Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12192
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dc.contributor.authorFernandes, Maria Regina da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:41Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:41Z-
dc.date.issued2013-03-12
dc.identifier.citationFERNANDES, Maria Regina da Silva. O processo de verticalização da educação profissional e tecnológica e suas implicações na qualidade do trabalho dos docentes do Câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha.. 2013. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12192-
dc.description.abstractDiante de mudanças tão significativas no ensino profissional de níveis técnico e tecnológico, demandadas pela Lei nº 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a presente pesquisa, descritiva quanto aos objetivos, com cunho qualitativo, objetivou investigar de que formas o processo de verticalização do ensino influencia na qualidade do trabalho docente. O universo da pesquisa constituiu-se no Câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, onde se buscou detectar os reflexos mais significativos da verticalização na atividade docente e na qualidade de vida dos professores que atuam na instituição. Para isso, fez-se necessário conhecer e evidenciar as percepções dos professores que trabalham em pelo menos dois níveis de ensino distintos, visto que cada nível possui características próprias. O trabalho foi dividido em introdução, quatro capítulos e conclusão. No primeiro capítulo foi brevemente retomado o histórico da educação no Brasil, ressaltando os principais eventos que influenciaram na sua transformação. No segundo capítulo foi tratado do resgate histórico e do reconhecimento do trabalho educativo e social desenvolvido pelo Câmpus. No terceiro capítulo foram tratadas as definições e entendimentos sobre a verticalização do ensino e do trabalho docente. E, no quarto e último capítulo, constam os resultados da pesquisa, focados na qualidade do trabalho desenvolvido, pelos professores, no Câmpus. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário aos informantes já definidos, cujos resultados foram computados e organizados conforme a relevância das respostas. Foi evidenciado, através da análise dos questionários, que a verticalização do ensino afeta o trabalho dos professores, pois acaba por verticalizar, em consequência, o próprio trabalho docente. Isso ocorre porque cada um tem uma maneira singular de gerir suas relações com o grupo e com os indivíduos que o compõem. Dessa maneira, com base nas concepções apresentadas no referencial teórico e nas manifestações dos informantes, ressalta-se a importância de implantar um processo de formação continuada para os docentes, extensivo aos servidores da área pedagógica, a fim de minimizar as dificuldades enfrentadas, tanto no planejamento e desenvolvimento dos cursos, quanto no trabalho docente verticalizado.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectverticalização do ensinopor
dc.subjectqualidadepor
dc.subjecttrabalho docentepor
dc.subjectverticalization of educationeng
dc.subjectqualityeng
dc.subjectteacher workeng
dc.titleO processo de verticalização da educação profissional e tecnológica e suas implicações na qualidade do trabalho dos docentes do Câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha.por
dc.title.alternativeThe process of verticalization of professional and technological education and its implications on the quality of the work of teachers from Campus São Vicente do Sul of Federal Institute Farroupilha.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn face of such significant changes in professional education of technical and technological levels required by the law nº 11.892/2008, which establishes a network of professional, scientific and technological education to which the Federal Institutes of Science and Technology belongs, the present research, descriptive as to the objectives with imprint qualitative study aimed to investigate how the process of verticalization of education influences the quality of the teaching work. The universe of research was constituted in the campus of São Vicente do Sul, which belongs to the Farroupilha Federal Institute, where it was sought to detect the most significant reflexes of verticalization in the teaching activity and in the quality of life of teachers working in the institution. For this reason, it was necessary to know and show the perceptions of teachers working in at least two distinct levels of education because each level has its own features. The work was divided into introduction, four chapters and conclusion. In the first chapter, the history of education in Brazil was briefly taken over, highlighting the major events that influenced in its process. In the second chapter, the historic rescue and recognition of educational and social work developed by the campus were treated. The definitions and the understandings about the verticalization of teaching and teaching work were treated in the third chapter. And, in the fourth and final chapter, the results found which are focused on the quality of the work developed by teachers in Campus are discussed. To carry out the research, a questionnaire previously defined was applied to the reporters. Its results were computed and organized according to the relevance of the answers. Through the analysis of the questionnaires it was evidenced that the verticalization of education affects the work of teachers, because it verticalizes the teaching work consequently. This occurs because each teacher has a unique way to manage its relations with the group and with the individuals that compose it. This way, based on concepts presented in a theoretical background and on the demonstrations of the informants, it is emphasized the importance of implementing a process of continuing education for teachers, extended to servers of pedagogical area, in order to minimize the difficulties faced, both in the planning and development of courses, as in the verticalized teaching work.eng
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.advisor1ID443.476.507-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.contributor.referee1Quaresma, Maisa dos Reis
dc.contributor.referee2Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.creator.ID451.957.650-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577543284156836por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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