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dc.contributor.authorBrito Neto, Joaquim Valdevino de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:02Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:02Z-
dc.date.issued2012-06-04
dc.identifier.citationBRITO NEVES, Joaquim Valdevino de. Aprendizagem significativa nas aulas práticas de culturas anuais: construindo experiências por meio do aprender a fazer e da interdisciplinaridade. 2012. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12226-
dc.description.abstractEm conseqüência do modelo de ensino adotado na grande maioria das escolas, onde, a forma conservadora adotada desde o início do processo de ensino e aprendizagem de assumir o papel de transmissor dos conteúdos e o aluno de um memorizador, contribui na perpetuação do ensino tradicional, pois conduzem às escolas os alunos a competirem entre si na apresentação dos melhores resultados. Ao longo dos anos a própria sociedade vem sentindo a necessidade de inserir novas formas de ensino e aprendizagem no processo educativo, que privilegiem o desenvolvimento de aprendizagens significativas em um ambiente de convivência e de trabalho, que considere a diversidade humana, social, cultural dos grupos historicamente excluídos. Diante dessa necessidade de desenvolver uma educação de qualidade, para suprir as demandas futuras, a Educação terá que se estruturar diferentemente do formato adotado nos dias de hoje. Sendo assim, este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar como as concepções de interdisciplinaridade e aprender fazendo aplicadas ao ensino de culturas anuais podem contribuir na construção da aprendizagem significativa dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Crato. Num estudo de caso, que nos permitiu ter uma visão integrada do processo de construção da aprendizagem significativa dos alunos que participaram da pesquisa desenvolvida para coleta de dados, numa abordagem qualitativa. Propiciou uma pesquisa descritiva da realidade na qual se constrói a aprendizagem significativa, com os alunos: desenvolvendo suas atividades (implantação da cultura do milho), sendo submetidos a questionários de investigação, participando de intervenções disciplinares com docentes de disciplinas do núcleo comum e profissionalizante. Diante dos resultados conseguidos após todo o processo metodológico, em que os alunos afirmam: ser bastante importante no aprendizado a atividade prática (aprender fazendo), que com as intervenções disciplinares (interdisciplinaridade) houve uma melhor percepção das ligações entre elas, com sua aplicação facilitando sim a formação e que houve avanços nos seus conhecimentos existentes (subsunçores), tornando o aprendizado renovado e fortalecido (aprendizagem significativa). Concluímos que é essencial a mudança de paradigma com o fortalecimento cada vez maior das atividades práticas, e com adoção de proposta interdisciplinar nas disciplinas técnicas e do ensino médio.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Profissionalizantepor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectProfessional Teachingeng
dc.subjectMeaningful Learningeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.titleAprendizagem significativa nas aulas práticas de culturas anuais: construindo experiências por meio do aprender a fazer e da interdisciplinaridadepor
dc.title.alternativeMeaningful learning in annual crops classes: building experiences through learning how to do and through interdisciplinarityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAs a result of the teaching model adopted in most schools, where traditional methods have been adopted since the beginning of teaching and learning process and the teacher plays the role of transmitter of content and the student of a memorizer, contributing for the perpetuation of traditional teaching, because lead students to compete among themselves for presenting the best results. Over the years society has been feeling the need to introduce new ways of teaching and learning in the educational process, which promote the development of meaningful learning in an environment of coexistence and work, which considers human diversity, social and cultural groups historically excluded. Given this need to develop a quality education to face future demands, Education will have to be structured differently from the format adopted today. Thus, this research aims to analyze how the concepts of interdisciplinary learning applied to annual crops can contribute for the construction of meaningful learning for students from Farming Technician Campus Crato. In a case study, which allowed us to have an integrated view of the construction of meaningful learning with the students who participated in it, we developed data collection, in a qualitative approach. Providing a description of reality in which meaningful learning was built with students, developing their activities (deployment of corn), answering questionnaires, participating in disciplinary interventions with teachers of the common core and professional courses. Considering the results achieved after all the methodological process, in which students consider to be very important in learning the practical activity (learning by doing). By recognizing assistance disciplinary (interdisciplinary) there was a better understanding of linkages to facilitate their application rather than formation and progress was made in their existing knowledge (subsumers), making the learning renewed and strengthened (meaningful learning). We conclude that it is essential to the paradigm shift with the increasing strength of the practices, and adoption of proposal in technical subjects providing interdisciplinary with high school oneseng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID858.512.137-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.referee2Rangel, Mary
dc.creator.ID407.408.384-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8464067137552734por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60220/2012%20-%20Joaquim%20Valdevino%20de%20Brito%20Neto.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3605
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-06-03T19:32:48Z No. of bitstreams: 1 2012 - Joaquim Valdevino de Brito Neto.pdf: 2165726 bytes, checksum: f9df9eb74f5d58e8d57ad7b7621c6e5a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-03T19:32:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Joaquim Valdevino de Brito Neto.pdf: 2165726 bytes, checksum: f9df9eb74f5d58e8d57ad7b7621c6e5a (MD5) Previous issue date: 2012-06-04eng
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