Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12224
Tipo do documento: Dissertação
Title: O ensino técnico aliado a pesquisa científica no processo de aprendizado do Instituto Federal do Amazonas - Campus São Gabriel da Cachoeira (AM)
Other Titles: Technical education combined with scientific research in the learning process of the Amazonas Federal Institute - Campus São Gabriel da Cachoeira (AM)
Authors: Araújo, Ivamilton de Souza
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro membro da banca: Pinheiro, Érika Flávia Machado
Segundo membro da banca: Espíndola, José Antônio Azevedo
Keywords: Teaching methodology;Agricultural education;Research;Metodologia de ensino;Ensino agrícola;Pesquisa científica
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 20-Dec-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ARAÚJO, Ivamilton de Souza. O ensino técnico aliado a pesquisa científica no processo de aprendizado do Instituto Federal do Amazonas - Campus São Gabriel da Cachoeira (AM). 2011. 62f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Abstract: A escola deve integrar a comunidade nas ações desenvolvidas pelos sistemas de ensino, propiciando um ambiente escolar democrático e participativo, no qual sejam trabalhadas estratégias de ensino interdisciplinares, inovadoras de competências profissionais que formem não somente cidadãos, mas também profissionais para o mercado de trabalho. No ensino agrícola o papel do educador é bem mais amplo do que passar conteúdos, pois o que se deve buscar por parte dos docentes é o pensamento reflexivo imbuído de crescente grau de autonomia intelectual e de ação investigativa que contribua na consolidação do perfil doalunos de cada curso. Decorrendo assim, a necessidade de mudar a definição do professor como aquele que apenas transmite em sala de aula, uma vez que nestes novos tempos, o professor precisa ser essencialmente o facilitador, que ajuda o aluno a construir sua aprendizagem, sua competência e suas habilidades. Este trabalho teve como escopo analisar o processo de ensinoaprendizagem de estudantes na disciplina de Agricultura através do método de ensino aliado a pesquisa científica oportunizando uma visão abrangente dos diversos ambientes de estudos. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa-ação, com observações participativas no âmbito da instituição, onde os sujeitos atores da pesquisa foram os próprios alunos. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos descendentes indígenas e não indígenas com idades variando entre 15 e 19 anos do curso de agropecuária, ano 2007, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, localizado no município de São Gabriel da Cachoeira, Alto Rio Negro (AM). Entre os participantes, havia bolsistas do Programa de Iniciação Cientifica Júnior (PIBIC-Jr). Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários semiestruturados com abordagens qualitativa e quantitativa. Foi realizado acompanhamento do desempenho do rendimento dos alunos, mediante os instrumentos de registros obtidos na secretaria escolar. Os resultados mostraram que a pesquisa como método de ensino-aprendizagem, constitui-se num instrumento valioso na construção do conhecimento. Os resultados mostraram a necessidade de pesquisas avançadasquanto as temáticas regionais e projetos de desenvolvimento agrícola sustentáveis. Verificou-se também que o conhecimento foi construídos a medida que os alunos se planejavam, seorganizavam e distribuíam as tarefas, sucessivamente. As consequências da dinamização nos estudos dos alunos levaram: a aprovação ao final do ano letivo, a melhoria no rendimentoescolar, a permanência na escola e a melhoria na renda familiar.
Abstract: The school must integrate the community in actions taken by school systems, providing a school environment, democratic and participatory citizens to train for the world of work. In agricultural education teacher's role is much broader than passing content. Under this assumption, we can state that scientific research is a means of achieving the learning objectives of a course and profile of future professionals. Where the assumptions, questions and content are formed around a local issue. It follows, therefore the need to change thedefinition of the teacher as an expert in class, as the class that only teaches the copy iscomplete incompetence. The research was conducted with students of the course of indigenous agriculture class 2007 of the Federal Institute of Education Science and Technology of Amazonas, located in São Gabriel da Cachoeira-Am, Upper Rio Negro. This research was characterized as an action research with participatory observations within the institution where the research subjects were the students, aged between 15 and 19 years. The class had 30 students in total, with 67% of these participated in the survey, among which the Fellows Program of scientific initiation Junior (PIBIC-Jr). which is highlighted with the presentation of research projects at national and international conferences. For obtaining, analysis and interpretation was based on results of questionnaires investigated is the profile of students, evaluation of educational management, the stock-pedagogical and didactic model of teaching-learning, is the practice of scientific research has been developed in school and as has been the academic performance of participants. The results showed that the research as a method of teaching is learning to be a valuable tool in the construction of knowledge. Thedata highlight the need f or prioritizing the issues advanced research projects of regional and sustainable agricultural development. As for school, the evaluation of students, found hat83% of students do not meet a schedule of studies, have no place to study at home and too often do not have the books and handouts given by teachers to study. Yet results of approval with dependence in most of the class in 2008. In technological research is emphasized in the various environments entomofauna study of a regional agroecosystem with approaches toagroecology. The different environments were: a classroom, experimental field of agroforestry and interdisciplinary laborator y that allowed students to boost the participation of thedevelopment of action research, as the result of literature search produced a positive done by the interaction between theory and custom.. The indicators highlight the need for advancedresearch thematic priority to regional projects and sustainable agricultural development. The data show approval at the end of the school year, achievement in school, stay in school,increased numbers of research grants and improvement in family income.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12224
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Ivamilton de Souza Araújo.pdfDocumento principal620.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.