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Tipo do documento: Dissertação
Title: A Importância da educação ambiental para conservação do rio Poxim-Açu no entorno do IFS – Campus São Cristóvão: Um estudo com PopulaçãoTradicional Ribeirinha
Other Titles: The importance of environmental education in the process of conservation of the river Poxim-Açu surrounding the IFS - Campus São Cristóvão
Authors: Silva, Lindamar Oliveira da
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Fonseca, Lana Claúdia
Segundo membro da banca: Sato, Michele Tomoko
Keywords: Ambiente;População Tradicional;Educação Agrícola;Água Doce;Patrimônio Natural;Environment;Education Agriculture;Water Resources;Natural Heritage
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Jul-2012
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Lindamar Oliveira da. A Importância da educação ambiental para conservação do rio Poxim-Açu no entorno do IFS - Campus São Cristóvão: Um estudo com População Tradicional Ribeirinha. 2012. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: Buscar a superação de modelos educativos fragmentados, através da utilização de atividades voltadas para a integração dos conteúdos teóricos com a realidade social, foi um dos objetivos dessa pesquisa. O procedimento metodológico escolhido centrou-se numa perspectiva qualitativa, a partir de uma abordagem participativa, possibilitando maior articulação entre os atores envolvidos na problemática socioambiental. Para a pesquisa de campo, numa primeira etapa, foram selecionados estudantes do curso de Agropecuária, em regime de internato e semi-internato, com os quais se desenvolveram caminhadas transversais ao longo do rio Poxim-Açu, trecho que se encontra localizado no entorno do IFS - Campus São Cristóvão, SE, destinadas à observação da paisagem, realizando o registro fotográfico da dinâmica do rio. Foi caracterizada a problemática ambiental existente, com a presença de lixo, desmatamento, focos de queimadas e a utilização do recurso hídrico de águas doces por mulheres lavadeiras de população tradicional ribeirinha. Essas lavadeiras constituíram o foco do trabalho no momento seguinte da pesquisa, buscando-se a percepção das mesmas sobre a realidade em que se inserem e sobre a importância do rio em suas vidas e na vida da população do entorno. A pesquisa foi relevante pela possibilidade de entendê-las como componente importante para efetiva compreensão da problemática socioambiental, bem como para o reconhecimento da necessidade e das possibilidades de desenvolver ações efetivas de Educação Ambiental, contextualizadas e de forma transversal aos conteúdos das diferentes disciplinas do currículo. Por outro lado, pretendeu-se discutir e reconhecer a importância desse patrimônio natural e o papel da instituição formadora na sua conservação e na sensibilização de sua comunidade sobre as questões socioambientais levantadas, criando um sentimento de pertencimento ao lócus analisado.
Abstract: One of the objectives of this research was to seek the overcoming of fragmented educational models through the use of activities aimed at the integration of theoretical content with social reality. The methodological approach chosen focused on a qualitative perspective, from a participatory approach, allowing greater coordination among the actors involved in the socio-environmental problem. For field research in a first step, we selected boarding and semi-boarding students of Agriculture, with whom we performed walkings along the river Poxim-Açu, stretch that is located in the vicinity of the IFS - Campus São Cristóvão, SE, for the observation of the landscape, making the photographic record of the dynamics of the river. Existing environmental problems were characterized, such as the presence of garbage, deforestation, outbreaks of fires and use of water resources by washerwomen from the traditional riverside population. These washerwomen became the focus of the research in its next step, seeking their perception of the reality in which they live and the importance of the river in their lives and in the life of the surrounding population. The research was relevant because of the possibility of understanding them as an important component for effective comprehension of the socio-environmental problem as well as recognition of the needs and possibilities to develop effective actions for Environmental Education, contextualized and transversely to the contents of different subjects in the curriculum. On the other hand, it was intended to discuss and recognize the importance of natural heritage and the role of the educational institution in its preservation and awareness of its community on environmental issues, creating a sense of belonging to the analyzed locus.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12209
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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