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Tipo do documento: Dissertação
Title: Resíduo rural e Educação Ambiental: entre práticas e representações sociais no município de São João Evangelista – Minas Gerais
Other Titles: Rural Waste and Environmental Education: between social representations and practices in the city of São João Evangelista - MG.
Authors: Miranda, Frederico
Orientador(a): Pereira, Jorge Luiz de Goes
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Magalhães, Marcos Alves de
Keywords: Práticas Sociais;Representações Sociais;Resíduo Rural;Educação Ambiental;Social Practices;Social Representations;Rural Waste;Environmental Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Sep-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MIRANDA, Frederico. Resíduo rural e Educação Ambiental: entre práticas e representações sociais no município de São João Evangelista - Minas Gerais. 2012. 68 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: A questão da destinação dos resíduos é algo que deve preocupar qualquer nação, dado seu caráter antropogênico, irreversibilidade e inesgotabilidade, face ao aumento do consumo e do poder aquisitivo, fazendo com que os recursos naturais se escasseiem, associado ao aumento da degradação ambiental. Neste contexto, torna-se necessário a adoção de medidas mitigadoras associada às premissas da Educação Ambiental a fim de amenizar os efeitos degradadores. Esse estudo visa compreender as práticas e representações sociais quanto à produção de resíduos sólidos em uma comunidade rural do município de São João Evangelista – Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa realizada através de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados mostram que a degradação causada pelos resíduos descartados no meio rural pode ser amenizada com uma Educação Ambiental mais efetiva entre os moradores da comunidade rural, já que muitos não têm possibilidade de freqüentar escolas regulares.
Abstract: The issue of waste disposal is something that should concern any nation, given its anthropogenic character, irreversibility and inexhaustibility, due to increased consumption and purchasing power, so that natural resources are scarcer, associated with increased environmental degradation. In this context, it becomes necessary to adopt mitigation measures associated with the premises of Environmental Education in order to mitigate the degrading effects. This study aims to understand the social practices and representations as to the production of solid waste in a rural community of São João Evangelista - Minas Gerais. This is a qualitative and quantitative research conducted through semi-structured interviews. The results show that the degradation caused by the waste discarded in rural areas can be mitigated with a more effective environmental education among residents of the rural community, since many are unable to attend regular schools.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12257
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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