Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12223
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação docente para a Educação Profissional Técnica e sua Influência na atuação dos professores do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá: um Estudo de Caso
Other Titles: The teacher training for Technical Education and its Influence on performance of teachers Federal Institute of Amapá - Macapa Campus: a Case Study
Authors: Carvalho, Isabella Abreu
Orientador(a): Sanchez, Liliane Barreira
Primeiro membro da banca: Sanchez, Liliane Barreira
Segundo membro da banca: Silva, Wanderley da
Terceiro membro da banca: Gonçalves, Etinete Auxiliadora do Nascimento
Keywords: Educação Profissional;Formação de professores;Prática docente;Professional Education;Teacher training;Pedagogical Know
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 2-Oct-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CARVALHO, Isabella Abreu. Formação docente para a Educação Profissional Técnica e sua Influência na atuação dos professores do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá: um Estudo de Caso. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014.
Abstract: O presente estudo analisa as influências da formação pedagógica (ou da sua falta) no trabalho dos professores de educação profissional técnica dos Institutos Federais, em específico do Instituto Federal do Amapá (IFAP), configurando-se como um estudo de caso, com a finalidade de levantar dados sobre suas práticas pedagógicas e dar visibilidade ao perfil desses profissionais. Para isso, através de uma abordagem qualitativa e com suporte também dos aspectos quantitativos para colaborar na análise e fundamentação dos dados, realizou-se uma breve contextualização histórica sobre o percurso, organização, avanços e retrocessos da Educação profissional e Tecnológica no Brasil, desde sua oficialização até os dias atuais, para em seguida abordar as questões e dificuldades que envolvem a formação de professores há décadas e, consequentemente, trabalhar as especificidades que envolvem o professor que atua na educação profissional tecnológica, que se vê diante de uma modalidade de ensino que requer um conjunto de saberes, com destaque para o pedagógico, para os quais apenas a sua formação inicial acaba por não ser suficiente. Por fim, buscou-se investigar como de fato essa temática se faz presente em uma instituição que atua nesta modalidade de ensino e como tem influenciado na prática docente, utilizando-se para isso, a aplicação de questionários junto aos professores de formação técnica e de formação geral, além da gestão pedagógica, que resultou numa análise de dados por meio de gráficos, quadros e falas confrontadas com reflexões teóricas. A partir disso, foi possível compreender e identificar concepções que a equipe responsável pelo trabalho de gestão pedagógica possui sobre a educação profissional e atuação dos professores nesta modalidade de ensino, bem como levantar dados com os próprios docentes sobre sua formação, identidade, experiências, práticas, concepções, importância da formação pedagógica para sua atuação, dificuldades enfrentadas, entre outras. Nas considerações finais, problematiza-se o que foi abordado e percebido através dos dados coletados, bem como apresenta propostas que viabilizem melhorias na formação docente para a educação profissional.
Abstract: This study analyzes the influence of pedagogical training (or lack thereof) in the work of teachers of vocational technical education of the Federal Institutes, in particular the Federal Institute of Amapá (IFAP), configuring it as a case study, in order collecting data about their teaching practices and provide visibility to the profile of these professionals. To do so, through a qualitative approach and also support quantitative analysis to assist in aspects of the data and rationale, held a brief historical contextualization of the route, organization, progress and setbacks of professional and technological education in Brazil, since its official until today, to then address issues and problems that involve the training of teachers for decades and consequently the specific work involving the teacher engaged in professional technological education, which is faced with a mode of teaching that requires a set of knowledge, highlighting the pedagogical, for which only their initial training ends up not being enough. Finally, we sought to investigate how in fact this theme is present in an institution that operates this type of education and how it has influenced the teaching practice, using for this the questionnaires with teachers of technical training and general training, in addition to educational management, which resulted in data analysis using graphs, tables and speeches confronted with theoretical reflections. From this it was possible to understand and identify concepts that the staff responsible for the work of educational management has on the education and professional performance of teachers in this mode of teaching, as well as collect data on teachers themselves about their education, identity, experience, practice , conceptions, importance of pedagogical training for his performance, difficulties, among others. In the final considerations problematize what was covered and perceived through the data collected, and presents proposals enabling improvements in teacher training for vocational education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12223
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Isabella Abreu Carvalho.pdfDocumento principal7.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.