Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12190
Tipo do documento: Dissertação
Title: As concepções e práticas da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Iguatu
Other Titles: The conceptions and practices of the management of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) Campus Iguatu.
Authors: Alves, Maria de Fátima Morais
Orientador(a): Souza, Nádia Maria Pereira de
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Barbosa, Jane Rangel Alves
Keywords: Planejamento educacional;Participação;Gestão democrática;Educational planning;Eeducational management conceptions;Democratic management
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ALVES, Maria de Fátima Morais. As concepções e práticas da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Iguatu. 2018. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2018.
Abstract: Este estudo teve como propósito analisar as percepções e práticas da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Iguatu. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre as concepções teórico-metodológicas sobre planejamento, gestão educacional, gestão democrática, a sua importância e como ela pode e deve ser vivenciada no cotidiano escolar, bem como, uma análise dos documentos oficiais a respeito do assunto estudado. No referencial teórico também foi relatado sobre a origem dos institutos federais, ressaltando o Instituto Federal do Ceará e a história do Campus Iguatu, local da pesquisa. O trabalho foi caracterizado com uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. Aplicou-se um questionário eletrônico survey, com questões abertas e de múltiplas escolhas aos servidores efetivos técnicos administrativos e docentes, excetuando os que estão em estágio probatório, que conforme a Lei nº 8112/90 é de três anos. Dos cinquenta e três questionários encaminhados, obteve-se um retorno de quarenta e quatro respondidos, sendo vinte e nove de técnicos administrativos e quinze de docentes. Os dados foram analisados pelo método análise de conteúdo e os resultados foram discutidos, quesito a quesito e apresentados por meio de gráficos. Observou-se que a maioria dos entrevistados têm conhecimento sobre gestão democrática, sua importância dentro do ambiente escolar, ressaltando que para acontecer de fato a gestão democrática é preciso participação da comunidade escolar em todas as decisões e o que não é algo fácil, mas um processo sempre em construção. De acordo com os relatos analisados, percebeu-se que no IFCE Campus Iguatu há uma prática de gestão considerada democrática, porém ainda se faz necessário um aprimoramento relativo à participação de todos os segmentos, principalmente, no planejamento administrativo-financeiro da instituição.
Abstract: This study had as purposeto analyze the perceptions and practices of the management of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) Iguatu Campus. A bibliographic study was carried out on the theoretical-methodological conceptions about planning, educational management, democratic management, its importance and how it can and should be experienced in the daily school life, as well as an analysis of the official documents regarding the studied subject. In the theoretical referential was also reported on the origin of federal institutes, highlighting the Federal Institute of Ceará and the history of the Campus Iguatu, site of the research. The work was characterized with an exploratory research with a qualitative-quantitative approach. An electronic survey questionnaire with open questions and multiple choices was applied to effective administrative and teaching staff, except for those who are in the probationary stage, which according to Law nº 8112/90 is for three years. Of the fifty-three questionnaires submitted, a return of forty-four answered was obtained, twenty-nine of administrative technicians and fifteen of teachers. The data were analyzed by the content analysis method and the results were discussed as a matter of fact and presented through graphs. It was observed that most of the interviewees have knowledge about democratic management, its importance within the school environment, emphasizing that in order to actually happen democratic management requires participation of the school community in all decisions, this is not easy, but a process always under construction. According to the reports analyzed, it was noticed that in the Iguatu Campus, there is a management practice that is considered democratic, but it is still necessary to improve the participation of all segments, especially in the administrative-financial planning of the institution.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12190
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Maria de Fátima Morais Alves.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.