Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Lindamar Oliveira da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:51Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:51Z-
dc.date.issued2012-07-31
dc.identifier.citationSILVA, Lindamar Oliveira da. A Importância da educação ambiental para conservação do rio Poxim-Açu no entorno do IFS - Campus São Cristóvão: Um estudo com População Tradicional Ribeirinha. 2012. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12209-
dc.description.abstractBuscar a superação de modelos educativos fragmentados, através da utilização de atividades voltadas para a integração dos conteúdos teóricos com a realidade social, foi um dos objetivos dessa pesquisa. O procedimento metodológico escolhido centrou-se numa perspectiva qualitativa, a partir de uma abordagem participativa, possibilitando maior articulação entre os atores envolvidos na problemática socioambiental. Para a pesquisa de campo, numa primeira etapa, foram selecionados estudantes do curso de Agropecuária, em regime de internato e semi-internato, com os quais se desenvolveram caminhadas transversais ao longo do rio Poxim-Açu, trecho que se encontra localizado no entorno do IFS - Campus São Cristóvão, SE, destinadas à observação da paisagem, realizando o registro fotográfico da dinâmica do rio. Foi caracterizada a problemática ambiental existente, com a presença de lixo, desmatamento, focos de queimadas e a utilização do recurso hídrico de águas doces por mulheres lavadeiras de população tradicional ribeirinha. Essas lavadeiras constituíram o foco do trabalho no momento seguinte da pesquisa, buscando-se a percepção das mesmas sobre a realidade em que se inserem e sobre a importância do rio em suas vidas e na vida da população do entorno. A pesquisa foi relevante pela possibilidade de entendê-las como componente importante para efetiva compreensão da problemática socioambiental, bem como para o reconhecimento da necessidade e das possibilidades de desenvolver ações efetivas de Educação Ambiental, contextualizadas e de forma transversal aos conteúdos das diferentes disciplinas do currículo. Por outro lado, pretendeu-se discutir e reconhecer a importância desse patrimônio natural e o papel da instituição formadora na sua conservação e na sensibilização de sua comunidade sobre as questões socioambientais levantadas, criando um sentimento de pertencimento ao lócus analisado.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectPopulação Tradicionalpor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectÁgua Docepor
dc.subjectPatrimônio Naturalpor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectEducation Agricultureeng
dc.subjectWater Resourceseng
dc.subjectNatural Heritageeng
dc.titleA Importância da educação ambiental para conservação do rio Poxim-Açu no entorno do IFS – Campus São Cristóvão: Um estudo com PopulaçãoTradicional Ribeirinhapor
dc.title.alternativeThe importance of environmental education in the process of conservation of the river Poxim-Açu surrounding the IFS - Campus São Cristóvãoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherOne of the objectives of this research was to seek the overcoming of fragmented educational models through the use of activities aimed at the integration of theoretical content with social reality. The methodological approach chosen focused on a qualitative perspective, from a participatory approach, allowing greater coordination among the actors involved in the socio-environmental problem. For field research in a first step, we selected boarding and semi-boarding students of Agriculture, with whom we performed walkings along the river Poxim-Açu, stretch that is located in the vicinity of the IFS - Campus São Cristóvão, SE, for the observation of the landscape, making the photographic record of the dynamics of the river. Existing environmental problems were characterized, such as the presence of garbage, deforestation, outbreaks of fires and use of water resources by washerwomen from the traditional riverside population. These washerwomen became the focus of the research in its next step, seeking their perception of the reality in which they live and the importance of the river in their lives and in the life of the surrounding population. The research was relevant because of the possibility of understanding them as an important component for effective comprehension of the socio-environmental problem as well as recognition of the needs and possibilities to develop effective actions for Environmental Education, contextualized and transversely to the contents of different subjects in the curriculum. On the other hand, it was intended to discuss and recognize the importance of natural heritage and the role of the educational institution in its preservation and awareness of its community on environmental issues, creating a sense of belonging to the analyzed locus.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1ID128.078.891-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Fonseca, Lana Claúdia
dc.contributor.referee2Sato, Michele Tomoko
dc.creator.ID198.503.105-10por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5571522983441352por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANDRADE, F.A. Conformação curricular do Ensino Médio e da Educação Profissional no Brasil contemporâneo. Seropédica: Edur. RETTA, v.1, n.1, p.21-39, 2010. ARAGÃO, A.G Implantação de Área- Piloto para Revegetação Ciliar no Baixo São Francisco Sergipano, 2006. 43f Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Engenharia Florestal), Universidade Federal de Sergipe em engenharia Florestal, São Cristóvão, 2006. AZEVEDO, E. Alimentos orgânicos: ampliando os conceitos de saúde humana, ambiental e social. 2.ed. Tubarão: Unisul, 2006. BARBOSA, B. Sistema de uso comum de recursos em comunidades quilombolas no Vale do Rio Capim (PA). UFPA / NAEA, 2008. BELONI, B.M. Contexto Histórico e Políticas Públicas da Educação Profissional no Século XXI: Apontamentos Introdutórios, In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA, 4, 2009, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: 2009. Cd-Rom. BOMFIM, A.A. A trajetória profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária da EAF de São Cristóvão – SE. Dissertação (mestrado em Educação Agrícola) – UFRRJ, Instituto de Agronomia, Seropédica. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2008. BOUSQUET, B. Elements de base pour une politique de conservation des espaces naturels dans le candre des projets de développement. In: MALDAGUE, M.; MATUKA, K & ROLAND, A (eds), Environment et gestion des ressources naturelles dans la zone africaine de l’ocean Indien: Comores, Madagascar, Maurice, Réunion (France), Seychelles. Séminaire International Sur la Gestion de L’environmen Tomasina, Madagascar. Paris, Unesco, 1989. BRANDÃO, C.R. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 2006. BRASIL. Decreto-Lei 7.566. Disponível em: <www.planalto.gov.br>. Acesso em: 20 jul 2011. _______. Decreto-Lei nº 4.048, de 22 de janeiro de 1942. Cria o Serviço Nacional de Aprendizagem dos Industriários. Disponível em: < www.planalto.gov.br>. Acesso em: 20 jul 2011. _______. Lei Federal n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e base da educação nacional – LDB. Disponível em: <www.planalto.gov.br>. Acesso em: 15 jun 2011. _______. Diretrizes de funcionamento de uma Escola Agrotécnica Federal. COAGRI. Ministério da Educação. 1985. 63 _______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. v.2. Brasília: MEC, SEB. 2006. BRASIL / MEC / SETEC. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio – Documento Base. Brasília, DF, 2007. BUARQUE, C. A Dimensão de Gênero no Mundo Rural Brasileiro Contemporâneo, In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL-EQUIDADE DE GÊNERO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS RURAIS. 2004, São Luís, Anais... São Luís: 2004. CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix LTDA, 2002. CARVALHO,C.J.; DINIS, C.Y. Cartilha Erosion. Brasília: Editora-Brasília; Universidade de Brasília, FINATEC, 2005. CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004. CASTRO, M.G. ABRAMOVAY, M. Gênero e meio ambiente. São Paulo: Cortez, 2005, 143p. CASTELLO, L. Percepção ambiental e identificação de padrões de paisagem urbana como contribuição ao urbanismo. In: BIENAL ARGENTINA DE URBANISMO: AMBIENTE, URBANISMO E DESARROLO SUSTENTABLE. 3, Luján, Anais...Luján: 1994. COSTA, L.C.P.; PESSOA, E.V. Levantamento dos Impactos Ambientais no Riacho Centendas. SIMPÓSIO DE ENGENHARIA E AMBIENTAL. 3, Massapê, Anais... Massapê: 2006. COSTA, C.C. Subsídios para a proteção dos fragmentos florestais na bacia hidrográfica do rio Poxim – SE. Dissertação (mestrado em Agroecossistemas) Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2011. COUTINHO, C.N. Cultura e sociedade no Brasil: ensaios sobre ideias e formas. Belo Horizonte/MG: Oficina dos Livros, 1990 apud SOARES, A. M. D. Ensino técnico e formação profissional: trajetórias, movimentos, contrapontos e perspectivas. Seropédica: Edur. RETTA, v.1, n.1, p.41-59, 2010. CUNHA, C.J.; HOLANDA, F.S.R. Relação homem-natureza: a pertencia da ética ambiental em Agroecossistemas no estuário do Baixo São Francisco. Revista da Fapese, v.2, n.1, p.113-124, 2006. 64 DANTAS, F.A.C. O sujeito diferenciado: a noção de pessoa indígena no direito brasileiro. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1999. DAVIDOFF, L.L. Introdução à psicologia. São Paulo: Mcgruwhill, 1983. DEL RIO, V. Cidade da Mente, Cidade Real. Percepção Ambiental e Revitalização na Área Portuária do Rio de Janeiro. In: DEL RIO, V.; OLIVEIRA, L. (orgs.). Percepção Ambiental: a experiência brasileira. São Paulo: Universidade de São Carlos (SP)/ Studio Nobel, 1996. DIAS, S.R. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2005. 560p. DIEGUES, A.C.S. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 1996. _______. AS Áreas Naturais Protegidas, o Turismo e as Populações Tradicionais. In: SERRANO, C.M.T. e BRUHNS, H.T. Viagens à natureza (Turismo, Cultura e Ambiente), Campinas: Papirus,1997. _______. A imagem das águas. São Paulo: Hucitec, 2000. _______. Etnoconservação: novos rumos para proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Hucitec, 2000. _______. O mito da natureza intocada. 4 ed. São Paulo, Annablume, 2002. FERRARA, L. D.A. As cidades ilegíveis. Percepção ambiental e cidadania. In: DEL RIO. V.; OLIVEIRA, L. (org). Percepção Ambiental: a experiência brasileira. São Carlos-SP: UFSCar, 1996. p. 3-22. FERNANDES, F.C. O FUNDEB como política pública de financiamento da educação básica. Retratos da Escola. Brasília, DF, v.3, n.4, p. 23-38, 2009. FERNANDEZ, G.A.S.M. Direito internacional tributário ambiental e a adequação da legislação e da doutrina nacional ao princípio do poluidor pagador. In: CASSELA, P.B. Direito da Integração. São Paulo: Quartier Latin, 2006. FERREIRA, R.A. et al. Estudo da vegetação em área de nascente do rio Poxim, Areia Branca - Se. In: SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE, 8, 2006, Gravatá. Anais... Gravatá: 2006. Cd-Rom. FERREIRA, R.A.; NETTO, A.O.A.; SANTOS, T.I.S.; SANTOS, B.L.; MATOS, E.L.M. Nascentes da sub-bacia hidrográfica do rio Poxim, estado de Sergipe: da degradação à restauração. Revista Árvore, v.35, n.2, p.265-277, 2011. FERRERO, E.M. Carta da Terra: relação pela ação. São Paulo: Cortez, 2004. FONSECA, A.C.M. Histórias de pescador: as culturas populares nas redes das narrativas. Tese (Doutorado em Letras), Universidade Federal da Paraíba, 2005. FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 65 FREITAS, L.C. Ciclo ou série? O que muda quando se altera a forma de organizar os tempos–espaços da escola? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 27, Caxambu, 2004. Anais... Caxambu, 2004. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no governo lula: um percurso histórico controvertido. Educação e Sociedade, v.26, n.92, p.1087-1113, 2005. GARCIA, S.R.O. Trabalho e Crítica. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2000. GOMES, L.J. Diagnóstico rápido participativo. Aracaju, 2006. GUIMARÃES, M.F.R. Construção de indicadores ambientais para o estudo da erosão marginal do baixo São Francisco – SE. Dissertação (mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2004. HAMMES, V.S. (Ed.). Julgar, percepção do impacto ambiental. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica: Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável, v.4, 2002. ISMERIM, S.S. As cheias no Baixo São Francisco: estudo de caso sobre a percepção dos ribeirinhos. Dissertação. (Mestrado em Agroecossistemas) Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2005. JACOBI, P.R. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n.118, p.189-205, 2003. JACOBI, P.R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação & Pesquisa, v.31, n.2, p. 233-250, 2005. KILL, L.H.P. Caatinga: Patrimônio brasileiro ameaçado. Disponível em: <www.agroline. com.br>. 2002. 2p. Acesso em: 15 ago 2011. KUENZER, A. Ensino de 2° grau: o trabalho como princípio educativo. São Paulo: Cortez, 1988. 166p. KAWAHARA, L.S.; QUADROS, I. P.; SATO, M. Arte popular e educação ambiental de resistência no pantanal: integrando saberes em diálogo. In: V EPEA - ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5, 2011, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: 2011. v. 1. p. 1-14. LEFF, E. Los nuevos actores del ambientalismo en el medio rural Mexicano. Ambiente & Sociedade, Ano I, n.2, p.61 – 75, 1998. _______. Saber Ambiental; sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. LEONEL, M. A Morte Social dos Rios. São Paulo: FAPESP, 1998. 66 LUCA, A.Q. Fenologia, potencial germinativo e taxa de cruzamento de uma população de paineira (Chorisia speciosa St. Hil. Bombacaceae) em área ciliar implantada. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais), 2002 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, 87p. MACEDO, R.L.G. Consciência, Percepção e Conservação Ambiental, Lavras; UFLÇA/FAEPE, 2003. MAIA, R.M.A.; SOARES, L.M.S. A Imagem do Rio na Poesia Brasileira do Século XX, Vértices, v.6, n.1, jan/abr, 2004. MARCONI, M.A. Antropologia uma introdução. São Paulo: Atlas, 1992. MAROTI, P.S. A Percepção Ambiental de Antigos Trabalhadores da Jagunda Jatahy (Região de Ribeirão Preto atual estação ecológica de Jataí): Mudanças Tofofelica ao longo do tempo provocados www.ufs.br/campusitabaiana. 2007. MOURÃO, L. Pertencimento In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA TRANSDISCIPLINARIDADE, 2, 2005, Vitória, Anais... Vitória: 2005,CD Rom. MINAYO, M.C.S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.C.S.; GOMES, S.F.D.R. (orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2008, p.9-29. MOREIRA, F.D. Mapa de localização da sub-bacia hidrográfica do rio Poxim. in: AGUIAR NETO, A.O. et al. Relatório final: Diagnóstico e avaliação ambiental da sub-bacia hidrográfica do rio Poxim. Aracaju, 246p. 2006. NASCIMENTO, J.C. Memórias do aprendizado: 80 anos de ensino agrícola em Sergipe. Maceió: Edições Catavento, 2004. NETO, F.A.N. A condição social das lavadeiras em Salvador (1930-1939), quando a História e a Literatura se encontram. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2005. NETTO, A.O.A.; GOMES, C.C.S.; LINS, C.C.V.; BARROS, A.C.; CAMPECHE, L.F.S.M.; BLANCO, F.F. Características químicas e salino-sodicidade dos solos do Perímetro Irrigado Califórnia, SE, Brasil. Ciência Rural, v. 37, p. 1640-1645, 2007. NOBLICK, L.R. Palmeiras das caatingas da Bahia e as potencialidades econômicas. Simpósio sobre a Caatinga e sua Exploração Racional, Brasília, DF, EMBRAPA, p.99-115, 1986. _______. The indigenous palms of the State of Bahia, Brazil. PhD Thesis, University of Illinois, Chicago, 1991. OLIVEIRA, J.C. Alguns conhecimentos sobre alimentação. São Paulo: Iepé, 2006. 67 OLIVEIRA, B.S.L. Resenha mulher negra no oitocentos: trabalho, liberdade e resistência. SOARES, C.C.M. Mulher Negra na Bahia no Século XIX. Revista da ABPN, v.2, n.5, p. 169-172, 2011. PACHECO; SILVA. A.P. Programa EICOS RJ- Departamento de Antropologia Museu Nacional. Compromissos Epistemológicos do conceito de Percepção Ambiental, 2004. PANNUNZIO, M.A. Era uma vez um rio. Rio de Janeiro: Edições José Olímpio, 2004. PASSAURA, L. A intensificação da qualidade de sujeitos nas mulheres da associação das lavadeiras de Lins – SP. (Dissertação de Mestrado em Serviço Social). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca - SP, 2007. PINHEIRO, M.L.S. Conferencia Magna Equidade de Gênero e Politicas Publicas. In. SEMINÁRIO INTERNACIONAL- EQUIDADE DE GÊNERO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS RURAIS. 2004, São Luiz. Anais... São Luiz: 2004. PINHO, A.S.T.D.A. A Heterocidade Fundante de Classes Multisseriadas do Meio Rural; Entre a Persistência do Passado e as Imposições do Paciente, Salvador, 2004. RAMALHO, C.I. Licuri (Syagrus coronata). Disponível em: http://www.cca.ufpb. br/lavouraxerofila/pdf/licuri.pdf. Acesso em 15 mai 2009. RUSCHEINSKY, A. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. SALES, A.A.C. Entre águas: memória e cotidiano das lavadeiras do rio Acaraú em Sobral- CE. In: ENECULT, 7, 2011, Salvador. Anais... Salvador: 2011. Cd-Rom. SANTOS, C.M.A. Erosão no Baixo São Francisco Sergipana e os Mecanismos de Desestabilização dos Taludes na Margem do Rio. 2002. Dissertação, (mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2002. SANTOS, B.S. La reinvención del Estado y el estado plurinacional. Santa Cruz de la Sierra: Alianza Interinstitucional CESNDA-CEJIS-CEDIB, 2007. Disponível em: <http://www.ces. uc.pt/publicacoes/outras/200317/estado_plurinacional.pdf>, acesso: 25 jul 2010. SARAIVA, M.G.A.N. O Rio Como Paisagem, Fundação para Ciência e Tecnologia, 1999. SATO, M. Educação ambiental. São Carlos: Rima, 2004. SENA, M.G.C. A educação das crianças: representação de pais e mães das camadas populares. Dissertação (Mestrado em psicologia) Instituto de Psicologia /USP, São Paulo, 1991. _______. A Participação das Mulheres e sua Importância nos Segmentos da Cadeia Produtiva. Revista Bahia Agrícola, v.5, n.3, Julho, 2003. 68 SILVA, L. M.; SOUZA, E. H.; ARREBOLA, T. M.; JESUS, T. A. Ocorrência de um surto de hepatite A em três bairros do município de Vitória (ES) e sua relação com a qualidade da água de consumo humano. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 6, p. 2163-2167, 2009. SILVA L.P.; CONDURU, M.T.; WILSON, E.O. Biodiversidade. Rio de janeiro; Nova Fronteira, 1997. SOARES, A.M.D. Política educacional e configurações dos Currículos de formação de técnicos Em agropecuária, nos anos 90: Regulação ou emancipação? Tese. (doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) Instituto de Agronomia, Seropédica. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2003. _______. Ensino técnico e formação profissional: trajetórias, movimentos, contrapontos e perspectivas. Seropédica: Edur. RETTA, v.1, n.1, p.41-59, 2010. SOARES, A.M.D.; OLIVEIRA, L.M.T.; MENDONÇA, P.; BARBOSA, S.C. Desenvolvimento rural e educação: um olhar sobre um programa municipal de desenvolvimento rural sustentável com base na agroecologia. In: ENCONTRO DA ANPPAS, 2, 2004, Indaiatuba. Anais... Indaiatuba: 2004. Cd-Rom. SOARES, A; L. R. Antecedentes indígenas: pré-história compacta do Rio Grande do Sul. PortoAlegre; Martins Livreiro –Editor , 2005. SOARES, C.C.M. Mulher Negra na Bahia no Século XIX. Revista da ABPN, v.2, n.5, p.169-172, 2011. SOUZA, J.S. Apresentação do Dossiê: a reforma neoliberal da formação para o trabalho no Brasil. Seropédica: Edur. RETTA, v.1, n.1, p.13-20, 2010. SCOTTO, G. (coord.). (1997). Conflitos ambientais no Brasil – natureza para todos ou somente para alguns? Rio de Janeiro: IBASE. TEDESCO, J.C. Terra, Trabalho e Família: racionalidade produtiva e ethos camponês. Passo Fundo: EDIUPE, 1999. TEIXEIRA, P.R. A Visão da População de Mostardas e Tavares – RS Sobre a Contribuição do Turismo no Parque Nacional da Lagoa do Peixe ao Desenvolvimento Local. Dissertação (Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul) Caxias do Sul, 2009. VERGENE, C.; ARAÚJO M.F.; CARVALHO A.F.; SANTIAGO, E.V.R. Grafiteiros de Ontem: Desvendando os Registros Rupestres. Pré-Históricos, Max. UFS, Série Didática3. 2005. 69 VIEIRA, T.C.M. Quando o vazio do rio espelha o vazio existencial: uma interpretação fenomenológica do sentido de ser ribeirinho. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – UFS, Núcleo de Pós-Graduação e Estudos do Semi-Árido, Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, São Cristóvão Universidade Federal de Sergipe, 2004. WITTACZIK, L.S. Educação Profissional no Brasil: Histórico. Atualidades Tecnológicas para Competitividade Industrial, Florianópolis, vol.1, 2008.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60212/2012%20-%20Lindamar%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3602
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-06-03T16:17:39Z No. of bitstreams: 1 2012 - Lindamar Oliveira da Silva.pdf: 6162618 bytes, checksum: 98e881fae7fd60d17c8222d833a44373 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-03T16:17:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Lindamar Oliveira da Silva.pdf: 6162618 bytes, checksum: 98e881fae7fd60d17c8222d833a44373 (MD5) Previous issue date: 2012-07-31eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Lindamar Oliveira da Silva.pdf2012 - Lindamar Oliveira da Silva6.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.