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dc.contributor.authorSilva, Lígia Moura
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:39Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:39Z-
dc.date.issued2018-03-29
dc.identifier.citationSILVA, Lígia Moura. Analisando o PIBID\UFRRJ sob o olhar dos subprojetos física e pedagogia.. 2018. 58 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12188-
dc.description.abstractEste trabalho aborda o tema formação de professores e objetivou analisar as percepções dos licenciandos, dos professores supervisores e coordenadores, inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, dos subprojetos Física e Pedagogia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de fazer uma avaliação a respeito deste Programa Educacional voltado para a formação inicial de professores. A iniciativa encontrou suporte metodológico na abordagem qualitativa, tendo como participantes da pesquisa, três professores coordenadores (um do subprojeto Física e dois do Subprojeto Pedagogia), quatro professoras supervisoras (uma do subprojeto Física e as outras três do subprojeto Pedagogia), e treze bolsistas (seis de Física e sete de Pedagogia). A coleta de dados foi feita através de um questionário semi estruturado enviado aos participantes. Dentre os resultados encontrados na pesquisa, destacamos os seguintes: o PIBID se mostrou importante na aproximação da universidade com a escola de educação básica; possibilitou formação mais sólida para o futuro professor, uma vez que eles passaram a conhecer a realidade do contexto escolar da educação de base, vivenciando os problemas reais do dia a dia; experimentaram a verdadeira interação entre teoria e prática nas suas respectivas áreas; relataram a importância da formação continuada e, finalmente, apontaram o PIBID como um programa que acrescenta na qualidade da formação do futuro professorpor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectPIBIDeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.titleAnalisando o PIBID\UFRRJ sob o olhar dos subprojetos física e pedagogia.por
dc.title.alternativeAnalyzing the PIBID \ UFRRJ under the eyes of the physical subprojects and pedagogypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work addresses the theme of teacher training and aims to analyze the perceptions of the gratuating, the supervisors and coordinators, inserted in the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant, of the subprojects Physics and Pedagogy. The relevance of this research is the possibility of making an evaluation regarding this Educational Program focused on the initial formation of teachers. The initiative found methodological support in the qualitative approach, with three coordinating teachers (one from the Physical subproject and two from the Pedagogy Subproject), four supervising teachers (one from the Physical subproject and the other three from the Pedagogy subproject), and thirteen fellows (six of Physics and seven of Pedagogy). The data collection was done through a semi structured questionnaire sent to the participants. Among the results found in the research, we highlight the following: how the PIBID proved important in the approach of the university with the basic education school; a more solid formation for the future teacher, since they come to know the reality of the school context of basic education, experiencing the real problems of the day to day; the true interaction between theory and practice; the importance of continuing education and especially how PIBID is a program that adds to the quality of future teacher educationeng
dc.contributor.advisor1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.advisor1ID033.121.697-39por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401119661754632por
dc.contributor.referee1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.referee2Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee3Cordeiro, Fabiana
dc.creator.ID013.968.406-99por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3046818033635242por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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