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Tipo do documento: Dissertação
Title: A gestão do câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha,RS, frente às demandas e peculiaridades locais
Other Titles: The management of the Farroupilha Federal Institute’s São Vicente do Sul campus in face of local demands and peculiarities
Authors: Simi, Julio César Peres
Orientador(a): Souza, Nádia Maria Pereira de
Primeiro membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Segundo membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Terceiro membro da banca: Anese, Rogéio Reolon
Keywords: educação;gestão;arranjos produtivos locais;identidade institucional;Education;management;local production setting;institutional identity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Mar-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SIMI, Julio César Peres. A gestão do câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, RS, frente às demandas e peculiaridades locais. 2013. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: O presente estudo caracterizou-se por uma investigação sobre gestão educacional, de natureza qualitativa, partindo de uma abordagem histórica do ensino profissionalizante no país até a atual configuração dos institutos federais de educação. O objetivo geral foi conhecer a gestão do Câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, no sentido de verificar suas condições efetivas no atendimento às peculiaridades locais, em função das demandas. A consolidação de um espaço democrático e participativo sempre será uma atividade desafiadora para o gestor, para que a comunidade debata e proponha ações que contribuam para o atendimento das necessidades locais e regionais. Foi realizada a abordagem do referencial teórico e entrevistado um número significativo de gestores-chave que conheceram o processo de transição que definiu a atual configuração do Câmpus. Do trabalho realizado, verificou-se que a gestão é participativa e que existem condições de atendimento aos arranjos produtivos locais. Entretanto, mostra-se necessário que haja uma melhoria no processo de interação aluno, ensino e comunidade. Foram abordadas questões relativas ao resgate do modelo da cooperativa-escola e da criação de incubadoras ou empresas júnior. Também o fortalecimento da atuação em alguma área específica foi apontada como alternativa para o fortalecimento da identidade institucional. No sentido de apoiar as instâncias consultivas e deliberativas, foi recomendada a viabilização de câmara técnica por área. Quanto ao órgão máximo da instituição, foi recomendada a revisão da sua composição, no sentido de proporcionar a equidade e equilíbrio de forças, o que legitimaria o processo de discussão e construção de soluções de maneira representativa da comunidade.
Abstract: The current study is characterised by a qualitative investigation on educational management, departing from a historical approach of vocational education in the country up until the current configuration of the federal institutes of education. The general objective was to learn about the management of the Farroupilha Federal Institute’s São Vicente do Sul campus so as to verify its effective conditions in attending to local peculiarities, regarding demands. The consolidation of a democratic and participatory space will always be a challenging activity for the manager so that the community debates and proposes actions which might contribute for attending to local and regional needs. We have performed the approach of the theoretical benchmark and we have also interviewed a significant number of key-managers who knew the transition process which defined the current setting of the campus. From the work done, it has been verified that the management is indeed participatory and that there are conditions for attending to the local productive settings. Nonetheless, it is necessary there to be an improvement in the interaction process of students, teaching, and community. We have approached questions regarding the rescue of the co-op school model, the creation of business incubators and junior companies. The strengthening of performance in some specific area has been pointed as another alternative for the strengthening of the institutional identity. So as to support the advisory and deliberative instances, the enabling of technical chamber by area has been recommended. As for the institution’s top organ, the review of its composition has been recommended so as to provide equity and force balance, which would legitimise the process of discussion and construction of solutions in a way which represents the community.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12253
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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