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dc.contributor.authorLopes, Aline Gomes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:43Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:43Z-
dc.date.issued2014-07-15
dc.identifier.citationLopes, Aline Gomes. Metodologia de projetos para Educação Ambiental com ênfase em recursos hídricos: uma abordagem para o Ensino Agrícola. 2014. [73 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12196-
dc.description.abstractA água é um elemento indispensável para a manutenção da vida. Quando pura é inodora, incolor e insípida, porém nas últimas décadas, como consequência das transformações e problemas socioambientais resultantes da globalização, a qualidade dos mananciais tem sido alterada. Este fato é ocasionado, dentre outros aspectos, pelas atividades antrópicas que impactam de um modo geral o meio ambiente, acarretando a redução da disponibilidade de água de qualidade, além de comprometer o seu aproveitamento e reaproveitamento. Frente a esses fatos, este trabalho, contribuiu, por meio da Educação Ambiental, para a melhoria do nível de conhecimento de estudantes da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Padre Ezequiel Ramin, utilizando a Metodologia de Projetos com ênfase em recursos hídricos. Partindo das atividades realizadas com os estudantes, constatou-se que houve, por parte dos alunos, a assimilação dos conceitos e conteúdos trabalhados e que o projeto contribuiu efetivamente para uma formação profissional cidadã. Nesse sentido, é importante ressaltar que a adoção de novas práticas docentes por meio de metodologias inovadoras no que diz respeito ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito à qualidade das águas, despertam-se nos alunos, futuros profissionais, atitudes para direcionar medidas preventivas para manter o equilíbrio e a qualidade ambiental, com consequente melhoria da qualidade de vidapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectRecursos Hídricospor
dc.subjectMetodologia de Projetospor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectWater Resourceseng
dc.subjectProject Methodologyeng
dc.titleMetodologia de projetos para Educação Ambiental com ênfase em recursos hídricos: uma abordagem para o Ensino Agrícolapor
dc.title.alternativeProject Methodology for Environmental Education with an emphasis in water resources: an approach to Agricultural Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe water is essential for the preservation of life. When pure it is odorless, colorless and tasteless, but in recent decades as a result of the changes and environmental problems arising from globalization, the quality of the springs has been changed. This fact is caused, among other aspects, the human activities that impact on the whole environment, leading to reduction availability of quality water and compromise its use and reuse. Faced with these facts, this work has contributed, through environmental education, to improve the level of knowledge of students of the 3rd year of secondary school integrated the technical course in Agricultural Family Agricultural School Priest Ezequiel Ramin, using the Project Methodology with emphasis on water resources. With the completion of the activities with the students it was found that there was, by the students, the assimilation of concepts and content and worked the project effectively contributed to a citizen training. Therefore, when it falls within the school environment knowledge about water quality through innovative methodologies awakens us students, future professionals, attitudes to target preventive measures to maintain balance and environmental quality, with consequent improvement in quality of lifeeng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lenicio
dc.contributor.advisor1ID28148398704por
dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/9874743182713749por
dc.contributor.advisor-co1Zaú, André Scarambone
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9561885200662079por
dc.contributor.referee1Silva, Francisco de Assis da
dc.contributor.referee2Pereira, Isabel Brasil
dc.contributor.referee3Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
dc.contributor.referee4Espíndola, Cleber Barreto
dc.creator.ID89420101215por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0258369095281110por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, P. E. P. Aspectos conceituais do uso eficiente da água na agricultura. In: GOMES, M. A. F.; PESSOA, M. C. P. Y. (Org.). Planejamento ambiental do espaço rural com ênfase para microbacias hidrográficas: Manejo de Recursos Hídricos e Educação Ambiental. Brasília: Embrapa, 2010. AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION (APHA). Standart Methods for the Examination of Water and Wastewater. 21 ed. USA, 2006. BAIRD, C. Química Ambiental. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. BARBOSA, L. S.; SOUZA, R. A.; LOPES, A. G.; BEZERRA, A. R. L.; LOCATELLI, M. Avaliação da Qualidade da água em ambiente urbanizado: Um estudo no município de Cacoal- RO. 2010. BARREIRO, I. M. F. Formação para o ensino agrícola nos Centros de Treinamento para Professores e de Auxiliares Rurais. RBE: revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, v.18 n. 54, p.669-691, jul. – set. 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. 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