Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12256
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCherias, Edna Izabel
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:30Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:30Z-
dc.date.issued2015-09-01
dc.identifier.citationCHERIAS, Edna Izabel. Do campus ao campo: tecendo a manta da comunicação na memória do programa “Momento Rural”. 2015. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12256-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo resgatar a memória do vídeo intitulado Programa Momento Rural, construído e veiculado no período de 1994 a 1996, que surgiu como ação de comunicação da UFRPE. Buscamos entrelaçar o passado rememorado com a atualidade das tecnologias dos meios de comunicação em contextos rurais no estado de Pernambuco. Verifica-se que diante de particularidades específicas mesmo inserido na zona rural nem todo homem é um pequeno produtor, mas se articula diferentemente com a dinâmica cultural urbana, possui seu modo específico de assimilar, produzir cultura e construir conhecimento. Diante dessas evidências persiste a necessidade da UFRPE direcionar suas pesquisas ao homem rural, especificamente no estado de Pernambuco, adaptando o texto científico à linguagem popular a fim de facilitar sua compreensão. Através da metodologia da História Oral (Thompson, 1988 e demais teóricos), resgatamos a construção social da realidade (Berger e Luckman, 2008) do Programa Momento Rural buscando suas lacunas e contribuições na percepção dos sujeitos envolvidos nesta ação de comunicação. Percebe-se que ao atuar como construtora do conhecimento direcionado à área rural, a UFRPE disponibiliza informações à população no âmbito urbano, acadêmico e científico, deixando de lado uma parcela da sociedade – o homem rural. Observamos a importância de repensar esse ambiente como propicio para novas habilidades na arte de comunicar que cumpra o papel de socialização de uma manta de conhecimento oriundo da UFRPE à espera de circulação. Evidencia-se, até à atualidade, a necessidade da UFRPE direcionar suas pesquisas ao homem rural, especificamente no estado de Pernambuco. Passados vinte anos, reconstituir o projeto político e metodológico através da memória do Programa Momento Rural poderá se constituir como ação fundamental para elaboração de estratégias de acesso que visem a socialização do conhecimento produzido na UFRPE, direcionado ao homem rural como receptores finais de suas políticas de comunicação.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectcommunicationeng
dc.subjectmemoryeng
dc.subjectOral historyeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectAgricultural educationeng
dc.titleDo campus ao campo: tecendo a manta da comunicação na memória do programa “Momento Rural”por
dc.title.alternativeFrom campus to field: weaving a plaid communication program in memory "rural moment"eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aimed to rescue the memory of the video named Programa Momento Rural built and aired from 1994 to 1996 that emerged as a communication action to UFRPE. We seek to interlace the past recollected with the current technologies of the media in rural contexts in the State of Pernambuco. It is verified in specific features even inside in rural zone, neither all people is a small producer, but they articulate differently with the dynamics of urban culture, so they have their own specific way to assimilate, produce culture and build knowledge. On the other hand, viewing these evidences, it persists the necessity of the UFRPE to direct research to the rural man, specifically in Pernambuco State, adapting the scientific text to the popular language in order to intend be more comprehensive. Through oral history methodology (Thompson, 1988 and others theoretical), we rescue a social construction of reality (Berger and Luckman, 2008) of Programa Momento Rural seeking for its shortcomings and contributions on subject perceptions involved in this action of communication. It is noticed that actuate as an acknowledgement constructor aiming the rural area, UFRPE offers information to the population in the urban, academic and, scientific framework, leaving aside a portion of society - the rural people. We observed the importance of think again about this environment as propitious to new strategies of communication that fulfills the socialization role of a knowledge plaid arising from UFRPE waiting circulation. It is evident, nowadays, the requirement of UFRPE to head its research to rural people, specifically in Pernambuco State. After twenty years, rebuild a political and methodological project through the memory of Programa Momento Rural could constitute a fundamental action to elaborate strategies of access that aim socialization of produced knowledge at UFRPE, directing to rural man as final receptor of communication policies.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID012.549.947-77por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Teixeira, Lia Maria
dc.contributor.referee3Silva, Márcio Sales da
dc.creator.ID294.890.834-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8279781730028956por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11739/2015%20-%20Edna%20Izabel%20Ch%c3%a9rias.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17002/2015%20-%20Edna%20Izabel%20Ch%c3%a9rias.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23324/2015%20-%20Edna%20Izabel%20Ch%c3%a9rias.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29702/2015%20-%20Edna%20Izabel%20Ch%c3%a9rias.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36076/2015%20-%20Edna%20Izabel%20Ch%c3%a9rias.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42472/2015%20-%20Edna%20Izabel%20Ch%c3%a9rias.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48850/2015%20-%20Edna%20Izabel%20Ch%c3%a9rias.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55302/2015%20-%20Edna%20Izabel%20Ch%c3%a9rias.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3168
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-12-13T17:22:00Z No. of bitstreams: 1 2015 - Edna Izabel Chérias.pdf: 695842 bytes, checksum: 5f62929c83089c68ad056b7328865e99 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-13T17:22:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Edna Izabel Chérias.pdf: 695842 bytes, checksum: 5f62929c83089c68ad056b7328865e99 (MD5) Previous issue date: 2015-09-01eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Edna Izabel Chérias.pdfDocumento principal679.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.