Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Ozias Henrique dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:48Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:48Z-
dc.date.issued2015-09-01
dc.identifier.citationSantos, Ozias Henrique dos. A Licenciatura em Ciências Agrícolas na Universidade Federal Rural de Pernambuco: a formação de professores e o letramento científico na concepção dos seus estudantes e professores. 2015. [55 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12205-
dc.description.abstractA formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é apresentada nesta pesquisa com a colaboração e concepção dos professores e estudantes do curso pesquisados, através da aplicação de questionários e entrevistas. Esta pesquisa teve como objetivos conhecer as bases históricas da formação de professores do ensino agrícola na UFRPE, além de conhecer as concepções dos atores envolvidos em relação à formação de professores e o processo de letramento científico e tecnológico nesta formação. Procurou-se estabelecer um diálogo entre os autores e os atores da pesquisa, a fim de expor as concepções em relação aos temas abordados. Conclui-se esta pesquisa colocando a disposição da formação de professores do ensino agrícola mais uma metodologia que possa colaborar com a formação de cidadãos críticos capazes de contribuir com a melhoria de sua sociedade.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLetramento científicopor
dc.subjectCidadão críticopor
dc.subjectTeachers' trainingeng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectcritical citizeneng
dc.titleA Licenciatura em Ciências Agrícolas na Universidade Federal Rural de Pernambuco: a formação de professores e o letramento científico na concepção dos seus estudantes e professorespor
dc.title.alternativeThe Degree course in Agricultural Sciences in the Federal Rural University of Pernambuco: the teachers training and the scientific literacy in the conception of his students and teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe teachers' training in the course of Degree course in Agricultural Sciences of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) is presented in this inquiry with the collaboration and conception of the teachers and students of the course investigated, through the application of questionnaires and interviews. This inquiry had like objectives knew the historical bases of the formation of agricultural education teachers in the UFRPE, besides knowing the conceptions of the actors wrapped regarding the teachers' formation and the process of scientific literacy and technologically in this formation. A dialog tried to establish between the authors and the actors of the inquiry, in order to expose the conceptions regarding the boarded subjects. It ends this inquiry when there is putting to arrangement of the formation of agricultural education teachers one more methodology that could collaborate with the formation of critical citizens able to contribute with the improvement of his society.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID01254994777por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2Salles, Marcio
dc.creator.ID06541750475por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0529488694422030por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A. & MANASSERO M. A. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Vol. 2 No. 2. http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen2/REEC_2_2_1.pdf, acessado em 10.06.2015, 2003. ARAÚJO, B. M. de. Educação e poder: o ensino superior agrícola em Pernambuco nas décadas de 1930 e 1940. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2013. AULER, D. Alfabetização Científico-Tecnológica: Um novo “Paradigma”? Pesquisa em educação em ciência. v.5, n.1., 2003. BICALHO, R. A educação do campo e o MST. In Revista Eletrônica Cadernos da FaEL. V2, n.5, 2009. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BYBEE, R.W.“Achieving Scientific Literacy”. The Science Teacher, v.62, n.7, 28-33, 1995. ____________. Achieving scientific literacy. Portsmouth, NH: Heinemann.1997. CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. Editora Cortez, 2005. CARVALHO, A. M. P. de et al. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo. Cengage Learning, 2013. CHASSOT, A. Alfabetização Científica – Questões e Desafios para a Educação. Editora da Unijuí, 2000. ___________. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. In Revista Brasileira de Educação, jan-abr, n. 22, pp. 89–100, São Paulo, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2003. DE BOER, G. Scientific Literacy: Another look at Its Historical and Contemporary Meanings and Its Relationship to Science Education Reform. Journal of Research in Science Teaching, 2000. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A., PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Editora Cortez, 2002. FOUREZ, G. Alphabétisation Scientifique et Technique – Essai sur les finalités de l’enseignement des sciences, Bruxelas: DeBoeck-Wesmael, 1994. FREIRE. P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980. ________. Educação e mudança. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 46 GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1989. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. GIL-PÉREZ, D. & CARVALHO, A. M. de P. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1995. KRASILCHIK, M. Caminhos do Ensino de Ciências no Brasil. Brasília: ano 11, Em Aberto n. 55, p. 5-8, 1992. ____________. Prática de Ensino de Biologia. 4ª edição. São Paulo: Edusp, 2004 LEAL, M. C.; SOUZA, G. G. Mito, ciência e tecnologia no ensino de ciências: o tempo da escola e do museu. In: Atlas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Águas de Lindóia-SP, 27-29 nov.1997. MACHADO, L. R. de S., Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica/SETEC/MEC, Brasília, v.1, n.1, 2008. MAMEDE, M.; ZIMMERMANN, E. Letramento Científico e CTS na formação de professores para o ensino de ciências. VII Congresso Enseñanza de Las Ciencias, Número Extra, 2005. MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª ed. Editora Atlas. 2003. MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7ª ed. Editora Atlas. 2010. MILLER, J. D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. In: Daedalus, n. 112, p. 29-48. 1983. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3ª ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 1994. MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In: Educação como exercício de diversidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 476 p. (Coleção Educação para todos; 6). 2005. NÓVOA, Antônio. Formação de professores e formação docente. In: Os professores e a sua formação, do mesmo autor. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1992. PEREIRA, J. E. D., A licenciatura e as novas políticas educacionais para a formação docente. In: Revista Educação e Sociedade, ano XX, nº. 68, 1999. PERRENOUD, P. A ambigüidade dos saberes e da relação com o saber na profissão de professor. In: Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza, do mesmo autor. Porto Alegre: Artmed Ed, p. 135-193, 2001. SACRISTÁN, J. G & Pérez Gómez, A. Comprender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 47 SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p. 333-352, 2008. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Revista Ciência e Educação, São Paulo v. 7, n. 1, p. 95-112, maio 2001. TARDIF, M.; LESSARD & LAHAYE. Os professores face ao saber: Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação nº 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991. TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999. _____________. Los saberes del docente y su desarrollo profesional. Madrid: Narcea, 2004. TAVARES, C. A. A Formação de Professores Agrícolas na Universidade Federal Rural de Pernambuco: Histórico, Realidade e Perspectivas. Revista da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior. Recife, volume 2, 2005. UNESCO. O ensino de ciências: O futuro em risco. Brasília: Unesco, 2005. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948por.pdf>. Acessado em: 15 set. 2015.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10616/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16416/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22720/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29100/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35452/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41848/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48250/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54702/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2890
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-09-13T12:04:07Z No. of bitstreams: 1 2015 - Ozias Henrique dos Santos.pdf: 1008119 bytes, checksum: 62f2fca510a7e87855210fc958d20507 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-13T12:04:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Ozias Henrique dos Santos.pdf: 1008119 bytes, checksum: 62f2fca510a7e87855210fc958d20507 (MD5) Previous issue date: 2015-09-01eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Ozias Henrique dos Santos.pdfOzias Henrique dos Santos984.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.