (2002), Soares (2000, 2003, 2006, 2012, 2013), among others.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12260
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Marliane de Souza Tamburini Oliveira.pdfDocumento principal4.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.