Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12251
Tipo do documento: Dissertação
Title: A Videoaula no Ensino Técnico em Agropecuária: uma proposta.
Other Titles: The Videoaula in Technical Education in Agriculture: a proposal.
Authors: Lira, Antonio Virginio de Farias
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro membro da banca: Zatorre, Natália Pereira
Segundo membro da banca: Elìas, Sael Sanchez
Keywords: Recursos audiovisuais;videoaula;ensino agrícola;audiovisual resources;videoclass;agricultural education.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Lira, Antonio Virginio de Farias. A videoaula no ensino técnico em agropecuária: uma proposta.. 2015. [45 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: Este trabalho buscou avaliar o uso da videoaula no Ensino Agrícola do CODAI/UFRPE, na visão docente e discente. Neste trabalho, no que tange à metodologia, adotou-se a pesquisa quantitativa e qualitativa com viés de pesquisa ação e os materiais de coleta de dados foram questionários dirigidos aos professores e alunos, além de videoaulas produzidas pelos professores e apresentadas em suas aulas. Nesta pesquisa foi proposto analisar como as videoaulas no curso Técnico em Agropecuária do CODAI contribuem na aprendizagem dos conteúdos. Pelas análises das respostas dos professores nos questionários apresentados, a pesquisa traz que as videoaulas facilitam a transmissão dos conhecimentos, despertam mais a atenção dos alunos, os instigam a interagir, além de facilitarem o diálogo professor-alunos. No decorrer deste trabalho, verificou-se que professores e alunos têm opiniões semelhantes acerca da importância da utilização de novas tecnologias, e da videoaula em particular, no processo ensino-aprendizagem. Através dos resultados alcançados neste trabalho nota-se a importância dos professores estarem sempre se capacitando em cursos de formação continuada, para uso das novas tecnologias que facilitam a aprendizagem dos alunos. Por outro lado, nota-se ainda a importância que o estudo do audiovisual faça parte da formação dos futuros professores e pedagogos, e, para isso, que haja disciplinas na grade curricular nas instituições que aprofundem o uso dos produtos e fomentem produções audiovisuais na educação.
Abstract: This work aims to evaluate the use of videoclass in Agricultural Education CODAI / UFRPE in teaching and student view. This work regarding the methodology adopted the quantitative and qualitative research with action research bias and data collection materials were questionnaires for teachers and students, as well as videoclasses produced and presented by teachers in their classes. In this research it was proposed to analyze how the video classes in Agricultural Technician Course CODAI contribute to the learning content. The analysis of teachers' answers in our questionnaires, the survey brings video classes that facilitate the transmission of knowledge, arouse more attention from students, instigate interact, and facilitate teacher-student dialogue. During this work, it was found that teachers and students have similar views about the importance of using new technologies, and videoclass in particularly in the teaching-learning process. Through the results achieved in this work we can see the importance of teachers are always empowering in continuing education courses, for use of new technologies that facilitate student learning. On the other side, it is noted also the importance that the study of audiovisual part of the training of future teachers and educators, and, therefore, there is discipline in the curriculum in institutions to deepen the use of products and promote audiovisual productions in education
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12251
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Antonio Virginio de Farias Lira.pdfAntonio Virginio de Farias Lira1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.