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dc.contributor.authorMarques, Jose Luis Nogueira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:42Z-
dc.date.issued2017-05-30
dc.identifier.citationMarques, Jose Luis Nogueira. Um estudo sobre a evasão no ensino integrado do Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari. 2017. [56 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12193-
dc.description.abstractEsta dissertação tem a sua origem em pesquisa realizada com o intuito de trazer à observação e tomada de decisão o problema educacional que aflige à educação técnica e tecnológica, a evasão escolar. Assim, de forma geral objetivou uma análise sobre o fenômeno da evasão escolar no IFAP – Campus Laranjal do Jari. O foco deu-se na busca da compreensão dos elementos envolvidos no processo gradativo da perda do número de estudantes matriculados; buscou-se ainda a partir do resultado da pesquisa propor ações para contenção e redução dos índices de evasão no IFAP. A pesquisa em termos metodológicos, consistiu um estudo documental, empírico e de tratamento conceitual, tomando o universo amostral das turmas do Ensino Médio, na forma Integrada, do Campus Laranjal do Jari. A dissertação está dividida em três tópicos. O primeiro faz uma caracterização da Educação Profissional e do Sistema de Ensino Profissionalizante Federal no Brasil; o segundo trabalha uma análise sobre Fracasso Escolar, com ênfase na evasão e seus fatores condicionantes e, o último, tópico descreve “a evasão escolar no Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari”, com a apresentação dos dados investigados ao longo do mapeamento das turmas. Com base nos resultados dos dados descritos deu-se a interpretação destes à luz de autores que nos apoiaram para a análise. Posto isso, com o conhecimento produzido então, propõe-se estratégias de reversão ao quadro de evasão no IFAP e, ainda, as considerações finais com descrição dos processos de intervençãopor
dc.description.sponsorshipCoordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectPolíticas de Permanênciapor
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectPolicies of Permanenceeng
dc.titleUm estudo sobre a evasão no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jaripor
dc.title.alternativeA research about evasion in integrated teaching at the Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jaripor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation has its origin in research carried out with the intention of bringing to the observation and decision making the educational problem that afflicts technical and technological education, school dropout. Thus, the objective of this study was to analyze the phenomenon of school dropout at the IFAP - Campus Laranjal do Jari. The focus was on the understanding of the elements involved in the gradual process of the loss of enrolled students; It was also sought from the result of the research to propose actions for containment and reduction of evasion rates in IFAP. The research, in methodological terms, consisted of a documentary, empirical study and conceptual treatment taking the sample universe of the High School classes, in the Integrated form, of the Laranjal do Jari Campus. The dissertation is divided into three topics. The first makes a characterization of professional education and the federal vocational training system in Brazil; The second one works on School Failure analysis, with emphasis on evasion and its conditioning factors, and the last topic describes "school dropout at the Federal Institute of Amapá - Campus Laranjal do Jari", with the presentation of the data investigated throughout the mapping Of the classes. Based on the results of the described data gave the interpretation of these to light authors who supported us for the analysis. Given this, with the knowledge produced then, proposes strategies of reversion to the framework of evasion in the IFAP and, also, the final considerations with description of the intervention processeseng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.advisor1ID40856640778por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2Araújo, Fabiana de Carvalho Dias
dc.contributor.referee3Feitosa, Andre Elias Fidelis
dc.creator.ID37891740097por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632368741718361por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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